A. VISUAIS 2° CORTE – CONHECENDO AS FESTAS POPULARES - 26/05/2022

3º ANO

CONHECENDO AS FESTAS POPULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial.

Matrizes Estéticas e Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais, locais e regionais e seus artistas representantes

HABILIDADES:

(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais.

(GO-EF03AR03-A) Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional, especificamente, bem como produzir a partir das obras estudadas, desenvolvendo a sua criatividade e a poética individual.

Olá, estudantes! Você sabia que existem várias formas de manifestações artísticas? Uma delas é a arte popular. Vocês sabem o que é arte popular? A arte popular expressa a sabedoria de um povo. Em qualquer parte do mundo, alguém pode estar fazendo um objeto, uma escultura ou ainda dançando como os seus antepassados. Essa cultura, que persiste por séculos, desde os seus primórdios é transmitida de geração a geração. Os temas abordados retratam o cotidiano da vida e os materiais utilizados são simples e abundantes na região dos quais esses objetos são nativos. Os artistas e os artesãos, em geral, são anônimos, são cidadãos do povo que fazem arte sem ter frequentado uma escola de arte ou até mesmo um ensino básico. Em algumas regiões do Brasil, a comercialização do artesanato é fundamental para a economia das famílias. A arte popular tem aspectos muito abrangentes, que vão desde as danças, a música, o teatro até as artes plásticas e a arquitetura. Uma das mais conhecidas é a Festa Junina, caracterizada pela comida típica, pela música, pela dança, pela decoração tradicional, pelas brincadeiras. Muitos artistas representam a arte popular em suas obras. Vamos ver alguns?

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

3º ANO

CONHECENDO AS FESTAS POPULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial.

HABILIDADES:

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: