2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 4º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020

https://br.pinterest.com/pin/502362533428848084/

Olá pessoal!!! Vamos iniciar mais uma aula de Matemática!

Vamos resolver juntos o seguinte problema:

Carlinhos está em uma lanchonete que oferece dois tipos de suco: laranja e limão. A mesma lanchonete oferece três tipos de salgado: coxinha, empada e esfirra. De quantas maneiras diferentes, Carlinhos pode lanchar um salgado e um suco?

https://br.freepik.com/ Acesso: 26/08/2020

Podemos encontrar a solução desse problema de diferentes maneiras:

1º) Diagrama:

Fonte: o autor

2º) Tabela:

3º) Árvore de possibilidades:

Chegamos à conclusão de que Carlinhos pode lanchar um suco e um salgado de 6 maneiras diferentes.

4º) Multiplicação:

Multiplicamos os números de possibilidades de cada escolha. São 2 possibilidades para escolher o suco e 3 possibilidades para escolher o salgado.

Assim, teremos:

2 x 3 = 6 escolhas diferentes.

Agora está na hora de realizar as atividades.

https://criancagenial.blogspot.com/2018/03/gifs-animadas-com-criancas.html#gsc.tab=0

1. Para fazer tapetes, mamãe usa sobras de retalhos e desenhos de animais. Em cada um, ela coloca uma cor diferente e um desenho de animal com um tipo de tecido diferente. Faça uma árvore de possibilidades para apresentar as diferentes possíveis combinações, que ela poderá fazer ao usar uma cor, um animal e um tipo de tecido, em cada tapete?

2. Ana, Beto e Caio são afilhados do Tio Daniel. Como adoram animais, ele resolveu presentear cada um deles, com um animal diferente. As opções eram: cão, gato, coelho, peixe e tartaruga. Com quais possíveis combinações diferentes, Tio Daniel pode presentear cada sobrinho? Responda utilizando um diagrama.

https://br.freepik.com/ Acesso: 26/08/2020

3. Uma lanchonete oferece sanduíches de frango, atum, salada e queijo, e sucos nos sabores de laranja, uva, morango e goiaba. Por um preço único, o cliente deve escolher uma combinação envolvendo um tipo de sanduíche e um sabor de suco. Dessa forma, através de uma tabela, determine quais são as possibilidades de fazer um lanche.

https://aminoapps.com/c/oficialtxtaminoo/amp/blog/apresentacao-de-um-sanduiche/wav1_PKsougQXRbY5x15BMdkq43QR3r0J

4. Vamos supor que Leandro tenha separado 5 camisetas, 3 calças, 3 pares de meia e 2 pares de tênis, pensando em ir à festa de aniversário de seu primo. De quantas maneiras possíveis Leandro poderá se vestir? Use a multiplicação para responder essa questão. _____________________________________________________________________________________________________________

http://www.romantichome.net/cartaoaniversario28.htm

5. Em uma lanchonete existem 4 tipos de sanduíche, 3 tipos de refrigerante e 5 tipos de sorvete.  Quantas combinações de lanches poderão ser informadas no cardápio de modo que envolva: 1 sanduíche, 1 refrigerante e 1 sorvete? Use a multiplicação para responder essa questão. ____________________________________________________________________________________________________

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=introducao&wq=20605

6. Bruno e Mário, resolveram ir à sorveteria. Ao chegarem ao local observaram a seguinte situação:

A sorveteria oferece 4 sabores de sorvete e 3 tipos de cobertura: Sabores de sorvete: amora, banana, chocolate e damasco. Tipos de cobertura: baunilha , caramelo e morango.

Os dois verificaram que existem várias combinações na composição dos sorvetes e coberturas  e resolveram determinar todas. Ajude-os completando a tabela a seguir:

http://akigifs.blogspot.com/2017/02/gifs-animados-sorvete.html

7. Para ir a uma festa, Alessandra dispõe de duas blusas e duas calças. De quantas maneiras diferentes Alessandra pode se vestir? Construa uma árvore de possibilidades.

https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-gif/

8. Com os algarismos 3, 4 e 6, desejamos forma números com dois algarismos. Quantos números podemos formar?

https://br.freepik.com/ Acesso: 26/08/2020

Só mais um pouquinho. As atividades já estão terminando.

http://educa-a-acaofisica.blogspot.com/2013/09/desenvolvimento-infantil-versus.html

9. Em um bosque tem 3 árvores, cada árvore tem 3 ramos, cada ramo tem 3 ninhos e em cada ninho tem 3 pássaros. Quantos pássaros são ao todo?

https://br.freepik.com/ Acesso: 26/08/2020

10. Seu Carlos ainda gosta de enviar cartas para os seus amigos e familiares. Ele possui 10 envelopes de cores diferentes e 3 tipos de selos. De quais modos diferentes ele pode enviar uma carta, utilizando 1 envelope e 1 selo?

https://www.rastrearobjetos.com.br/blog/filateria/para-que-serve-os-selos-nas-cartas.html
https://www.srzd.com/carnaval/sao-paulo/recordista-comissao-de-frente-encerra-ciclo/

Até a próxima aula!!!

https://tenor.com/search/tchau-gifs