Semana 33 – Educação Física – 1ª Série – Práticas competitivas - 25/10/2021

25 de outubro de 2021

ATIVIDADE 01

As ações de brincar, divertir, entreter e distrair, geralmente, são atividades livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre brincadeira e jogos para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.

Entre as alternativas, a seguir, qual é a definição de jogos e brincadeiras?

(A) São atividades que servem para preencher o tempo livre, ocupando o tempo das crianças.
(B) Conjunto de atividades que tem por função alegrar a vida das crianças até os dez anos de idade.
(C) Conjunto de atividades que tem o objetivo de promover atividades físicas para as crianças.
(D) Atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais etc.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 02

Entre os vários tipos e variedades de jogos, com suas versões regionais e adequações feitas com o passar do tempo, existem algumas classificações. Para a Educação Física, os jogos são classificados em:

(A) divertidos, alegres, festivos e motivadores.
(B) motores, sensoriais, criativos, recreativos, mentais, pré-desportivos, cooperativos, competitivos etc.
(C) chatos, enfadonhos, irritantes, cansativos, infantis e sem graça.
(D) complicados, difíceis, complexos, longos e cansativos.
(E) Nenhuma alternativa está correta

ATIVIDADE 03

As regras de um jogo servem para manter a ordem e evitar que os objetivos sejam perdidos ou deturpados. Além disso, podemos dizer que as regras dos jogos são importantes nas aulas de Educação Física.

Você saberia apontar os motivos que justifiquem essa importância?

(A) Nas aulas de Educação Física, os estudantes ficam muito agitados e as regras acabam por manter todos no seu devido lugar.
(B) Durante as aulas, os estudantes seguem as regras de forma disciplinada para respeitarem as orientações do professor durante as atividades.
(C) Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a elaboração de estratégias, a cooperação e a competição.
(D) Não tem importância nenhuma, as atividades são feitas de acordo com a vontade dos estudantes, sem se preocuparem com a organização das práticas.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 04

O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define perda ou ganho. A palavra jogo origina-se do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.

Nós temos quatro tipos de jogos, quais são eles?

(A) O técnico, o conceitual, o específico e o contextual.
(B) Lúdicos, alegres, festivos e divertidos.
(C) Oficiais, amadores, profissionais e voluntários.
(D) Com bola, sem bola, coletivos e individuais.
(E) Nenhuma das respostas anteriores

Programa Seduc em Ação – Videoaula transmitida pela TV Brasil Central, referente à semana 33.