2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020
Estamos aqui para mais uma aula de Matemática. Então vamos começar!
Relação de igualdade em sentenças de adição de dois números naturais
Vamos considerar a adição entre os números 38 e 27. Se adicionamos 2 a 38 teremos 40 que é um número mais fácil de lidar em uma adição. Por outro lado, para que o resultado da nova adição seja exatamente o mesmo, é preciso subtrair 2 de 27, que resulta em 25. Dessa forma, podemos dizer que 38 + 27 é equivalente a 40 + 25, cuja soma é igual a 65.
Veja
Relação de igualdade em sentenças de subtração de dois números naturais
Vamos considerar a subtração entre os números 76 e 49. Se adicionamos 1 aos números 76 e 49, ao mesmo tempo, teremos uma subtração com mesmo resultado e mais fácil de realizar. Dessa forma, podemos dizer que 76 – 49 é equivalente a 77 – 50, cuja diferença é igual a 27.
Veja
Características e Classificação de Figuras Geométricas Planas
Triângulo
O triângulo é um polígono que possui três lados, três vértices e três ângulos internos que fixos, são a melhor estrutura rígida dentre todas as figuras planas. Por essa razão, o triângulo é usado como base para estruturas firmes e resistentes. Ele pode ser classificado de acordo com as medidas de seus lados e com a medida de seu maior ângulo.
Classificações dos triângulos, quanto às medidas de seus lados
- Equilátero: se todos os 3 lados têm medidas iguais.
- Isósceles: se apenas 2 lados têm medidas iguais.
- Escaleno: se os 3 lados têm medidas diferentes.
Classificações dos triângulos, quanto à medida de seu maior ângulo
- Acutângulo: Maior ângulo menor que 90°.
- Retângulo: Maior ângulo com medida igual a 90°.
- Obtusângulo: Maior ângulo com medida maior que 90°.
O uso dos triângulos na construção de casas.
Quadrilátero
O quadrilátero é um polígono que possui 4 lados, 4 ângulos internos, 4 vértices e aparece com muita frequência no cotidiano. Existem três classes de quadriláteros, a saber:
(1) Trapezoide: quadrilátero que não possui nenhum par de lados paralelos.
(2) Trapézio: quadrilátero que possui 1 par de lados paralelos, chamados de base maior e de base menor do trapézio e 1 par lados não paralelos.
Exemplos:
(3) Paralelogramo:quadrilátero que possui 2 pares de lados paralelos.
Exemplos:
Chegou a hora de realizar as atividades. Então vamos lá!!!
1. Em cada sentença a seguir, complete as lacunas mantendo o mesmo resultado nas operações:
b) 43 + 29 = ____ + 30
c) _____ + 65 = 40 + 60
d) 124 + ____ = 120 + 70
2. Mariana tinha 86 balinhas, doou 58 para suas amigas e guardou o restante. Se ela tivesse 100 balinhas, quantas deveriam ser doadas para guardar o mesmo número de balinhas?
3. As escolas Sonserina e Grifinória possuem o mesmo número de alunos. Sonserina tem 300 alunos que estudam no período matutino. A escola Grifinória tem 350 alunos que estudam no matutino e 150 alunos no período vespertino.
Qual é o número de alunos da escola Sonserina que estudam no período vespertino?
a) ( ) 150
b) ( ) 200
c) ( ) 250
d) ( ) 300
4. Pedro tinha 40 reais e gastou 6 reais em compras na loja Equivalência. João fez compras nessa mesma loja, gastou 16 reais e recebeu o mesmo valor de troco que Pedro.
O valor que João possuía antes das compras era de
a) ( ) 34 reais.
b) ( ) 46 reais.
c) ( ) 50 reais.
d) ( ) 62 reais.
5. Identifique e faça a pintura nos triângulos na figura a seguir, usando vermelho para triângulos equiláteros, azul para triângulos isósceles e amarelo para triângulos escalenos.
6. Escreva quais as formas geométricas estão presentes nas bandeiras a seguir.
7. Observe o triângulo a seguir.
Esse triângulo pode ser classificado como
a) ( ) escaleno.
b) ( ) obtusângulo.
c) ( ) acutângulo.
d) ( ) retângulo.
8. Na cruzadinha a seguir preencha o nome de cada polígono.
9. Sou um quadrilátero, do tipo paralelogramo, com 4 lados de comprimentos iguais, mas não sou um quadrado.
Qual pode ser o meu nome? _____________________________________
Quase terminando. Só falta mais um pouquinho!
10. Observe as figuras a seguir.
Dentre essas figuras, quais são paralelogramos?
a) ( ) II, III e V.
b) ( ) III, IV e V.
c) ( ) II, IV e V
d) ( ) I, II e IV.
Terminamos as atividades. Parabéns!!!
Até a próxima aula!