Semana 36 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Estabelecer relação causa/consequência - 19/11/2021

19 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01  

(PAEBES-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O que está acontecendo com a natureza?

   Terremotos, inundações, tsunamis ocorrem com grande frequência, em todas as partes do planeta, como nunca foi registrado nessa mesma intensidade. Os cientistas têm se empenhado em buscar outros fatores, mas a resposta está diante dos olhos de todos – é o homem quem está contribuindo, e muito, para todo esse cenário de tragédias, ceifando, ao longo dos anos, centenas de milhares de vítimas. Ou seja, o homem pode ser a vítima e também o causador de tantas tragédias que estão se alastrando com muita velocidade.

   […] O homem, de uma forma geral, é o grande culpado de todo o desequilíbrio ecológico, desde o aquecimento global, até a negligência de um prefeito que simplesmente decidiu não limpar as galerias, o que contribuiu, e muito, para a tragédia. Quem responderá por isso? E até quando isso acontecerá?

SEMANAL BRASÍLIA EM DIA, 10 a 16 abr. 2010, ano 14, n. 68, p. 28. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

De acordo com esse texto, as tragédias naturais são causadas, de forma geral, pelo

(A) aquecimento global.
(B) desequilíbrio ecológico.
(C) homem.
(D) planeta.
(E) prefeito negligente.

Disponível em: http://gg.gg/vr59w. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 02  

(PAEBES-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um olhar para além dos sentidos

         E dias ensolarados é muito gostoso caminhar pelo campus da universidade onde trabalho […] para sentir o calor do Sol, observar árvores verdinhas, sentir o perfume das flores e ouvir os pássaros que cantam nas ruas do campus.

Essas agradáveis sensações, percebidas pelos nossos sentidos, modificam nossos sentimentos e provocam diversas reações.

         A percepção que temos do mundo à nossa volta é decorrente do contato sensorial. Tudo que é percebido pelos nossos sentidos faz com que construamos uma percepção da realidade. Mas os nossos sentidos, embora muito desenvolvidos, percebem apenas uma parte do mundo à nossa volta. […]

As sensações que temos são interpretadas pelo cérebro e criam diversas reações, como de paz e tranquilidade, na situação descrita acima; ou de medo e apreensão, se estivermos em lugares sujos e escuros. Entretanto, cada pessoa reage aos mesmos estímulos de maneira completamente diferente.

         Nossos sentidos funcionam em determinadas regiões do nosso corpo a partir de estímulos que recebemos do meio ambiente. Eles são baseados em “sensores” muito sofisticados que foram desenvolvidos ao longo de milhões de anos, fruto da evolução.

         Cada um deles foi se transformando devido aos estímulos do meio ambiente, favorecendo as configurações mais adaptadas aos desafios impostos pelo meio. Estamos aqui hoje graças ao sucesso do nosso projeto. Ele foi vencedor na concorrência imposta pela natureza.

         O nosso olhar para o mundo é influenciado, portanto, pelas nossas experiências, e as nossas experiências são afetadas pelas sensações que nossos sentidos captam. Esse retorno contínuo é de fundamental importância para o nosso desenvolvimento. Tanto os sensores (sentidos) como as sensações (interpretações) são responsáveis por isso. O resultado disso é sempre um indivíduo único com as suas visões particulares do mundo.

Disponível em: http://gg.gg/vr5aj. Acesso em: 27 fev. 2011. Fragmento.

Qual é o trecho desse texto em que há uma relação de causa e consequência?

(A) “Em dias ensolarados é muito gostoso caminhar pelo campus da universidade […]”. (1º parágrafo)
(B) “[…] para sentir o calor do Sol, observar árvores verdinhas, sentir o perfume das flores […]”. (1º parágrafo)
(C) “A percepção que temos do mundo à nossa volta é decorrente do contato sensorial”. (3º parágrafo)
(D) “As sensações […] criam diversas reações, como de paz e tranquilidade […]”. (4º parágrafo)
(E) “[…] favorecendo as configurações mais adaptadas aos desafios impostos pelo meio”. (6º parágrafo)

Disponível em: http://gg.gg/vr59w. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 03  

(SAERO-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Borboleta-da-praia

   A borboleta-da-praia é uma espécie endêmica no estado do Rio de Janeiro. Até o ano de 1989, era o único inseto na lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

   Atualmente, esta mesma lista já ultrapassa mais de 200 outros nomes e não para de crescer.

O desaparecimento da borboleta-da-praia está sendo causado, principalmente, pela ocupação irregular de seu habitat natural cuja área abrange a região de restingas e lagoas salgadas.

   Antes abundante em toda a costa fluminense, atualmente essa espécie é encontrada apenas em locais parcialmente preservados, como os brejos e as vegetações originais da Reserva Ecológica de Jacarepaguá (REEJ), situada no trecho da Praia de Massambaba, região dos lagos fluminenses, município de Saquarema, no Rio de Janeiro.

   A alimentação básica dessa borboleta é o néctar da vegetação arbustiva da restinga, principalmente o cambará e o gervão. Seu hábito de voo ocorre normalmente pela manhã e à tardinha.

O tempo de vida da fêmea é em média 25 dias, quando deposita seus ovos sob as folhas Aristolochia macroura, uma planta venenosa. Tanto a Paridis ascanius como outras lindíssimas borboletas de restingas podem ser vistas nas áreas brejais da Reserva Ecológica de Jacarepaguá.

Disponível em: http://gg.gg/vr5at. Acesso em: 20 set. 09.

Segundo esse texto, a causa principal do desaparecimento das borboletas da praia é o/a

(A) falta de restingas e lagoas salgadas.
(B) falta de vegetação original na REEJ.
(C) ocupação irregular de seu habitat natural.
(D) isolamento dos locais de preservação.
(E) pouco tempo de vida da borboleta fêmea.

Disponível em: http://gg.gg/vr59w. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 04  

(SAEPE-Adaptada) Leia o texto a seguir.

O torcedor

Carlos Drummond de Andrade

         No jogo de decisão do campeonato, Eváglio torceu pelo Atlético Mineiro, não porque fosse atleticano ou mineiro, mas porque receava o carnaval  nas ruas se o Flamengo vencesse. Visitava um amigo em bairro distante, nenhum dos dois tem carro, e ele previa que a volta seria problema.

         O Flamengo triunfou, e Eváglio deixou de ser atleticano para detestar todos os clubes de futebol, que perturbam a vida urbana com suas vitórias. Saindo em busca de táxi inexistente, acabou se metendo num ônibus em que não cabia mais ninguém, e havia duas bandeiras rubro-negras para cada passageiro. E não eram bandeiras pequenas nem torcedores exaustos: estes pareciam terem guardado a capacidade de grito para depois da vitória.

         Eváglio sentiu-se dentro do Maracanã, até mesmo dentro da bola chutada por 44 pés. A bola era ele, embora ninguém reparasse naquela esfera humana que ansiava por tornar a ser gente a caminho de casa.

Lembrando-se de que torcera pelo vencido, teve medo, para não dizer terror. Se lessem em seu íntimo o segredo, estava perdido. Mas todos cantavam, sambavam com alegria tão pura que ele próprio começou a sentir um pouco de Flamengo dentro de si. Era o canto?

         Eram braços e pernas falando além da boca? A emanação de entusiasmo o contagiava e transformava. Marcou com a cabeça o acompanhamento da música. Abriu os lábios, simulando cantar. Cantou. […] Estava batizado, crismado e ungido: uma vez Flamengo, sempre Flamengo.

         O pessoal desceu na Gávea, empurrando Eváglio para descer também e continuar a festa, mas Eváglio mora em Ipanema, e já com o pé no estribo se lembrou. Loucura continuar Flamengo […] Segurou firme na porta, gritou: “Eu volto, gente! Vou só trocar de roupa” e, não se sabe como, chegou intacto ao lar, já sem compromisso clubista.

Disponível em: http://gg.gg/vr5b6. Acesso em: 13 jan. 2011. Fragmento.

Qual é a causa da transformação de Eváglio em torcedor?

(A) A alegria contagiante dos torcedores.
(B) A inexistência de táxi após o jogo.

(C) A promessa de Eváglio aos torcedores.
(D) O campeonato conquistado pelo time carioca.
(E) O desembarque de Eváglio com os torcedores.

Disponível em: http://gg.gg/vr59w. Acesso em: 08 ago. 2021.

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 36