A. VISUAIS 2° CORTE – A ARTE DOS JOGOS - 20/06/2022

5º ANO

A ARTE DOS JOGOS

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento /Conteúdos:

Processos de Criação:

Sentidos Plurais

Criação e ressignificação em artes visuais

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais enacionais.

Matrizes Estéticas e Culturais: Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentesmatrizes estéticas e culturais em diferentes épocas.

Materialidades e Imaterialidades:

-Formas de expressão artística.

-Tecnologias e recursos digitais.

-Arte e Web

HABILIDADES:

Habilidades:

(GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.

(GO-EF05AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.

(GO-EF05AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, assim como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo de forma sensível.

(GO-EF05AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando-os com as experiências em artes visuais e as outras linguagens artísticas.

(GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criaçãoe interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.

E aí, você já deve saber que Jogo Eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. … As pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas, mas com moderação…

Fonte:https://www.revide.com.br/blog/sheldon-assis/e-possivel-conciliar-jogos-eletronicos-e-educacao/ Acesso em: 20/03/2021

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: