Portal NetEscola

1ª quinzena – Língua Portuguesa – 4º ano – 3º Corte - 14/09/2020

OLÁ, TUDO BEM? QUE BOM VOCÊ POR AQUI!!!

A NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR!

VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO INTERESSANTE… A CARTA!

Imagen grande de Mickey para imprimir | Mickey mouse, Mickey, Disney  notebook

Carta: Você já escreveu uma carta? Vamos conhecê-la melhor.

A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos. Apesar de haver os recursos tecnológicos, a carta ainda continua sendo um instrumento de comunicação de grande utilidade. Como você sabe, todo e qualquer texto possui regras específicas para sua composição. Por isso veremos a seguir a forma pela qual devemos nos apoiar para que uma carta seja produzida de maneira correta. Veja:

Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer do remetente nem do destinatário. Eles deverão vir escritos na frente e no verso do envelope.

Goiânia, 31 de julho de 2019.

Querido amigo……..(o nome da pessoa para a qual é destinada a carta)
Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez!

Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa. Já fiz vários planos para aproveitarmos muitas estas férias.

Um forte abraço. . ……………….. (assinatura da pessoa que enviou a carta)

Atividades

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões:

Florianópolis, 18 de dezembro de 2015.
Querida Cecília
Como vai você? Espero que esteja tudo bem com você. Estou escrevendo essa carta porque aqui não há computadores e nem internet para mandar um e-mail. Demorei para me acostumar, mas agora, depois de seis meses, posso dizer que estou gostando de morar longe da cidade. O sítio do vovô é enorme. E os vizinhos são amáveis e vivem com muito pouco. Mesmo assim são felizes e não reclamam da vida. Levanto bem cedinho e vou ajudar na limpeza do jardim, do galinheiro e do estábulo. Passo o dia todo ajudando o vovô. Sempre há coisas pra fazer. Durante a noite estou tão cansado que durmo a noite inteira. Não tenho tempo pra pensar bobagens. Aos sábados tem missa à noite aqui perto. E depois da missa tem baile dos jovens. Vovô permite que eu fique até o baile terminar. Adivinhe o horário do término do baile? Meia noite. Passar uns tempos aqui está fazendo bem pra minha cabeça. Começo até a pensar na possibilidade de não voltar mais. A vida no campo rejuvenesce. Você precisa conferir. Espero por você aqui. Abraços de seu irmão:   Rogério.

AGORA COM CADERNO E LÁPIS EM MÃOS….

1. Marque a alternativa correta:

Que gênero textual é este?

a) Notícia         b) Lenda          c) Carta     d) Fábula

2. Responda

a) Quem enviou a carta e quem a recebeu?

b) De que lugar foi enviado este texto?

c) Que idade você imagina que tem quem escreveu o texto? Justifique.

d) Por que Rogério se comunicou com sua irmã desta forma?

e) Como Rogério descreve o lugar em que está?

3. Complemente os trechos abaixo:

a) Os vizinhos são_______________________________________

b)  Levanto bem cedinho e vou _________________________

4. Marque V(verdadeiro) ou F(Falso).

( ) O rapaz está na cidade há uma semana.

( ) O avô do rapaz passa o dia passeando pelo lugar onde mora.

( ) O baile dos jovens termina à meia-noite.

5. Numere as frases de acordo com o texto. Qual frase vem em: primeiro(1), segundo(2), terceiro(3), quarto(4), quinto(5), sexto(6) lugar?( ) Sempre há coisas pra fazer.

a) ( ) Aos sábados tem missa à noite aqui perto.

b) ( ) A vida no campo rejuvenesce. Você precisa conferir.

c) ( ) Os vizinhos são amáveis e vivem com muito pouco.

d) ( ) Demorei para me acostumar, mas estou gostando de morar longe da cidade

e) ( ) Passo o dia todo ajudando o vovô.

6. Observe a frase da carta: Abraços de seu irmão:

No final da frase, têm os dois-pontos(:). Assinale o motivo do uso desta pontuação no final da carta.

a) ( ) para apresentar o nome do irmão.

b) ( ) para enumerar uma ação.

c) ( ) para dividir o sentido.

d) ( ) para começar a carta.

7.Para quem você quer escrever uma carta pessoal? No envelope, escreva o nome do seu destinatário e endereço:

8. Hora de produzir a sua carta. Conte como está sua vida, dê um conselho ou escreva sua opinião sobre determinada situação. Use sua criatividade. Não esqueça de revisar seu texto quando terminá-lo.

9. Faça um auto ditado com as palavras das seguintes figuras:

1._______________2._________________3._________________4.__________________

5._______________6._________________7._________________8.__________________

9.______________10.________________11.________________12.__________________.

10. Separe as sílabas das palavras encontradas no quadro. Observe os números correspondentes com as palavras:

1.





4.




9.




12.






PARABÉNS, VOCÊ CONCLUIU AS ATIVIDADES DE HOJE!

A NOSSA AULA FICA POR AQUI, MAS LOGO TEREMOS MAIS PARA APRENDERMOS E NOS DIVERTIRMOS!

ENQUANTO ISSO, FIQUE EM CASA O QUANTO PUDER, SE CUIDE E …