A. VISUAIS 2° CORTE – CONHECENDO ESCULTURAS - 20/06/2022

3º ANO

CONHECENDO ESCULTURAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial.

Processos de Criação: Criação e ressignificação em artes visuais.

Matrizes Estéticas e Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais, locais e regionais e seus artistas representantes.

HABILIDADES:

(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais.

(GO-EF03AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.

(GO-EF03AR03-A) Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional, especificamente, bem como produzir a partir das obras estudadas, desenvolvendo a sua criatividade e a poética individual.

Olá, estudante! Você sabia que as obras de arte podem ser apreciadas de várias formas? Lembra-se da atividade anterior em que aprendemos um pouco sobre escultura. Nesta atividade vamos aprender mais sobre esculturas em que o artista expressa suas emoções por meio de objetos que ele constrói. A escultura é uma arte que transforma materiais como pedra, madeira, gesso, mármore, bronze, terracota, ferro, papel, isopor e sucatas em objetos, figuras e formas que chamamos de obras com formas em três dimensões ou tridimensionais, pois elas têm altura, largura e profundidade. E o mais interessante é que podemos rodeá-las e apreciá-las por todos os lados. E existem várias ferramentas e técnicas como esculpir, talhar, modelar, etc.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: