A. VISUAIS 2° CORTE – CONHECENDO A ARTE DE DECY GRAFFITI - 20/06/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

3º ANO

CONHECENDO A ARTE DE DECY GRAFFITI

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Processos de Criação: Sentidos Plurais.

Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística.

Matrizes Estéticas e Culturais: Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais em diferentes épocas.

HABILIDADES:

(GO-EF03AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido de pertencimento a esses espaços e aos contextos afetivos e sociais.

(GO-EF03AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, tais como: desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e colaborativo.

(GO-EF03AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando com as experiências em artes visuais, respeitando o repertório pessoal e coletivo.


A ARTE DE DECY GRAFFITI

É artista goiano e deu início à sua produção acompanhando seu filho nas ruas, que queria ser artista grafiteiro. No seu trabalho e pinturas de painéis, procura exaltar as referências das culturas afro/negros e indígenas, geralmente crianças e dando destaque aos olhos. Como se fossem olhos olhando a cidade. Decy sempre se identificou desenhando rostos e faces, pois tem maior facilidade. Quanto à técnica, o artista evolui e vai aprimorando suas produções. É um trabalho na cidade que permanece por um tempo e vai sumindo aos poucos. Os grafites são pintados em paredes, muros, viadutos e caixas de energia. O artista já fez grafites em diversas cidades como: Campo Grande, Bahia, Pernambuco e Brasília. Em Goiás, nosso estado, além de Goiânia, tem também em Rio Verde e Itumbiara. A arte urbana passou a ser conhecida e percebida por muitos, e valorizada por arquitetos, pessoas que querem um grafite na parede da casa, ou em um quarto, no muro e outros espaços. Aos poucos, as pessoas vão diferenciar a intervenção na cidade, o trabalho artístico grafite da pichação como vandalismo. Arte urbana é o que ele faz! Usa cores em grafites espalhados pela cidade como arte de rua 

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_d9f8b53814c5441bba6a1a6152491674.pdf/