Semana 39 – Historia – 2ª Série – Brasil Monárquico - 09/12/2021

09 de dezembro de 2021

ATIVIDADE 01

Construa em seu caderno um Mapa Mental, tendo o II REINADO como eixo central, apontando as principais características culturais, bem como suas estruturas sociais. Segue modelo sugerido, este poderá lhe servir como exemplo.

Disponível em: https://cutt.ly/CzAgrrV. Acesso em: 08 ago. 2021

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 02

(MACKENZIE/2015-Adaptada) Leia o texto a seguir.

“Como resultado desse mecanismo, houve, em um governo de cinquenta anos, a sucessão de 36 gabinetes, com a média de um ano e três meses de duração cada um. […] Tratava-se de um sistema flexível que permitia o rodízio dos dois principais partidos no governo, sem maiores traumas. Para quem estivesse na oposição, havia sempre a esperança de ser chamado a governar. Assim, o recurso às armas se tornou desnecessário”.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. p.179-180.

O texto se refere

(A) à República Oligárquica, cujo revezamento político das oligarquias paulista e mineira, no plano federal, consolidou os interesses da elite agroexportadora.
(B) ao sistema político vigente no Segundo Reinado, que fortaleceu a figura do monarca e consolidou a ordem aristocrática-latifundiáriaescravista imperial.
(C) ao sistema bipartidário do Regime Militar no Brasil, que criou mecanismos fraudulentos de eleições e suprimiu as liberdades individuais dos cidadãos.
(D) às divisões políticas e partidárias da República Populista, com os embates entre os conservadores e os entreguistas, no tocante à condução da política econômica.
(E) aos mecanismos de poder existentes na Era Vargas, que permitiu o fortalecimento do presidente ao alternar no poder os grupos políticos aliados a ele.

ATIVIDADE 03

(FGV/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Somente a partir de 1850 vai se observar um maior dinamismo no desenvolvimento econômico do país em geral e de suas manufaturas, em particular. O crescimento do número de empresas industriais se faria com relativa rapidez.

Mas o que provocaria essas mudanças?

MENDONÇA, Sonia Regina de. A industrialização brasileira. São Paulo: Moderna, 2004. p. 12.

É correto responder à indagação afirmando que

(A) a Câmara dos Deputados aprovou medidas restritivas às importações, como a proibição da entrada de mercadorias similares às já produzidas no país, e também criou a primeira política industrial brasileira.
(B) houve a importante contribuição do fim do tráfico de escravos para o Brasil, que possibilitou a disponibilidade de capitais, além dos efeitos duradouros da agricultura, especialmente do café.
(C) a nacionalização do subsolo brasileiro, presente na Constituição imperial, impulsionou os investimentos privados na exploração mineral, conjuntamente com os incentivos governamentais na criação de estaleiros.
(D) ocorreu uma rápida modernização dos grandes engenhos de açúcar do Nordeste em função dos financiamentos ingleses e, em 1851, fundou-se um banco estatal de desenvolvimento.
(E) acertou-se com a Inglaterra a renovação dos Tratados de 1827, que ofereciam tarifas privilegiadas aos ingleses e estes, em contrapartida, proporcionavam transferência de tecnologia industrial.

ATIVIDADE 04

(ESPM/2019-Adaptada) Analise o fragmento a seguir.

Somente a partir de 1850 vai se observar um maior dinamismo no desenvolvimento econômico do país em geral e de suas manufaturas em particular. O crescimento do número de empresas industriais se faria com relativa rapidez.

Sonia Mendonça. A Industrialização Brasileira.

O assunto tratado no texto guarda relação com o/a

(A) eficácia duradoura da tarifa Alves Branco que protegeu a produção brasileira da concorrência dos produtos estrangeiros, sobretudo ingleses.
(B) fim do tráfico de africanos para o Brasil, estipulado pela Lei Eusébio de Queirós, medida que liberou capitais, até então empatados na compra de escravos, para outras atividades, como indústria, serviços urbanos e bancos.
(C) opção firme do governo imperial por apoiar a indústria em detrimento da agricultura, o que é comprovado pelo auxílio irrestrito às atividades do Visconde de Mauá.
(D) expansão da indústria, a partir de meados do século XIX, que ocorreu em todos os grandes centros do país, conforme comprovam o elevado número de empresas com mais de cem trabalhadores em regiões como o Norte e o Nordeste.
(E) formação de um consistente mercado interno decorrente da mineração, que impulsionou uma robusta urbanização capaz de oferecer escoamento da produção no âmbito local.