Semana 35 – Arte – 1ª Série – Arte, mídia e tecnologia/Vanguardas Europeias - 08/11/2021

08 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

Fazer um mapa mental sobre os principais movimentos artísticos de vanguarda no início do século XX na Europa (Expressionismo; Fauvismo ou Fovismo; Cubismo; Abstracionismo; Futurismo; Dadaísmo; Surrealismo), a partir da análise do vídeo, disponível em: http://gg.gg/vqmw7, e da pesquisa, disponível em: http://gg.gg/vqmwh, ressaltando o contexto, as características e os principais artistas desses movimentos artísticos.

ATIVIDADE 02

(UEL/2020) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

(A) O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
(B) O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
(C) O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
(D) O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
(E) O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.

ATIVIDADE 03

(ENEM/2015-adaptada) Observe a imagem a seguir.

MAGRITTE, R. A reprodução proibida. Óleo sobre tela, 81,3 x 65cm. Museum Bojmans Van Buningen, Holanda, 1937.

O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções.

Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o/a

(A) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
(B) crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
(C) construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
(D) processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
(E) procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.

ATIVIDADE 04

(ENEM/2017-adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

UCHAMP. M. Roda de bicicleta. Aço e madeira, 1,3 m x 64 cm x 42 cm. 1913. Museu de Arte Moderna de Nova York.

TEXTO II

Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou:

– Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look. E muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. E preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto.

CABANNE, P. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado).

Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em

(A) designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artífice da arte do século XX.
(B) considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte.
(C) revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte.
(D) criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
(E) atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.