Semana 37 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Coesão e coerência nos textos - 26/11/2021
26 de novembro de 2021
ATIVIDADE 01
(SAEPE-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Dom Casmurro
Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conhecia de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
[…] No dia seguinte, entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou.
[…] Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao final do livro, vai este mesmo.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 26. ed. São Paulo: Ática, 1992. p. 13. Fragmento.
No trecho “que afinal pegou”, o pronome destacado refere-se à palavra
(A) alcunha.
(B) livro.
(C) rapaz.
(D) trem.
(E) viagem.
Disponível em: http://gg.gg/vm3o3. Acesso em: 05 ago. 2021.
ATIVIDADE 02
(PAEBES-Adaptada) Leia o texto a seguir.
No segundo quadrinho desse texto, a palavra “tão” estabelece uma ideia de
(A) comparação.
(B) intensidade.
(C) modo.
(D) negação.
(E) tempo.
Disponível em: http://gg.gg/wzclq. Acesso em: 05 ago. 2021.
ATIVIDADE 03
(SAEMS-Adaptada) Leia o texto a seguir.
“Mas guarda as coisas erradas.”
No trecho, a palavra destacada estabelece relação de
(A) adição.
(B) conclusão.
(C) condição.
(D) explicação.
(E) oposição.
Disponível em: http://gg.gg/wzcn6. Acesso em: 05 ago. 2021.
ATIVIDADE 04
(SAEGO-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Dr. Google e seus bilhões de pacientes
Regina Elizabeth Bisaglia, em mais uma consulta de rotina, indicava ao paciente a melhor maneira de cuidar da pressão. Ao mesmo tempo, observava a expressão introspectiva do homem a sua frente. A cardiologista não entendia ao certo a desconfiança em seu olhar, mas começava a presumir o motivo. Logo, entenderia o porquê.
Depois de uma explicação um pouco mais técnica, o senhor abriu um sorriso e o olhar tornou-se mais afável. A médica acabara de falar o que o paciente queria ouvir e, por isso, passava a ser merecedora de sua confiança.
“Entendi. O senhor andou consultando o doutor Google, certo?”, disse, de modo espirituoso, Bisaglia.
A médica atesta: muitas vezes os pacientes chegam ao consultório com o diagnóstico já pronto e buscam apenas uma confirmação. Ou mais: vão ao médico dispostos a testar e aprovar (ou não) o especialista.
“Não adianta os médicos reclamarem. Os pacientes vão à internet pesquisar e isso é um caminho sem volta. Informação errada existe em todos os meios, mas eu diria que muitas vezes é interessante que a pessoa procure se informar melhor”, diz a cardiologista, com mais de 30 anos de profissão.
“Há momentos em que o paciente não confia no que o médico diz ou se faz de desentendido. Nessas horas, é muito importante que ele perceba que existem mais pessoas falando a mesma coisa e passando pelo mesmo problema e que, portanto, é fundamental se cuidar. Nada melhor do que a conversa na rede para isso”, completa a médica.
CAMELO, Thiago. Dr. Google e seus bilhões de pacientes. Disponível em: http://gg.gg/vqycb. Acesso em: 16 fev. 2011.
“[…] portanto, é fundamental se cuidar.”
Nesse trecho do último parágrafo, a conjunção destacada introduz uma informação
(A) comparativa.
(B) conclusiva.
(C) condicional.
(D) conformativa.
(E) contraditória.
Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 37.