2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 4º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020
Olá pessoal!!! Vamos iniciar mais uma aula de Matemática!
Vamos resolver juntos o seguinte problema:
Carlinhos está em uma lanchonete que oferece dois tipos de suco: laranja e limão. A mesma lanchonete oferece três tipos de salgado: coxinha, empada e esfirra. De quantas maneiras diferentes, Carlinhos pode lanchar um salgado e um suco?
Podemos encontrar a solução desse problema de diferentes maneiras:
1º) Diagrama:
2º) Tabela:
3º) Árvore de possibilidades:
Chegamos à conclusão de que Carlinhos pode lanchar um suco e um salgado de 6 maneiras diferentes.
4º) Multiplicação:
Multiplicamos os números de possibilidades de cada escolha. São 2 possibilidades para escolher o suco e 3 possibilidades para escolher o salgado.
Assim, teremos:
2 x 3 = 6 escolhas diferentes.
Agora está na hora de realizar as atividades.
1. Para fazer tapetes, mamãe usa sobras de retalhos e desenhos de animais. Em cada um, ela coloca uma cor diferente e um desenho de animal com um tipo de tecido diferente. Faça uma árvore de possibilidades para apresentar as diferentes possíveis combinações, que ela poderá fazer ao usar uma cor, um animal e um tipo de tecido, em cada tapete?
2. Ana, Beto e Caio são afilhados do Tio Daniel. Como adoram animais, ele resolveu presentear cada um deles, com um animal diferente. As opções eram: cão, gato, coelho, peixe e tartaruga. Com quais possíveis combinações diferentes, Tio Daniel pode presentear cada sobrinho? Responda utilizando um diagrama.
3. Uma lanchonete oferece sanduíches de frango, atum, salada e queijo, e sucos nos sabores de laranja, uva, morango e goiaba. Por um preço único, o cliente deve escolher uma combinação envolvendo um tipo de sanduíche e um sabor de suco. Dessa forma, através de uma tabela, determine quais são as possibilidades de fazer um lanche.
4. Vamos supor que Leandro tenha separado 5 camisetas, 3 calças, 3 pares de meia e 2 pares de tênis, pensando em ir à festa de aniversário de seu primo. De quantas maneiras possíveis Leandro poderá se vestir? Use a multiplicação para responder essa questão. _____________________________________________________________________________________________________________
5. Em uma lanchonete existem 4 tipos de sanduíche, 3 tipos de refrigerante e 5 tipos de sorvete. Quantas combinações de lanches poderão ser informadas no cardápio de modo que envolva: 1 sanduíche, 1 refrigerante e 1 sorvete? Use a multiplicação para responder essa questão. ____________________________________________________________________________________________________
6. Bruno e Mário, resolveram ir à sorveteria. Ao chegarem ao local observaram a seguinte situação:
A sorveteria oferece 4 sabores de sorvete e 3 tipos de cobertura: Sabores de sorvete: amora, banana, chocolate e damasco. Tipos de cobertura: baunilha , caramelo e morango.
Os dois verificaram que existem várias combinações na composição dos sorvetes e coberturas e resolveram determinar todas. Ajude-os completando a tabela a seguir:
7. Para ir a uma festa, Alessandra dispõe de duas blusas e duas calças. De quantas maneiras diferentes Alessandra pode se vestir? Construa uma árvore de possibilidades.
8. Com os algarismos 3, 4 e 6, desejamos forma números com dois algarismos. Quantos números podemos formar?
Só mais um pouquinho. As atividades já estão terminando.
9. Em um bosque tem 3 árvores, cada árvore tem 3 ramos, cada ramo tem 3 ninhos e em cada ninho tem 3 pássaros. Quantos pássaros são ao todo?
10. Seu Carlos ainda gosta de enviar cartas para os seus amigos e familiares. Ele possui 10 envelopes de cores diferentes e 3 tipos de selos. De quais modos diferentes ele pode enviar uma carta, utilizando 1 envelope e 1 selo?
Até a próxima aula!!!