A. VISUAIS 2° CORTE – CONHECENDO A ARTE COLONIAL BRASILEIRA 1 - 09/05/2022

3º ANO

CONHECENDO A ARTE COLONIAL BRASILEIRA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial.

HABILIDADES:

(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais.

ARTE COLONIAL BRASILEIRA

Arte colonial é a produção artística brasileira do Brasil colônia, quando o território era uma colônia do império português. O Barroco foi o principal movimento artístico do Brasil colonial. Traços da cultura europeia influenciaram a arte colonial brasileira: simplicidade e enriquecimento artístico. A arte de esculpir foi trazida e ensinada por jesuítas portugueses aos índios e negros. O índio mostrou-se muito hábil na imitação, o negro, por sua vez, adaptava-se mais facilmente e destacou-se no desenho, na arte, no talhe…. Assim, religiosos e mestres vindos de Portugal catequizaram e ensinaram o índio e o negro a esculpir muitos trabalhos considerados a base da arte Barroca brasileira. A prioridade foi construir casas e engenhos para receber os imigrantes e colonizadores. Por isso a Arte Colonial Brasileira é uma arte arquitetônica, bem simples, com estruturas retangulares e paredes de madeira ou taipa e telhados de palha. As primeiras pinturas não foram feitas por brasileiros, e sim estrangeiros que foram enviados para o Brasil por exploradores interessados na nova colônia. Exemplo é a Missão Holandesa, com pintores como: Frans Post e Albert Eckhout que se interessavam pela natureza e registraram as plantas, os frutos e as belas paisagens brasileiras.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: