3ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 5º ANO – 3º CORTE - 06/11/2020

https://www.purebreak.com.br/noticias/5-motivos-para-voce-amar-a-primavera-vem-aproveitar-a-estacao-ao-maximo/18868

Vamos iniciar as atividades.

https://br.pinterest.com/pin/753297475144079404/

Figuras geométricas espaciais

As formas geométricas espaciais estão presentes em nosso cotidiano. Ao observarmos objetos ao nosso redor, conseguimos relacioná-los aos sólidos geométricos, por exemplo: uma bola de futebol se parece com uma esfera, uma casquinha cônica de sorvete parece um cone, um dado parece um cubo, uma caixa de sapato parece um paralelepípedo (bloco retangular) e assim por diante, entre tantos outros exemplos.

As formas geométricas espaciais são aquelas que possuem volume, diferente das figuras geométricas planas.

As formas geométricas espaciais se dividem em dois grandes grupos: os poliedros e os corpos redondos.

Os poliedros possuem apenas faces planas, enquanto os corpos redondos, possuem faces arredondadas e possuem também a característica de “rolar”.

Vejamos alguns exemplos:

Dentro do conjunto de todos os poliedros, existem dois grupos muito importantes: os prismas, que possuem duas bases congruentes e paralelas em planos distintos; e as pirâmides, que possuem apenas uma base poligonal.

Veja a figura a seguir.

Em relação aos poliedros, devemos conhecer os três elementos que formam um poliedro: face (região plana), aresta (encontro das faces) e vértice (encontro das arestas).

Além de reconhecer esses elementos, é importante reconhecer a quantidade de cada um.

Exemplo:

O paralelepípedo possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices.

Sabendo identificar quais são as formas das faces e a quantidade de cada, podemos planificar cada sólido geométrico estudado.

Planificação de sólidos geométricos

planificação de sólidos geométricos é uma forma de apresentar os sólidos usando apenas um plano, ou seja, é uma forma de representar um objeto tridimensional em apenas duas dimensões. Para tanto, basta construir cada superfície externa do sólido do modo como essa figura seria no plano, respeitando suas medidas.

Exemplo:

Realize as atividades.

http://so-para-menores.blogspot.com/2012/04/o-lapis.html

1. Complete as frases escrevendo o nome dos sólidos geométricos correspondentes.

a) Uma bola de futebol lembra uma_______________________.

b) Uma caixa de sapato lembra um _______________________.

c) Uma lata de refrigerante lembra um ___________________.

d) Uma casquinha de sorvete lembra um _________________.

e) Um dado de jogo de tabuleiro lembra um ______________.

2. Assinale a alternativa em que os dois sólidos geométricos representados só têm superfícies planas, ou seja, sejam poliedros.

http://soo-cute-rawr-kawaii-dinossaur.blogspot.com/2012/10/gifs-do-filme-meu-malvado-favorito.html

3. Assinale a alternativa em que os dois sólidos geométricos representados sejam corpos redondos.

4. Relacione o sólido geométrico com a sua forma planificada:

https://pedagogiandoprofessoranayara.blogspot.com/2020/06/figurinha-whatsapp.html

5. Qual é o sólido geométrico que podemos formar com as seguintes regiões planas?

6. Qual é o sólido geométrico que podemos formar com as seguintes regiões planas?

http://2.bp.blogspot.com/-xg4GDhpet8w/US5BlIkZMLI/AAAAAAAAA2Q/rNH6xid5rnY/s1600/palmas20parabens1.gif

7. Entre as figuras a seguir, circule as que representam um corpo redondo e faça um retângulo em volta das que representam um poliedro.

8. Quantas faces, quantos vértices e quantas arestas possui uma pirâmide de base quadrada?

Falta pouco. Quase terminando!!!

https://www.domestika.org/pt/projects/564460-ilustraciones-animadas-dramaonline

9. Observe o prisma a seguir. Qual o número de faces, de vértices e de arestas do prisma a seguir?

10. Escreve a nome da figura geométrica relacionada a cada objeto a seguir:

Até a próxima atividade.

https://giphy.com/gifs/LOW77oa1jnkCQF85Pd/html5