Semana 39 – Geografia – 2ª Série – Blocos Econômicos e Organizações Internacionais - 06/12/2021

06 de dezembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM/2017) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países em meados de 2012 criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países membros

(A) promover a livre circulação de trabalhadores.
(B) fomentar a competitividade no mercado externo.
(C) restringir investimentos de empresas multinacionais.
(D) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.
(E) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

ATIVIDADE 02

(UFRGS/2017-Adaptada) Observe a figura a seguir.

Os blocos regionais, assinalados numericamente de 1 a 3 no mapa, são, respectivamente:

(A) Mercosul (Mercado Comum do Sul); APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico); Sapta (Acordo Comercial Preferencial do Sul da Ásia).
(B) UNASUL (União das Nações Sul- Americanas); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
(C) Mercosul (Mercado Comum do Sul); SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
(D) Comunidade Andina; União Africana; APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
(E) Mercosul (Mercado Comum do Sul); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); APEC (Cooperação Econômica Ásia- Pacífico).

ATIVIDADE 03

(UNESPAR/2016) O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus.

Disponível em: https://tinyurl.com/wm458tu7. Acesso em: 22 out. 2015.

Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:

(A) Os BRICs figuram como o mais novo bloco econômico mundial, formado por países emergentes, direcionando-se para uma unificação monetária.
(B) A evolução e prosperidade do Mercosul pode ser vista pelo desenvolvimento socioeconômico dos países emergentes que formam o bloco, assim como pela ampliação do número de países membros.
(C) A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos mundiais, atualmente vem sofrendo vários impactos relacionados a crises que assolam alguns países membros.
(D) Por ser o mais consolidado dos blocos econômicos, a União Europeia efetivou a unificação monetária em todos os países membros, e se direciona para criar um cidadão único, tanto na Europa ocidental como na oriental.
(E) O Nafta, Associação de Livre Comércio da América do Norte, é formada por três países com alto poder de produção, consumo e grande população absoluta dentro do mundo.

ATIVIDADE 04

(ACAFE) Em um mundo economicamente globalizado o capital não encontra fronteiras físicas e, desta forma, reina a liberdade de comércio entre os países do mundo. Para um maior fortalecimento das posições econômicas ou para intensificar as relações comerciais entre si, alguns países formam alianças, os blocos econômicos. Sobre os blocos econômicos é correto afirmar, exceto:

(A) As Zonas de Livre Comércio são acordos comerciais que visam a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros do bloco, como é o caso do NAFTA.
(B) O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é uma associação de expressão mundial reduzida e se
caracteriza pela livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais.
(C) Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai, países integrantes do MERCOSUL, compõem um bloco econômico que estabelece as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco.
(D) O bloco econômico com maior nível de avanço e de integração econômica é a União Europeia, pois, além de participar dos acordos do mercado comum, encontra-se na etapa da união econômica e monetária.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

Disponível em: http://gg.gg/vwefs. Acesso em: 08 ago. 2021.

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 39.