A. VISUAIS 2° CORTE – GRAFITE COM DECY - 26/05/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

5º ANO

GRAFITE COM DECY

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Processos de Criação: Sentidos Plurais/Criação e ressignificação em artes visuais.

HABILIDADES:

(GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.

(GO-EF05AR06) Dialogar sobre a sua criação e a dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. 

VALTECY FERREIRA BATISTA – DECY GRAFFITI

      Arte urbana é o que ele faz! Usa cores em grafites espalhados pela cidade como arte de rua. É artista goiano e deu início à sua produção acompanhando seu filho nas ruas, que queria ser artista grafiteiro. No seu trabalho e pinturas de painéis, procura exaltar as referências das culturas afro/negros e indígenas, geralmente crianças e dando destaque aos olhos. Como se fossem olhos olhando a cidade. Decy sempre se identificou desenhando rostos e faces, pois tem maior facilidade. Quanto à técnica, o artista evolui e vai aprimorando suas produções. É um trabalho na cidade que permanece por um tempo e vai sumindo aos poucos… Os grafites são pintados em paredes, muros, viadutos, caixas de energia…

     O artista já fez grafites em diversas cidades como: Campo Grande, Bahia, Pernambuco e Brasília. Em Goiás, nosso estado, além de Goiânia, tem também em Rio Verde e Itumbiara. A arte urbana passou a ser conhecida e percebida por muitos, e valorizada por arquitetos, pessoas que querem um grafite na parede da casa, ou em um quarto, no muro e outros espaços. Aos poucos, as pessoas vão diferenciando a intervenção na cidade, o trabalho artístico grafite da pichação como vandalismo.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_a17fe023ffab491c92d6635022ec329f.pdf