A. VISUAIS 2º CORTE – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. - 26/04/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

4º ANO

Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Matrizes Estéticas e Culturais:

Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas.

Materialidades e Imaterialidades:

Patrimônio cultural material e imaterial.

HABILIDADES:

(GO-EF05AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando-os com as experiências em artes visuais e as outras linguagens artísticas.

(GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento e o reconhecimento da alteridade.

     Os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais são elementos importantes da cultura brasileira. Foram passados de geração em geração e muitas vezes, desconhecemos a sua origem. Algumas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, outras pelos africanos e outras já eram praticadas pelos indígenas que aqui viviam. Muitas dessas brincadeiras sofrem variações no nome e na forma de brincar nas diversas regiões do Brasil, mas as regras são bem parecidas. Veremos que vários artistas exploraram esse tema em suas obras.

     Os jogos, brinquedos e brincadeiras, além de divertidos, nos ensinam muito. Por meio deles podemos aprender um pouco mais sobre os povos que deram origem à cultura brasileira.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_17ea4638160e4c40a770a67e91f59f49.pdf