A. VISUAIS 2° CORTE – ARTE QUE VEM DO MAR - 26/04/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

4º ANO

Arte que vem do mar

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento/ Conteúdos:

Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial.

HABILIDADES:

(GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento e o reconhecimento da alteridade.

A arte que vem do mar….

     O nosso país, o Brasil, é um país que foi formado por muitos povos; a nossa matriz cultural inclui as matrizes indígenas, africanas e europeias.

     Os portugueses deixaram uma herança cultural de valor notável para nosso país. Pelas águas do mar vieram para cá as histórias, a cultura e os costumes de um povo. A partir do mar foi possível unir dois países e seus povos. O verde e o vermelho são as cores da bandeira portuguesa. Podemos observar que o verde está em nossas florestas e o vermelho na madeira do pau-brasil, origem da relação de duas terras separadas pelo mar.

     Sabemos que os azulejos são de uso utilitário. Em nossas casas é possível notar sua presença, mas vamos aprender sobre essa importância no contexto da Arte! A arte da azulejaria é uma manifestação artística e cultural trazida pelos portugueses e disseminou aqui no Brasil nas igrejas e em painéis modernistas de várias cidades brasileiras, e também na arte contemporânea. Vamos pesquisar na internet alguns painéis de azulejos em nossa cidade? Também podemos prosseguir a pesquisa dessa manifestação artística no nosso estado, e depois em nosso país! No futuro você poderá realizar uma expedição cultural por esses locais.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_ed4161c8413e46b88adecb5dc4d1289e.pdf