1ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 14/09/2020

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Estamos de volta! Vamos iniciar mais uma aula.

https://capricho.abril.com.br/comportamento/10-gifs-que-comprovam-o-olaf-de-frozen-deveria-mesmo-existir/

E NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR. VOCÊ VAI GOSTAR MUITO.

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http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=introducao&wq=20605

Multiplicação de dois números naturais: É a operação matemática entre dois números naturais, chamados de fatores. O primeiro deles é chamado de fator multiplicador e o segundo é chamado de fator multiplicando. O fator multiplicador indica a quantidade de parcelas iguais ao multiplicando que devem ser adicionadas entre si. O resultado da multiplicação é chamado de produto, que também é um número natural.

Vamos considerar a multiplicação entre os números 3 e 4. Para isso, escrevemos 3 x 4 cuja leitura é “3 vezes 4” e que também pode ser interpretada como “o produto entre 3 e 4”.

Nesse caso, o número 3 é o fator multiplicador e o número 4 é o fator multiplicando, ou seja, 3 x 4 indica que 3 parcelas iguais a 4 devem ser adicionadas entre si, para se obter o produto, como segue.

3 x 4 = 4 + 4 + 4 = 12

Essa definição traz a ideia fundamental da multiplicação como a adição de parcelas iguais. Por exemplo, a adição 12 + 12 + 12 + 12 pode ser vista como a multiplicação 4 x 12, como segue:

Porém, a multiplicação pode ser utilizada em outros contextos, como a configuração retangular. No retângulo a seguir, há 5 fileiras com 10 quadradinhos iguais em cada uma. Qual é o número total de quadradinhos neste retângulo?

A resposta a essa pergunta é dada pela multiplicação entre o número de fileiras e o número de quadradinhos em cada fileira, isto é, 5 x 10. Como 5 x 10 = 50, então o número total de quadradinhos neste retângulo é 50.

https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-menina-que-guarda-o-s%C3%ADmbolo-da-divis%C3%A3o-image69507387

Divisão de dois números naturais: É a operação matemática entre dois números naturais, dividendo e divisor, em que o dividendo será repartido igualmente na quantidade de partes indicada pelo divisor. O resultado da divisão é chamado de quociente. Quando é possível distribuir igualmente todo o dividendo entre as partes indicadas pelo divisor, então dizemos que a divisão é exata e o resto é igual a zero. Caso contrário, a divisão é inexata e o número que sobra é chamado de resto da divisão.

A ideia de repartir em partes iguais é uma ideia fundamental da divisão. Por exemplo, um jogo de futebol dura 90 minutos, e se divide em 2 tempos com intervalos iguais a 45 minutos. Logo, podemos escrever “90 dividido por 2 é igual a 45”, ou seja, 90 ÷ 2 = 45, em que o dividendo é 90, o divisor é 2, o quociente é 45 e o resto é 0, uma vez que os 90 minutos foram distribuídos igualmente entre os dois tempos sem sobras.

Vamos considerar agora a divisão de 15 por 5. Para isso, escrevemos 15 ÷ 5, cuja leitura é “15 dividido por 5” e que também pode ser interpretada como “o quociente de 15 por 5”. Essa operação também pode ser interpretada com a ideia de medida, no sentido de “quantos 5 cabem em 15”, cuja resposta é 3. Veja:

Isso ocorre pois 3 x 5 = 15 e com isso não há sobras do dividendo. Vamos ver mais uma situação agora com resto diferente de zero, ou seja, a divisão é inexata.

Alberto é professor de Educação Física em uma turma com 33 alunos e pretende formar times de basquete com 5 alunos. Os alunos que não estiverem nos times serão auxiliares para a arbitragem das partidas da primeira rodada. Quantos times completos serão formados? Quantos alunos atuarão na arbitragem junto com Alberto?

Disponível em: https://tinyurl.com/y48lpcoz. Acesso em 19 de ago. de 2020.

Ao efetuar a divisão, verificamos que “5 cabe 6 vezes em 33, pois 6 x 5 = 30, e sobram 3”. Veja:

Dessa forma, serão formados 6 times completos e 3 alunos atuarão na arbitragem.

CHEGOU A HORA DE REALIZAR AS ATIVIDADES.

https://estacao-da-leitura.webnode.pt/espa%C3%A7o-crian%C3%A7a/

1. Observe a tirinha a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y6gmx4s4. Acesso em 19 de ago. de 2020.

O personagem Gaturro, ao ser perguntado pela professora quanto é 4 x 4, respondeu que o resultado seria 65 000, justificando a resposta como o preço de tabela de um modelo de carro.

Qual é o resultado correto da multiplicação proposta para Gaturro?

a) (  ) 8

b) (  ) 12

c) (  ) 16

d) (  ) 24

https://gifimage.net/gif-smileys-2/

2. Em um estacionamento, há 4 fileiras com 20 carros em cada uma. Quantos carros estão estacionados neste local? __________________________________________________

https://www.imagensanimadas.com/img-carro-imagem-animada-0435-40825.htm

3. Observe a imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/yxw3ywyb. Acesso em 19 de ago. de 2020

Sabe-se que todo carro nesta imagem possui 4 rodas. A quantidade total de rodas presentes nos carros é

a) (  )  8.

b) (  ) 12.

c) (  ) 20.

d) (  ) 32.

https://br.freepik.com/vetores-premium/crianca-que-tem-uma-pergunta-com-um-ponto-de-interrogacao_5298646.htm

4. Marque V ou F para as alternativas falsas ou verdadeiras:

a) (   ) Todo número multiplicado por 0 é igual a 0.

b) (   ) Todo número dividido por 1 é igual a ele mesmo.

c) (   ) Em uma multiplicação, a ordem dos fatores altera o produto.

d) (   ) Se o resto da divisão é igual a zero, então ela é inexata.

http://gimpnowislinski.blogspot.com/2011/12/gif-animado-kauane.html

5. Em uma sala de aula há 42 alunos. Quantos times de vôlei com 6 alunos podem ser formados?

a) (  ) 9

b) (  ) 7

c) (  ) 6

d) (  ) 4

https://m.gifmania.pt/Gifs-Animados-Desportos/Imagens-Animadas-Voleibol/Gif-Animados-Jogadores-De-Volei/

6. Resolva as operações indicadas nos itens a seguir, conforme o exemplo:

O quíntuplo de 7 corresponde a:  5 x 7 = 35

a) O dobro de 13:________________________

b) O triplo de 20:________________________

c) O quádruplo de 75:_____________________

d) O dobro de 138:_______________________

https://blog.mackenzie.br/macetes-para-acertar-questoes-matematica/

7. No casamento de Ana foram distribuídos 100 litros de refrigerante. Sabe-se que foram compradas apenas garrafas que continham 2 litros.

Qual foi a quantidade mínima de garrafas compradas para esse casamento?

a) (  ) 25

b) (  ) 50

c) (  ) 100

d) (  ) 200

https://www.casamentos.com.br/forum/quantidades–t617365

8. Pedro possui 45 figurinhas no álbum da Copa do Mundo. Até o final do ano, ele quer ter o triplo dessa quantidade. No final do ano, Pedro terá

a) (  ) 48 figurinhas.

b) (  ) 85 figurinhas.

c) (  ) 125 figurinhas.

d) (  ) 135 figurinhas.

http://albumefigurinhas.no.comunidades.net/capas-de-albuns-1

9. Observe as cédulas a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y42jqbtl. Acesso em 19 de ago. de 2020.

Essas cédulas foram usadas para a compra do maior número possível de caixas de bombons, cada uma custando 12 reais. Com essa quantia, Janaína comprou quantas caixas de bombons?_____________________________________________________

https://www.imagensanimadas.com/img-empilhadeira-imagem-animada-0008-97635.htm

10. Em um depósito foram empilhadas ao todo 99 caixas. Elas foram distribuídas igualmente em 3 camadas. Qual é o número de caixas em cada camada?______________________________________________________

http://docerecado.com/imagens_smiles_4.html

Chegamos ao final da atividade.

https://biologiaparabiologos.com.br/20-livros-ciencia-bpb/
http://www.docerecado.com/imagens_tchau.html