3ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 3º ANO – 3º CORTE - 06/11/2020
Vamos iniciar mais uma atividade de Matemática.
Medidas de Massa
Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão e açúcar, por exemplo, utilizamos medidas de massa como o grama, o miligrama e o quilograma. Para saber o valor dessa medida de massa, usamos uma balança como instrumento de medida.
O quilograma (kg), ou simplesmente quilo, é usado para medir a massa da quantidade de arroz ou de feijão em um pacote, ou a massa do corpo de uma pessoa por exemplo.
O grama (g) é utilizado para medir a massa em porções menores como uma fatia de queijo, um bife ou uma maçã.
O miligrama (mg) é amplamente utilizado para informar a medida de massa de comprimidos e de alimentos em pó, os quais têm uma massa ainda menor.
Medidas de Capacidade
Para medirmos a quantidade de leite, suco, água, óleo, gasolina, álcool entre outros utilizamos medidas de capacidade como o litro e o mililitro. Para saber o valor dessa medida de capacidade, utilizamos recipientes graduados ou com medida conhecida como garrafas, copos, jarras, colheres de sopa, galões, xícaras, canecas, taças, entre outros.
Em recipientes menores como copos, canecas, xícaras, colheres de sopa, potes de iogurtes e latas de refrigerante, as medidas de capacidade são em mililitros (mL).
Em recipientes como jarras, o galões e garrafas de refrigerante, as medidas de capacidade são dadas em litros (L).
Para a conversão de medidas de capacidade, usamos a medida de 1 litro que é equivalente a 1000 mililitros.
Seguem abaixo sugestões de links para mais aprendizagens. Cada um deles tem de 3 a 10 minutos de duração. Todos juntos duram no máximo 30 minutos. Bons estudos!!!
Realize as atividades.
1. Observe os recipientes na imagem a seguir.
Sabe-se que todos eles estão cheios de água. Qual deles pode conter exatamente 1 litro de água?
a) ( ) O tambor
b) ( ) A garrafa térmica
c) ( ) A jarra
d) ( ) O copo
2.Observe a imagem a seguir.
Quantos quilos Mônica está carregando?______________________________________________________________________________
3. Observe as caixas de suco na imagem a seguir.
Para ter a mesma capacidade de 2 caixas cheias de suco de laranja, a quantidade mínima de caixas cheias de suco de maçã é igual a
a) ( ) 2
b) ( ) 4
c) ( ) 6
d) ( ) 8
4. Observe a imagem a seguir.
Luna usou duas medidas completas de cada um desses baldes para encher a piscina do bebê.
Qual é a medida da capacidade máxima dessa piscina?
a) ( ) 8 litros.
b) ( ) 10 litros.
c) ( ) 16 litros.
d) ( ) 20 litros.
5. O avô de Mateus toma um remédio em que cada comprimido apresenta os componentes e as quantidades especificadas a seguir.
a) Qual é a massa total de 13 desses comprimidos em miligramas?_______________________________________________________________
b) Escreva, em gramas e miligramas, a massa total desses comprimidos. _______________________________________________________________
6. Marque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas:
a) ( ) Um quilograma equivale a 1 000 miligramas.
b) ( ) 5 litros equivalem a 5 000 mililitros.
c) ( ) Quilograma, grama e miligrama são medidas de capacidade.
d) ( ) A balança é um instrumento de medida de massa.
7. Associe cada massa à unidade de medida adequada.
8. Na lista de compras a seguir, uma parte das unidades de medidas ficou manchada de suco de uva. Quais seriam as unidades de medidas indicadas para estes alimentos?
9. Observe a caixa de uva representada na imagem a seguir.
A medida de massa dessa caixa é equivalente a
a) ( ) 5 000 g.
b) ( ) 500 g
c) ( ) 50 g.
d) ( ) 5 g.
Quase terminando.
10. Leia com atenção o diálogo a seguir.
Quais dessas crianças beberam mais do que meio litro de suco?
a) ( ) Ana e Ricardo
b) ( ) Ana e Carolina
c) ( ) Carolina e Ricardo d) ( ) Todas as crianças
Disponível em: https://tinyurl.com/y6xdyyz9. (pdf). Rolagem 220-221. Atividade 5, página 171. Acesso em 03 de set. de 2020. (Adaptada).