3ª QUINZENA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO – 3º CICLO - 06/11/2020

OLÁ PESSOAL!

A NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR! PEGUE LÁPIS, BORRACHA E CADERNO.

FAÇA O CABEÇALHO E TODAS ATIVIDADES COM MUITO CAPRICHO!

Você já entrevistou alguém ou já foi entrevistado? E já assistiu a alguma entrevista na televisão? Vamos saber como isso funciona?

ENTREVISTA é uma conversa entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado), na qual perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado.

1. Observe a imagem a seguir:

a) O que a imagem que você observou representa?

______________________________

b) Você já assistiu a alguma entrevista?

______________________________

c) A entrevista que você assistiu foi em algum programa de televisão? Qual era o assunto abordado?

______________________________

d) Para você, qual a importância de uma entrevista?

______________________________

2. Para obter mais conhecimento sobre a entrevista, com a ajuda de um adulto, em sua casa, se for possível, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=RH5Q9fxAY5s e assista ao vídeo: Entrevista com as crianças, Vinícius, 4 anos e Lucas, 8 anos.

3. Marque (V) ou (F) para as afirmações falsas ou verdadeiras sobre o gênero entrevista.

a) ( ) A entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas.

b) ( ) Na entrevista as perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado.

c) ( ) Na entrevista o entrevistador fornece todas as respostas, enquanto o entrevistado fica em silêncio.

d) ( ) Durante uma entrevista somente o entrevistador pode falar.

4. Peça para um adulto na sua casa ler parte de uma entrevista que O Jornal da cidade de Batatais, município de São Paulo realizou com duas crianças.

Entrevista – Crianças

Na edição deste sábado, 7, que antecede o Dia das Crianças, 12 de Outubro, O Jornal procurou entrevistar crianças de Batatais, para levarem aos leitores o que elas pensam sobre a vida dos baixinhos, dos altinhos e sobre assuntos diversos… Vamos saber como vivem, o que pensam, o que gostam e até o que não gostam… Escolhemos duas crianças da mesma faixa etária, uma delas que estuda em Escola particular e a outra que estuda em Escola pública.

De mundos um pouco diferentes, as duas crianças são igualmente inteligentes, lindas, atenciosas, carinhosas e muito antenadas. Em nome da dupla que escolhemos, homenageamos todas as crianças batataenses.

A primeira escolha recaiu sobre LUIZA BIAGI BORGES, 11 anos, filha de Guilherme Ferraz de Menezes Borges e Letícia Denadai Biagi Borges. Luiza estuda no COC de Batatais, no período da manhã. A segunda escolha recaiu sobre CAUÃ FERRÃO LOPES, 10 anos, filho de Ronaldo Cesar Lopes e Clara Carvalho Ferrão.

Cauã estuda na Escola ‘Castelo’ de manhã, e à tarde participa das atividades do Cantinho do Futuro, Entidade cujo trabalho, no contra turno escolar é reconhecido por todos em Batatais. Com você LUIZA e CAUÃ…

OJ – E você, Cauã, conte um pouco da sua história, do seu dia a dia…
Cauã Lopes – Eu estudo de manhã na Escola Castelo, e à tarde vou pro Cantinho do Futuro. Às segundas-feiras tenho psicóloga, de terça às vezes vou na academia com a minha mãe, e na quarta-feira, quanto saio do Cantinho do Futuro, vou na aula de dança com minha prima.

OJ – Sua mãe trabalha fora, por isso você vai pro Cantinho à tarde?

CL – Bem, antes eu ficava com minha avó, mas era complicado, porque ela tinha que ir pra casa da mãe dela, em Franca, aí minha mãe resolveu me colocar no Cantinho. Não dava pra ficar muito com minha avó, eu e meus primos brigávamos muito…

OJ – Coisa de criança, né? Hoje já não brigam mais?CL – Não…

OJ – Qual a diferença entre a Castelo e o Cantinho?CL – Na Castelo é uma Escola normal, estudamos as matérias normais, o Cantinho é uma Entidade, lá a gente brinca, faz atividades e aprende várias outras coisas novas.

OJ – No Cantinho você tem uma atenção de família, certo? Você sente essa diferença? Existe diferença entre as crianças com quem você convive na Castelo e as crianças do Cantinho?CL – Sim. Na Castelo tenho mais amigos, tenho uma amiga que estuda na Castelo e também fica no Cantinho, a Maria Julia, então a gente se dá muito bem. Na Castelo sou amigo de todos, mas sou mais amigo dela do que dos outros.

OJ – Você fala ‘amigo’ de uma maneira diferente quando se refere a ela… Você não achouisso também, Luiza?
LB – (risos…).

Achei meio suspeito… Melhores amigos…Uhmmm…

5. De acordo com o texto que você acabou de fazer a leitura, marque a alternativa correta:

a) O texto lido é uma

( ) poesia.

( ) entrevista.

( ) receita.

( ) quadrinha.

b) Onde podemos encontrar esse tipo de texto?

( ) Na televisão.

( ) No jornal ou revista.

( ) Em cadernos de receitas.

( ) Em gibis.

6. Após salvar seus filhotes da barriga do lobo, a mamãe Cabra virou celebridade e até concedeu uma entrevista ao “Jornal da Floresta”.Que respostas você imagina que ela deu ao repórter?

a) Por que a senhora não levou seus filhotinhos para fazer compras em vez de deixá-los em casa?

___________________________________

b) Por que a senhora decidiu encher a barriga do lobo com pedras em vez de entregá-lo para a polícia?

___________________________________

c) Que providências a senhora tomará, a partir de agora, para proteger ainda mais seus filhotes?

___________________________________

d) Por favor, mande um recado para os seus filhotes.

___________________________________

7. Os repórteres entrevistam as pessoas para conseguirem informações que relatem as situações vividas pelo entrevistado. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta com informações que o ajudará a construir a matéria. Vamos brincar de repórter?

Se você fosse entrevistar o Neymar (jogador de futebol), quais as perguntas você faria para ele? Escreva quatro perguntas a seguir:

8. Repórter por um dia. Agora você irá entrevistar uma pessoa muito importante para você, pode ser um amigo ou uma amiga, um parente, um vizinho, você é que escolhe. Use máscara.

a) Nome da pessoa que está sendo entrevistada.

___________________________________

b) Conte um fato alegre da sua infância.

___________________________________

c) O que faz você ficar triste?

___________________________________

d) Qual é o seu maior sonho ?

___________________________________

e) Qual é a sua comida preferida?

___________________________________

f) Qual a sua cor você mais gosta? _

___________________________________

Nome do entrevistador: __________________________

9. Desde muito cedo precisamos estar atentos ao comportamento das pessoas no trânsito, seja na hora de atravessar a rua, passear com os adultos, andar no transporte público ou brincar na rua. Por isso, escolha um motorista conhecido para ser entrevistado e descubra um pouco sobre o que as pessoas pensam sobre o trânsito.

a) Nome do entrevistado:

___________________________________

b) Quando você tirou a carteira de Habilitação (de motorista)?

___________________________________

c) Sua carteira de motorista está atualizada?

___________________________________

d) Você dirige quando bebe? Por quê?

___________________________________

e) Você acha importante o uso do cinto de segurança? Por quê?

___________________________________

10. Escolha uma das entrevistas trabalhada nesta atividade.

Com os dados obtidos na entrevista (que você escolheu), crie um pequeno texto sobre o entrevistado. Não esqueça do título.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

A NOSSA AULA JÁ TERMINOU! TE AGUARDO PARA A PRÓXIMA AULA.

Deixe um comentário