Semana 36 – Geografia – 2ª Série – Espaço mundial: configuração, conflitos e perspectivas - 16/11/2021

16 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM-PPL/2018) Os objetivos da ONU, de acordo com o disposto no capítulo primeiro de sua Carta, são quatro: 1) manter a paz e segurança internacionais; 2) desenvolver ações amistosas entre as nações, com base no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos; 3) conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário; 4) ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.

GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).

De acordo com os objetivos descritos, o papel do organismo internacional mencionado consiste em:

(A) regular o sistema financeiro global.
(B) mediar conflitos de ordem geopolítica.
(C) legitimar ações de expansionismo territorial.
(D) promover a padronização de hábitos de consumo.
(E) estabelecer barreiras à circulação de mercadorias.

ATIVIDADE 02

(IDECAN/2014) Sobre a Organizações das Nações Unidas (ONU), analise as afirmativas.

I. Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações.II. A sede principal da ONU fica na cidade de Genebra, na Suíça, e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.
III. Com a fundação da ONU foram criados, conjuntamente, organismos internacionais especializados, dentre os principais estão alguns como: Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Organização de Alimentação e Agricultura (FAO).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

(A) I, II e III.
(B) I, apenas.
(C) II, apenas.
(D) I e II apenas.
(E) III, apenas.

ATIVIDADE 03

(IDECAN/2018) A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por mais de 190 países que se reúnem voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. Apesar de sua criação datar de 1945, desde o século XIX países começaram a criar organismos internacionais para cooperar em assuntos específicos. Por exemplo, já em 1865 foi fundada a União Telegráfica Internacional, conhecida hoje como União Internacional de Telecomunicações (ITU) e, em 1874, surgiu a União Postal Universal (UPU). Hoje, ambas são agências do Sistema das Nações Unidas. Em 1899, aconteceu a primeira Conferência Internacional para a Paz, em Haia (Holanda), que visava a elaborar instrumentos para a resolução de conflitos de maneira pacífica, prevenir as guerras e codificar as regras de guerra. No entanto, a Organização que podemos chamar de predecessora da ONU é

(A) Organização Universal dos Direitos Humanos.
(B) Organização dos Estados Americanos.
(C) Liga das Nações.
(D) Liga de Versalhes.
(E) Fundo Monetário Internacional.

ATIVIDADE 04

(ENEM/2020) No caso do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supõe que a mínima dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura. Deve-se ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta. Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires: Clacso, 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?,

(A) Erradicação dos conflitos em territórios.
(B) Propagação de organizações em redes.
(C) Eliminação das diferenças regionais.
(D) Ampliação de modelo democrático.
(E) Projeção da diplomacia mundial.

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 36.