A. VISUAIS 3° CORTE – A GRAVURA - 04/07/2022

3º ANO

A GRAVURA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Artistas e artesãos.

Processos de Criação: Relação dos processos de criação e a produção autônoma entre as diversas linguagens artísticas.

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.

HABILIDADES:

(GO-EF03AR07-B) Conhecer e respeitar os artistas e artesãos locais e regionais, bem como estabelecer relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica.

(GO-EF03AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma entre as diversas linguagens artísticas, respeitando suas experiências, suas vivências e suas percepções.

(GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade.

Olá, estudante! Lembra-se que já vimos que as obras de arte podem ser apreciadas de várias formas? Nesta atividade vamos aprender sobre a gravura. Que é a arte na qual o artista expressa suas emoções através da impressão no papel, de formas gravadas em diversos tipos de material, permitindo a sua reprodução a partir de uma matriz. Consiste em transferir uma imagem a partir de outro tipo de suporte e existem vários tipos de gravuras: xilogravura, feita sobre a madeira; a litografia, feita sobre a pedra; a serigrafia, feita sobre tecido, etc. Através da sua arte, os gravuristas nos mostram pessoas, paisagens e objetos do mundo que nos cerca. Eles aprendem a fazer gravuras observando, analisando e capturando momentos significativos de nossa vida através de seu olhar, brincando com as formas e cores invertidas. Assim cada gravurista inventa seu jeito próprio de gravar e imprimir as formas que imagina.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: