2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020

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Estamos aqui para mais uma aula de Matemática. Então vamos começar!

https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-gif/

Relação de igualdade em sentenças de adição de dois números naturais

Em toda relação de igualdade em sentenças de adição de dois números naturais, o resultado se mantém, quando adicionamos uma quantidade em uma das parcelas e subtraímos a mesma quantidade da outra parcela.

Vamos considerar a adição entre os números 38 e 27. Se adicionamos 2 a 38 teremos 40 que é um número mais fácil de lidar em uma adição. Por outro lado, para que o resultado da nova adição seja exatamente o mesmo, é preciso subtrair 2 de 27, que resulta em 25. Dessa forma, podemos dizer que 38 + 27 é equivalente a 40 + 25, cuja soma é igual a 65.

Veja

Relação de igualdade em sentenças de subtração de dois números naturais

Em toda relação de igualdade em sentenças de subtração de dois números naturais, o resultado se mantém, quando adicionamos ou subtraímos a mesma quantidade do minuendo e do subtraendo.

Vamos considerar a subtração entre os números 76 e 49. Se adicionamos 1 aos números 76 e 49, ao mesmo tempo, teremos uma subtração com mesmo resultado e mais fácil de realizar. Dessa forma, podemos dizer que 76 – 49 é equivalente a 77 – 50, cuja diferença é igual a 27.

Veja

Características e Classificação de Figuras Geométricas Planas

Triângulo

O triângulo é um polígono que possui três lados, três vértices e três ângulos internos que fixos, são a melhor estrutura rígida dentre todas as figuras planas. Por essa razão, o triângulo é usado como base para estruturas firmes e resistentes. Ele pode ser classificado de acordo com as medidas de seus lados e com a medida de seu maior ângulo.

Classificações dos triângulos, quanto às medidas de seus lados

  1. Equilátero: se todos os 3 lados têm medidas iguais.
  2. Isósceles: se apenas 2 lados têm medidas iguais.
  3. Escaleno: se os 3 lados têm medidas diferentes.

Classificações dos triângulos, quanto à medida de seu maior ângulo

  1. Acutângulo: Maior ângulo menor que 90°.
  2. Retângulo: Maior ângulo com medida igual a 90°.
  3. Obtusângulo: Maior ângulo com medida maior que 90°.

O uso dos triângulos na construção de casas.

https://tinyurl.com/y5fclu5o. Acesso em 26 de ago. de 2020.

Quadrilátero

O quadrilátero é um polígono que possui 4 lados, 4 ângulos internos, 4 vértices e aparece com muita frequência no cotidiano. Existem três classes de quadriláteros, a saber:

(1) Trapezoide: quadrilátero que não possui nenhum par de lados paralelos.

(2) Trapézio: quadrilátero que possui 1 par de lados paralelos, chamados de base maior e de base menor do trapézio e 1 par lados não paralelos.

Exemplos:

(3) Paralelogramo:quadrilátero que possui 2 pares de lados paralelos.

Exemplos:

Chegou a hora de realizar as atividades. Então vamos lá!!!

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1. Em cada sentença a seguir, complete as lacunas mantendo o mesmo resultado nas operações:

a) 36 + 47 = 40 + _____

b) 43 + 29 = ____ + 30

c) _____ + 65 = 40 + 60

d) 124 + ____ = 120 + 70                    

https://tinyurl.com/y5eqwwcn. Acesso em 27 de ago. de 2020.

2. Mariana tinha 86 balinhas, doou 58 para suas amigas e guardou o restante. Se ela tivesse 100 balinhas, quantas deveriam ser doadas para guardar o mesmo número de balinhas?

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3. As escolas Sonserina e Grifinória possuem o mesmo número de alunos. Sonserina tem 300 alunos que estudam no período matutino. A escola Grifinória tem 350 alunos que estudam no matutino e 150 alunos no período vespertino.

Qual é o número de alunos da escola Sonserina que estudam no período vespertino?

a) (  ) 150

b) (  ) 200

c) (  ) 250

d) (  ) 300

http://www.clementjuniorpreschool.com/our-story/

4. Pedro tinha 40 reais e gastou 6 reais em compras na loja Equivalência. João fez compras nessa mesma loja, gastou 16 reais e recebeu o mesmo valor de troco que Pedro.

O valor que João possuía antes das compras era de

a) (  ) 34 reais.

b) (  ) 46 reais.

c) (  ) 50 reais.

d) (  ) 62 reais.

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5. Identifique e faça a pintura nos triângulos na figura a seguir, usando vermelho para triângulos equiláteros, azul para triângulos isósceles e amarelo para triângulos escalenos.

https://tinyurl.com/yakx7z6x. Acesso em 28 de ago. de 2020.
https://br.pinterest.com/pin/207165651588543408/

6. Escreva quais as formas geométricas estão presentes nas bandeiras a seguir.

7. Observe o triângulo a seguir.

Esse triângulo pode ser classificado como

a) (  ) escaleno.

b) (  ) obtusângulo.

c) (  ) acutângulo.

d) (  ) retângulo.

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8. Na cruzadinha a seguir preencha o nome de cada polígono.

https://criancagenial.blogspot.com/2018/03/gifs-animadas-com-criancas.html#gsc.tab=0

9. Sou um quadrilátero, do tipo paralelogramo, com 4 lados de comprimentos iguais, mas não sou um quadrado.

Qual pode ser o meu nome? _____________________________________

Quase terminando. Só falta mais um pouquinho!

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10. Observe as figuras a seguir.

https://giphy.com/gifs/Stoodi-study-stoodi-stoodinho-QxqCnqU5vnZSjgvXxJ

Dentre essas figuras, quais são paralelogramos?

a) (  ) II, III e V.

b) (  ) III, IV e V.

c) (  ) II, IV e V

d) (  ) I, II e IV.

Terminamos as atividades. Parabéns!!!

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Até a próxima aula!

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