1ª quinzena – Língua Portuguesa – 3º ano – 3º Corte - 14/09/2020
OLÁ, COLEGUINHA, ESTAMOS DE VOLTA COM A NOSSA AULA!!!
ESPERO QUE ESTEJA BEM, TEMOS MUITAS COISAS INTERESSANTES E DIVERTIDAS PRA HOJE!!! VAMOS LÁ?
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM “CARTA”? SABE O QUE É?
SE NÃO, ESTÁ TUDO BEM, VAMOS APRENDER JUNTOS!
A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos. Apesar de haver os recursos tecnológicos, como MSM, Facebook, whatsapp e outros, a carta ainda continua sendo um instrumento de comunicação de grande utilidade.
A CARTA
Olá, crianças, jovens, velhos e adultos!! Eu sou um antigo meio de comunicação, conheço o mundo inteiro. As montanhas de neve, os desertos, as cidades, os litorais e as planícies. Percorro tudo, levando notícias. Mato saudades, faço rir, provoco choro e suspiro. Levo notícias de nascimento, festa, morte, casamento e de todo acontecimento. Entro em palácios, repartições públicas, casas pobres e ricas, prisões e fazendas. A viagem de uma Carta.
Andréa Guimarães. Ed. RIO
AGORA PEGUE O CADERNO E VAMOS LÁ!
ATIVIDADES
1 – Pense e responda:
O que você entende pelas expressões:
a) Mato saudades____________________________________________
b) Provoco choro e suspiro _________________________________
2 – Faça uma pesquisa na internet e procure saber o preço (valor) e a diferença de cada uma:
a) Carta simples:
b) Carta registrada:
3 – Explique a diferença entre a carta simples e a carta registrada:
4 – Escreva abaixo os valores por extenso: a)____________________________________________________ b) ___________________________________________________
5 – Observe os modelos dos envelopes a seguir e logo abaixo recrie o seu:
Frente do envelope: destinatário
Verso do envelope: remetente
Frente do envelope: destinatário
Verso do envelope: remetente
6 – Agora que você já sabe o que escrever no envelope. Que tal construir um? Peça a alguém da sua família para te ajudar.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
– Cartolina ou qualquer papel colorido ou de sua preferência – Tesoura – Cola – Lápis – Régua
Risque no papel e dobre onde tem os pontilhados, cole cada dobra. Seu envelope está pronto!
7 – Você já aprendeu a fazer um envelope, já aprendeu a escrever na frente e no verso do envelope! Agora você irá escrever uma carta para colocar dentro dele! Vamos lá?
Os elementos que compõem uma carta são: – Local e data; – Saudação; – Assunto ou corpo do texto; – Despedida; – Assinatura.
8 – Siga a ordem e pense em um texto curto, de apenas 5 linhas, contando como está sendo a sua experiência longe da escola por tanto tempo e tendo que estudar em casa.
Você será o remetente e a sua professora será o destinatário. Não é legal? Você vai escrever uma carta para a sua professora! Então, capriche!!
Faça o rascunho primeiro. Depois passe a limpo e peça a alguém da sua família para colocar no correio.
8 – Copie o texto “A Carta” e circule com lápis de cor azul, as palavras que tenham nh e lh. Depois reescreva as palavras separando as sílabas:
9. Marque um X na alternativa em que constem todos os elementos característicos de uma carta:
( ) rimas, estrofes, título e indicação de autoria. ( ) título, data, saudação, corpo do texto, despedida. ( ) data, saudação, assunto ou corpo do texto, despedida e assinatura. ( ) data, saudação, despedida e assinatura.
MUITO BEM, VOCÊ CONCLUIU AS ATIVIDADES DE HOJE!!!
A NOSSA AULA ENTÃO FICA POR AQUI!!
MAS, NÃO SE PREOCUPE, LOGO VOLTAREMOS E VOCÊ VAI APRENDER MUITO MAIS!
CUIDE-SE, ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!!