A. VISUAIS 2° CORTE – GRAFITEIROS GÊMEOS, KOBRA E CRANIO - 26/05/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

5º ANO

GRAFITEIROS: GÊMEOS, KOBRA E CRANIO

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Processos de Criação: Sentidos Plurais/Criação e ressignificação em artes visuais

HABILIDADES:

(GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. 

(GO-EF05AR06) Dialogar sobre a sua criação e a dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. 

GRAFITE

Arte urbana que ocupa o espaço das ruas e atinge democraticamente todos que por elas circulam, causando admiração, repulsa ou ainda indiferença. Manifestação artística presente em nossa vida, aguçando nosso olhar diariamente.

O grafite é uma intervenção na cidade, ocupando muros e paredes, geralmente espaços públicos, com o objetivo de estimular ou tecer uma crítica social. Grafite tem origem na palavra italiana “graffito”, que significa “escrita feita com carvão”.

  • Spray art: com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas, imagens ou palavras;
  • Stencil art: feita a partir de um cartão/máscara ou matriz com formas recortadas que são colocadas no local, recebem o spray de tinta, que passa pelos orifícios do desenho. Ao retirar a máscara, a imagem fica impressa no muro ou parede;

Saiba mais: https://www.culturagenial.com/grafite/

https://www.todamateria.com.br/grafite-arte-urbana/

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_d2d8b0b264e64077bf1530cec6288247.pdf