ATIVIDADE SIMULADO III – AGOSTO – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO - 03/08/2021
Leia o texto a seguir para responder às atividades propostas.
O pavão- Rubem Braga Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! Minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico. |
Disponível em: https://www.culturagenial.com/cronicas-curtas-com-interpretacao/Acesso: 22 jun. 2021.
- Qual é o tema abordado nesse texto?
2. Qual é a finalidade desse texto?
3. Qual é o foco narrativo desse texto? Cite um trecho do texto que comprove a sua afirmação.
4. Nesse texto, a leitura permitiu ao cronista
(A) descobrir que não existiam cores na pena do pavão.
(B) considerar a glória de um pavão.
(C) ver um pavão ostentando o esplendor de suas cores.
(D) ver um pavão atingir o máximo de matizes.
5. O fragmento do texto que demonstra uma opinião é
(A) “Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão “
(B) “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial”.
(C) “O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.”
(D) “…e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão.”
6. No fragmento “O pavão é um arco-íris de plumas.”, o cronista se utiliza de uma figura de linguagem que confere ao texto um efeito estilístico. A figura de linguagem é
(A) personificação.
(B) eufemismo.
(C) metáfora.
(D) comparação.
7. Em “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão.”, as conjunções destacadas expressam respectivamente a ideia de
(A) oposição e adição.
(B) alternância e adição.
(C) conclusão e oposição.
(D) explicação e oposição.
8. No trecho “…aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.”, há
(A) uma opinião.
(B) um fato.
(C) uma dúvida.
(D) uma suposição.
9. No trecho “… oh! Minha amada;”, o ponto de exclamação reforça a ideia de
(A) animação.
(B) admiração.
(C) impaciência.
(D) surpresa.
10. No trecho “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores;”, a palavra destacada tem o sentido semelhante em
(A) exibindo.
(B) humilhando.
(C) despojando.
(D) reservando.
11. “Considerei, por fim, que assim é o amor, …”, nesse trecho, infere-se que o cronista afirma que
(A) o amor é assim como o pavão, sem nenhum esplendor e mistério.
(B) a simplicidade do amor consiste em não ter nenhum esplendor.
(C) somente os elementos água e luz possuem seu esplendor.
(D) o amor é tão esplêndido quanto a água e a luz e ao mesmo tempo misterioso e simples.
12. No trecho “…de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar.,” a sequência de verbos unida à repetição da conjunção e marca uma
(A) oposição de ideias.
(B) redução de ideias.
(C) repetição de ideias.
(D) gradação de ideias.
Leia os textos 1 e 2, a seguir, e responda às atividades propostas:
TEXTO 1
TEXTO 2
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13. No texto 1 e no texto 2, a sentença “FAÇA BONITO” expressa um sentido de
(A) incerteza, dúvida.
(B) um fato certeiro, real.
(C) algo muito duvidoso.
(D) ordem, pedido ou conselho.
14. Ao comparar o texto 1 com texto 2, a seguir, percebe-se que a principal mensagem em comum entre os dois textos é
(A) a proteção à criança e ao adolescente.
(B) o alerta quanto aos direitos da criança e do adolescente.
(C) a exploração de idosos e incapazes.
(D) o convite às crianças e adolescentes bonitos.
Leia o texto a seguir e responda aos itens de 15 a 18.
15. Qual é a finalidade desse anúncio?
(A) Comprovar a ocorrência de abusos e exploração de criança e adolescente na sociedade.
(B) Punir quem não denuncia a ocorrência de abusos e exploração de crianças e adolescentes na sociedade.
(C) Informar sobre a ocorrência de abusos e exploração de criança e adolescente na sociedade.
(D) Persuadir a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e à exploração de criança e de adolescente.
16. As cores, imagens, luz, letras em caixa alta, posicionamento das letras, predominância do laranja, entre outros são os elementos semióticos que fazem parte da composição desse anúncio. Todos eles têm a função de
(A) propagar a cor da moda ao tornar o anúncio mais atrativo.
(B) persuadir a sociedade a denunciar casos de abuso e exploração de criança e adolescente.
(C) convencer o público a fazer bonito ao vestir melhor as crianças e adolescentes.
(D) conscientizar o público sobre a depressão vivida pelas crianças e adolescentes quando agredidos.
17. No texto verbal “Quem não denuncia, também violenta” … a palavra destacada tem o sentido de
(A) libera.
(B) desobriga.
(C) motiva.
(D) constrange.
18. No texto 1, a tese defendida pelo autor é
(A) “Faça bonito.”
(B) “Quem não denuncia, também violenta.”
(C) “Proteja nossas crianças e adolescentes.”
(D) “Maio laranja.”
Leia o texto a seguir e responda às atividades propostas.
RESENHA DO LIVRO: A NOITE DAS BRUXAS, DE AGATHA CHRISTIE Editora: L&PM Ano: 1969
A noite das bruxas é um romance policial de Agatha Christie, publicado no ano de 1969. A trama é ambientada em um pequeno vilarejo onde os moradores se preparavam para celebrar o Halloween, festividade tradicional comemorada no dia 31 de outubro. Como de costume, todos os anos um vizinho hospedava a festa do dia das bruxas em sua própria residência, dando início a uma noite repleta de pratos típicos, jogos temáticos e tradições para as crianças da cidadezinha.
Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, recebia elogios por seu trabalho das mães que organizavam as atrações para a festa, uma menina tagarela e agitada, chamada Joyce, começa a se gabar dizendo que havia testemunhado um assassinato.
Convictas de que a garota só queria chamar a atenção da escritora, nenhuma criança e mãe lhe deu ouvidos, e continuaram suas respectivas atividades.
A noite de dia das bruxas ia bem, todos estavam aproveitando os jogos e guloseimas preparados especialmente para aquela ocasião, até que a diversão foi interrompida por um crime. Joyce havia sido assassinada! A narrativa começa a se desenrolar a partir do momento que a sra. Ariadne Oliver chama a única pessoa que ela acreditava ser capaz de desvendar tal mistério, o famoso detetive Hercule Poirot.
Com as investigações, todos se tornam suspeitos e, conforme as buscas pelo assassino vão se aprofundando, a imagem de cidade pacata e calma dá lugar a segredos obscuros, concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.
Disponível em:https://www.meucatalogodelivros.com.br/resenha-do-livro-a-noite-das-bruxas-agatha-christie/Acesso: 27 jun. 2021.
Imagem disponível em: https://www.meucatalogodelivros.com.br/resenha-do-livro-a-noite-das-bruxas-agatha-christie/Acesso: 27 jun. 2021.
19. Qual a finalidade desse texto?
20. Onde ocorreram os fatos descritos na crônica?
21. Qual é o foco narrativo do texto? Comprove com um trecho do texto.
22. Retire um trecho do texto que representa um fato.
23. No fragmento “Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, …” a função das vírgulas é isolar
(A) um vocativo, chamamento.
(B) o nome do lugar em uma data.
(C) os elementos repetidos.
(D) um aposto, elemento explicativo.
24. No fragmento “Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, …”, a palavra destacado marca uma ideia de
(A) tempo.
(B) modo.
(C) afirmação.
(D) lugar.
25. No texto, na noite de dia das bruxas, o que causou a interrupção da diversão foi
(A) uma festa em outro local.
(B) os jogos e guloseimas.
(C) um crime, um assassinato.
(D) o mistério ter sido desvendado.
26. No trecho … “concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.”, o advérbio destacado expressa
(A) afirmação.
(B) negação.
(C) dúvida.
(D) intensidade.
27. De acordo com o texto, o que gerou o conflito na narrativa foi
(A) o fato de Joyce ter sido assassinada.
o fato de Joyce ter testemunhado um assassinato.
a sra. Ariadne Oliver ter chamado um detetive para investigar o crime.
a imagem de cidade pacata e calma.
28 No trecho “Convictas de que a garota só queria chamar a atenção da escritora, nenhuma criança e mãe lhe deu ouvidos, e continuaram suas respectivas atividades.”, o pronome destacado refere-se à
(A) mãe.
(B) criança.
(C) escritora.
(D) garota.
29. A pessoa chamada por Ariadne Oliver para desvendar tal mistério foi o
(A) o vizinho que ofereceu a festa.
(B) o famoso detetive Hercule Poirot.
(C) a autora Agatha Christie.
(D) a garota Joyce.
30. Em “…a imagem de cidade pacata e calma dá lugar a segredos obscuros, concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.”, a palavra destacada significa
(A) tenebrosa
(B) alegre.
(C) feliz.
(D) divertida.
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