Semana 38 – Geografia – 3ª Série – A atual configuração do espaço geográfico mundial - 29/11/2021

29 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM/2009-Adaptada) Leia o fragmento do texto a seguir.

Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo. Inovação Uniemp, Campinas, v. 3, n. 1, jan./fev. 2007.

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que

(A) a inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
(B) os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
(C) as novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
(D) os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

(E) o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na

ATIVIDADE 02

(ENEM/2009-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. […] Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.

A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

(A) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
(B) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
(C) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
(D) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.
(E) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

ATIVIDADE 03

(PUC-SP/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Na atual fase da chamada globalização (ou mundialização) das relações socioeconômicas, destaca-se o fenômeno da formação de blocos regionais. São os casos da União Européia, do Nafta, do Mercosul e outros. Há até quem diga que essas associações estão se transformando em “superestados”, encerrando a tendência de fragmentação de territórios.

Analise as afirmações a seguir.

1- No interior da União Europeia, diante dos progressos socioeconômicos obtidos até este momento, já se pode afirmar que as velhas reivindicações separatistas foram plenamente superadas, como demonstra o caso dos bascos, na Espanha.

2- Com a dissolução do regime socialista no Leste Europeu, intensificou-se o processo de fusão dos estados nacionais, como demonstra o caso da CEI – Comunidade dos Estados Independentes, superando-se um quadro anterior de excessiva fragmentação territorial na região da ex-URSS.

3- As transformações mundiais ligadas à globalização não estão impedindo o surgimento ou a intensificação de fortes movimentos nacionalistas e separatistas, como no caso do Canadá, onde o acordo do Nafta não interferiu no separatismo existente no Quebec.

4- A China socialista, a partir da abertura para o capital estrangeiro, beneficia-se da globalização econômica, com um crescimento econômico notável repercutindo sobre a qualidade de vida, eliminando assim antigas tensões separatistas com o Tibet.

5- Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no trágico conflito de Ruanda.

Considerando as afirmações analisadas, assinale o conjunto de alternativas corretas:

(A) 1, 2 e 3.
(B) 2, 4 e 5.
(C) 1 e 4.
(D) 3 e 5.
(E) 4 e 5.

ATIVIDADE 04

Leia o texto a seguir.

“Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – o chamado grupo do Brics – estão buscando ‘alternativas à ordem mundial existente’, segundo as palavras de Harold Trinkunas, diretor da Iniciativa LatinoAmericana do Brookings Institute […]”.

O GLOBO. 14 jun. 2014. Banco de fomento do Brics é alternativa à ordem mundial existente, dizem líderes e analistas.

A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre o/as

(A) norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.
(B) leste socialista e o oeste capitalista.
(C) economias planificadas e as economias de mercado.
(D) potências industriais e as sociedades agrícolas.
(E) metrópoles e as colônias

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 38.