ATIVIDADE SIMULADO III – AGOSTO – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO - 03/08/2021

Leia o texto a seguir para responder às atividades propostas.



O pavão- Rubem Braga

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! Minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/cronicas-curtas-com-interpretacao/Acesso: 22 jun. 2021.

  1. Qual é o tema abordado nesse texto?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. Qual é o foco narrativo desse texto? Cite um trecho do texto que comprove a sua afirmação.

4. Nesse texto, a leitura permitiu ao cronista

(A) descobrir que não existiam cores na pena do pavão.

(B) considerar a glória de um pavão.

(C) ver um pavão ostentando o esplendor de suas cores.

(D) ver um pavão atingir o máximo de matizes.

5. O fragmento do texto que demonstra uma opinião é

(A) “Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão “

(B) “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial”.

(C) “O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.”

(D) “…e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão.”

6. No fragmento “O pavão é um arco-íris de plumas.”, o cronista se utiliza de uma figura de linguagem que confere ao texto um efeito estilístico. A figura de linguagem é

(A) personificação.

(B) eufemismo.

(C) metáfora.

(D) comparação.

7. Em “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão.”, as conjunções destacadas expressam respectivamente a ideia de

(A) oposição e adição.

(B) alternância e adição.

(C) conclusão e oposição.

(D) explicação e oposição.

8. No trecho “…aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.”, há

(A) uma opinião.

(B) um fato.

(C) uma dúvida.

(D) uma suposição.

9. No trecho “… oh! Minha amada;”, o ponto de exclamação reforça a ideia de

(A) animação.

(B) admiração.

(C) impaciência.

(D) surpresa.

10. No trecho “Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores;”, a palavra destacada tem o sentido semelhante em

(A) exibindo. 

(B) humilhando.

(C) despojando.

(D) reservando.

11. “Considerei, por fim, que assim é o amor, …”, nesse trecho, infere-se que o cronista afirma que

(A) o amor é assim como o pavão, sem nenhum esplendor e mistério.

(B) a simplicidade do amor consiste em não ter nenhum esplendor.

(C) somente os elementos água e luz possuem seu esplendor.

(D) o amor é tão esplêndido quanto a água e a luz e ao mesmo tempo misterioso e simples.

12. No trecho “…de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar.,” a sequência de verbos unida à repetição da conjunção e marca uma

(A) oposição de ideias.

(B) redução de ideias.

(C) repetição de ideias.

(D) gradação de ideias.

Leia os textos 1 e 2, a seguir, e responda às atividades propostas:

TEXTO 1

TEXTO 2

Imagem disponível em: https://www.google.com/searchq&tbm=isch&ictx=1&tbs=rimg:CeTTs0mDriA1Igjk07NJg64gNSoSCeTTs0mDriA1EZI9kP9Du78a&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CAEQiRxqFwoTCPjTpofblfECFQAAAAAdAAAAABAE&biw=1349&bih=568#imgrc=SxAnemcqA94JnM Acesso: 14, jun. 2021

13. No texto 1 e no texto 2, a sentença “FAÇA BONITO” expressa um sentido de

(A) incerteza, dúvida.

(B) um fato certeiro, real.

(C) algo muito duvidoso.

(D) ordem, pedido ou conselho.

14. Ao comparar o texto 1 com texto 2, a seguir, percebe-se que a principal mensagem em comum entre os dois textos é

(A) a proteção à criança e ao adolescente.

(B) o alerta quanto aos direitos da criança e do adolescente.

(C) a exploração de idosos e incapazes.

(D) o convite às crianças e adolescentes bonitos.

Leia o texto a seguir e responda aos itens de 15 a 18.

15. Qual é a finalidade desse anúncio?

(A) Comprovar a ocorrência de abusos e exploração de criança e adolescente na sociedade. 

(B) Punir quem não denuncia a ocorrência de abusos e exploração de crianças e adolescentes na sociedade. 

(C) Informar sobre a ocorrência de abusos e exploração de criança e adolescente na sociedade.

(D) Persuadir a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e à exploração de criança e de adolescente. 

16. As cores, imagens, luz, letras em caixa alta, posicionamento das letras, predominância do laranja, entre outros são os elementos semióticos que fazem parte da composição desse anúncio.  Todos eles têm a função de

(A) propagar a cor da moda ao tornar o anúncio mais atrativo.

(B) persuadir a sociedade a denunciar casos de abuso e exploração de criança e adolescente.

(C) convencer o público a fazer bonito ao vestir melhor as crianças e adolescentes.

(D) conscientizar o público sobre a depressão vivida pelas crianças e adolescentes quando agredidos.

17. No texto verbal “Quem não denuncia, também violenta” …  a palavra destacada tem o sentido de

(A) libera.

(B) desobriga.

(C) motiva.

(D) constrange.

18. No texto 1, a tese defendida pelo autor é

 (A) “Faça bonito.”

(B) “Quem não denuncia, também violenta.”

(C) “Proteja nossas crianças e adolescentes.”

(D) “Maio laranja.”

Leia o texto a seguir e responda às atividades propostas.

RESENHA DO LIVRO: A NOITE DAS BRUXAS, DE AGATHA CHRISTIE Editora: L&PM Ano: 1969

A noite das bruxas é um romance policial de Agatha Christie, publicado no ano de 1969. A trama é  ambientada em um pequeno vilarejo onde os moradores se preparavam para celebrar o Halloween, festividade tradicional comemorada no dia 31 de outubro. Como de costume, todos os anos um vizinho hospedava a festa do dia das bruxas em sua própria residência, dando início a uma noite repleta de pratos típicos, jogos temáticos e tradições para as crianças da cidadezinha.

Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, recebia elogios por seu trabalho das mães que organizavam as atrações para a festa, uma menina tagarela e agitada, chamada Joyce, começa a se gabar dizendo que havia testemunhado um assassinato.

Convictas de que a garota só queria chamar a atenção da escritora, nenhuma criança e mãe lhe deu ouvidos, e continuaram suas respectivas atividades.

A noite de dia das bruxas ia bem, todos estavam aproveitando os jogos e guloseimas preparados especialmente para aquela ocasião, até que a diversão foi interrompida por um crime. Joyce havia sido assassinada! A narrativa começa a se desenrolar a partir do momento que a sra. Ariadne Oliver chama a única pessoa que ela acreditava ser capaz de desvendar tal mistério, o famoso detetive Hercule Poirot.

Com as investigações, todos se tornam suspeitos e, conforme as buscas pelo assassino vão se aprofundando, a imagem de cidade pacata e calma dá lugar a segredos obscuros, concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.

Disponível em:https://www.meucatalogodelivros.com.br/resenha-do-livro-a-noite-das-bruxas-agatha-christie/Acesso: 27 jun. 2021.

Imagem disponível em: https://www.meucatalogodelivros.com.br/resenha-do-livro-a-noite-das-bruxas-agatha-christie/Acesso: 27 jun. 2021.

19. Qual a finalidade desse texto?

20. Onde ocorreram os fatos descritos na crônica?

21. Qual é o foco narrativo do texto? Comprove com um trecho do texto.

22. Retire um trecho do texto que representa um fato.

23. No fragmento “Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, …” a função das vírgulas é isolar

(A) um vocativo, chamamento.

(B) o nome do lugar em uma data.

(C) os elementos repetidos.

(D) um aposto, elemento explicativo.

24. No fragmento “Enquanto a sra. Ariadne Oliver, uma renomada escritora de livros policiais, com características muito semelhantes a própria Agatha Christie, …”, a palavra destacado marca uma ideia de

(A) tempo.

(B) modo.

(C) afirmação.

(D) lugar.

25. No texto, na noite de dia das bruxas, o que causou a interrupção da diversão foi

(A) uma festa em outro local.

(B) os jogos e guloseimas.

(C) um crime, um assassinato.

(D) o mistério ter sido desvendado.

26. No trecho … “concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.”, o advérbio destacado expressa

(A) afirmação.

(B) negação.

(C) dúvida.

(D) intensidade.

27. De acordo com o texto, o que gerou o conflito na narrativa foi

(A) o fato de Joyce ter sido assassinada.

o fato de Joyce ter testemunhado um assassinato.

a sra. Ariadne Oliver ter chamado um detetive para investigar o crime.

a imagem de cidade pacata e calma.

28 No trecho “Convictas de que a garota só queria chamar a atenção da escritora, nenhuma criança e mãe lhe deu ouvidos, e continuaram suas respectivas atividades.”, o pronome destacado refere-se à

(A) mãe.

(B) criança.

(C) escritora.

(D) garota.

29. A pessoa chamada por Ariadne Oliver para desvendar tal mistério foi o

(A) o vizinho que ofereceu a festa.

(B) o famoso detetive Hercule Poirot.

(C) a autora Agatha Christie.

(D) a garota Joyce.

30. Em “…a imagem de cidade pacata e calma dá lugar a segredos obscuros, concordando com a festividade mais sombria daquele vilarejo, o dia das bruxas.”, a palavra destacada significa

(A) tenebrosa

(B) alegre.

(C) feliz.

(D) divertida.

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