Portal NetEscola

3ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 06/11/2020

https://giphy.com/stickers/Prolar-lojas-prolar-lojasprolar-ZdlaBz9MIolm58qCqW

Vamos iniciar mais uma atividade de Matemática.

http://soo-cute-rawr-kawaii-dinossaur.blogspot.com/2012/10/gifs-do-filme-meu-malvado-favorito.html

Medidas de Massa

Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão e açúcar, por exemplo, utilizamos medidas de massa como o grama, o miligrama e o quilograma. Para saber o valor dessa medida de massa, usamos uma balança como instrumento de medida.

Disponível em: https://tinyurl.com/y32lxc73. Acesso em 02 de set. de 2020.

O quilograma (kg), ou simplesmente quilo, é usado para medir a massa da quantidade de arroz ou de feijão em um pacote, ou a massa do corpo de uma pessoa por exemplo.

O grama (g) é utilizado para medir a massa em porções menores como uma fatia de queijo, um bife ou uma maçã.

O miligrama (mg) é amplamente utilizado para informar a medida de massa de comprimidos e de alimentos em pó, os quais têm uma massa ainda menor.

Medidas de Capacidade

Para medirmos a quantidade de leite, suco, água, óleo, gasolina, álcool entre outros utilizamos medidas de capacidade como o litro e o mililitro. Para saber o valor dessa medida de capacidade, utilizamos recipientes graduados ou com medida conhecida como garrafas, copos, jarras, colheres de sopa, galões, xícaras, canecas, taças, entre outros.

Disponível em: https://tinyurl.com/yyypjlcy. Acesso em 02 de set. de 2020.

Em recipientes menores como copos, canecas, xícaras, colheres de sopa, potes de iogurtes e latas de refrigerante, as medidas de capacidade são em mililitros (mL).

Em recipientes como jarras, o galões e garrafas de refrigerante, as medidas de capacidade são dadas em litros (L).

Para a conversão de medidas de capacidade, usamos a medida de 1 litro que é equivalente a 1000 mililitros.

Seguem abaixo sugestões de links para mais aprendizagens. Cada um deles tem de 3 a 10 minutos de duração. Todos juntos duram no máximo 30 minutos. Bons estudos!!!

Realize as atividades.

https://xlrosa.com.br/portfolio/bia-desenha/

1. Observe os recipientes na imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y3phv45r. Acesso em 03 de set. de 2020.

Sabe-se que todos eles estão cheios de água. Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?

a) (  ) O tambor

b) (  ) A garrafa térmica

c) (  ) A jarra

d) (  ) O copo

2.Observe a imagem a seguir.

Quantos quilos Mônica está carregando?______________________________________________________________________________

3. Observe as caixas de suco na imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/yxp7ojmf. Acesso em 03 de set. de 2020.

Para ter a mesma capacidade de 2 caixas cheias de suco de laranja, a quantidade mínima de caixas cheias de suco de maçã é igual a   

a) (  ) 2

b) (  ) 4

c) (  ) 6

d) (  ) 8

4. Observe a imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y3jnm7w6. Acesso em 03 de set. de 2020.

Luna usou duas medidas completas de cada um desses baldes para encher a piscina do bebê.

Qual é a medida da capacidade máxima dessa piscina?

a) (  ) 8 litros.

b) (  ) 10 litros.

c) (  ) 16 litros.

d) (  ) 20 litros.

https://orquideasjph.wpcomstaging.com/2016/11/11/chiloschista-lunifera/

5. O avô de Mateus toma um remédio em que cada comprimido apresenta os componentes e as quantidades especificadas a seguir.

a) Qual é a massa total de 13 desses comprimidos em miligramas?_______________________________________________________________

b) Escreva, em gramas e miligramas, a massa total desses comprimidos. _______________________________________________________________

https://tenor.com/search/olaf-gifs

6. Marque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas:

a) (   ) Um quilograma equivale a 1 000 miligramas.

b) (   ) 5 litros equivalem a 5 000 mililitros.

c) (   ) Quilograma, grama e miligrama são medidas de capacidade.

d) (   ) A balança é um instrumento de medida de massa.

http://soo-cute-rawr-kawaii-dinossaur.blogspot.com/2012/10/gifs-do-filme-meu-malvado-favorito.html

7. Associe cada massa à unidade de medida adequada.

8. Na lista de compras a seguir, uma parte das unidades de medidas ficou manchada de suco de uva. Quais seriam as unidades de medidas indicadas para estes alimentos?

Disponível em: https://tinyurl.com/y5chj4up. Acesso em 03 de set. de 2020.
https://peacelovearoundtheworld.blogspot.com/2018/03/aplausos-gifs.html

9. Observe a caixa de uva representada na imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y3apj7uz. (pdf). Atividade 9, página 55. (Adaptada). Acesso em 03 de set. de 2020.

A medida de massa dessa caixa é equivalente a   

a) (  ) 5 000 g.

b) (  ) 500 g

c) (  ) 50 g.

d) (  ) 5 g.

Quase terminando.

https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental/aula-2-matematica-4o-ano-revisao/

10. Leia com atenção o diálogo a seguir.

Quais dessas crianças beberam mais do que meio litro de suco?

a) (  ) Ana e Ricardo

b) (  ) Ana e Carolina

c) (  ) Carolina e Ricardo d) (  ) Todas as crianças

Disponível em: https://tinyurl.com/y6xdyyz9. (pdf). Rolagem 220-221. Atividade 5, página 171. Acesso em 03 de set. de 2020. (Adaptada).

https://www.megamensagens.com/gifs/recados-gifs-de-tchau/tchau00201/
https://giphy.com/stickers/turmadamonica-turma-da-monica-y-sus-amigos-and-friends-j0S0O2IWbzafdKiIbI