1ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 14/09/2020
Estamos de volta! Vamos iniciar mais uma aula.
E NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR. VOCÊ VAI GOSTAR MUITO.
Multiplicação de dois números naturais: É a operação matemática entre dois números naturais, chamados de fatores. O primeiro deles é chamado de fator multiplicador e o segundo é chamado de fator multiplicando. O fator multiplicador indica a quantidade de parcelas iguais ao multiplicando que devem ser adicionadas entre si. O resultado da multiplicação é chamado de produto, que também é um número natural.
Vamos considerar a multiplicação entre os números 3 e 4. Para isso, escrevemos 3 x 4 cuja leitura é “3 vezes 4” e que também pode ser interpretada como “o produto entre 3 e 4”.
Nesse caso, o número 3 é o fator multiplicador e o número 4 é o fator multiplicando, ou seja, 3 x 4 indica que 3 parcelas iguais a 4 devem ser adicionadas entre si, para se obter o produto, como segue.
3 x 4 = 4 + 4 + 4 = 12
Essa definição traz a ideia fundamental da multiplicação como a adição de parcelas iguais. Por exemplo, a adição 12 + 12 + 12 + 12 pode ser vista como a multiplicação 4 x 12, como segue:
Porém, a multiplicação pode ser utilizada em outros contextos, como a configuração retangular. No retângulo a seguir, há 5 fileiras com 10 quadradinhos iguais em cada uma. Qual é o número total de quadradinhos neste retângulo?
A resposta a essa pergunta é dada pela multiplicação entre o número de fileiras e o número de quadradinhos em cada fileira, isto é, 5 x 10. Como 5 x 10 = 50, então o número total de quadradinhos neste retângulo é 50.
Divisão de dois números naturais: É a operação matemática entre dois números naturais, dividendo e divisor, em que o dividendo será repartido igualmente na quantidade de partes indicada pelo divisor. O resultado da divisão é chamado de quociente. Quando é possível distribuir igualmente todo o dividendo entre as partes indicadas pelo divisor, então dizemos que a divisão é exata e o resto é igual a zero. Caso contrário, a divisão é inexata e o número que sobra é chamado de resto da divisão.
A ideia de repartir em partes iguais é uma ideia fundamental da divisão. Por exemplo, um jogo de futebol dura 90 minutos, e se divide em 2 tempos com intervalos iguais a 45 minutos. Logo, podemos escrever “90 dividido por 2 é igual a 45”, ou seja, 90 ÷ 2 = 45, em que o dividendo é 90, o divisor é 2, o quociente é 45 e o resto é 0, uma vez que os 90 minutos foram distribuídos igualmente entre os dois tempos sem sobras.
Vamos considerar agora a divisão de 15 por 5. Para isso, escrevemos 15 ÷ 5, cuja leitura é “15 dividido por 5” e que também pode ser interpretada como “o quociente de 15 por 5”. Essa operação também pode ser interpretada com a ideia de medida, no sentido de “quantos 5 cabem em 15”, cuja resposta é 3. Veja:
Isso ocorre pois 3 x 5 = 15 e com isso não há sobras do dividendo. Vamos ver mais uma situação agora com resto diferente de zero, ou seja, a divisão é inexata.
Alberto é professor de Educação Física em uma turma com 33 alunos e pretende formar times de basquete com 5 alunos. Os alunos que não estiverem nos times serão auxiliares para a arbitragem das partidas da primeira rodada. Quantos times completos serão formados? Quantos alunos atuarão na arbitragem junto com Alberto?
Ao efetuar a divisão, verificamos que “5 cabe 6 vezes em 33, pois 6 x 5 = 30, e sobram 3”. Veja:
Dessa forma, serão formados 6 times completos e 3 alunos atuarão na arbitragem.
CHEGOU A HORA DE REALIZAR AS ATIVIDADES.
1. Observe a tirinha a seguir.
O personagem Gaturro, ao ser perguntado pela professora quanto é 4 x 4, respondeu que o resultado seria 65 000, justificando a resposta como o preço de tabela de um modelo de carro.
Qual é o resultado correto da multiplicação proposta para Gaturro?
a) ( ) 8
b) ( ) 12
c) ( ) 16
d) ( ) 24
2. Em um estacionamento, há 4 fileiras com 20 carros em cada uma. Quantos carros estão estacionados neste local? __________________________________________________
3. Observe a imagem a seguir.
Sabe-se que todo carro nesta imagem possui 4 rodas. A quantidade total de rodas presentes nos carros é
a) ( ) 8.
b) ( ) 12.
c) ( ) 20.
d) ( ) 32.
4. Marque V ou F para as alternativas falsas ou verdadeiras:
a) ( ) Todo número multiplicado por 0 é igual a 0.
b) ( ) Todo número dividido por 1 é igual a ele mesmo.
c) ( ) Em uma multiplicação, a ordem dos fatores altera o produto.
d) ( ) Se o resto da divisão é igual a zero, então ela é inexata.
5. Em uma sala de aula há 42 alunos. Quantos times de vôlei com 6 alunos podem ser formados?
a) ( ) 9
b) ( ) 7
c) ( ) 6
d) ( ) 4
6. Resolva as operações indicadas nos itens a seguir, conforme o exemplo:
O quíntuplo de 7 corresponde a: 5 x 7 = 35
a) O dobro de 13:________________________
b) O triplo de 20:________________________
c) O quádruplo de 75:_____________________
d) O dobro de 138:_______________________
7. No casamento de Ana foram distribuídos 100 litros de refrigerante. Sabe-se que foram compradas apenas garrafas que continham 2 litros.
Qual foi a quantidade mínima de garrafas compradas para esse casamento?
a) ( ) 25
b) ( ) 50
c) ( ) 100
d) ( ) 200
8. Pedro possui 45 figurinhas no álbum da Copa do Mundo. Até o final do ano, ele quer ter o triplo dessa quantidade. No final do ano, Pedro terá
a) ( ) 48 figurinhas.
b) ( ) 85 figurinhas.
c) ( ) 125 figurinhas.
d) ( ) 135 figurinhas.
9. Observe as cédulas a seguir.
Essas cédulas foram usadas para a compra do maior número possível de caixas de bombons, cada uma custando 12 reais. Com essa quantia, Janaína comprou quantas caixas de bombons?_____________________________________________________
10. Em um depósito foram empilhadas ao todo 99 caixas. Elas foram distribuídas igualmente em 3 camadas. Qual é o número de caixas em cada camada?______________________________________________________
Chegamos ao final da atividade.