A. VISUAIS 3° CORTE – A PINTURA - 04/07/2022

2º ANO

A PINTURA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Processos de Criação: Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas.

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.

HABILIDADES:

(GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais, sociais e culturais.

(GO-EF02AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo as noções de alteridade, reconhecimento e respeito à diversidade.

(GO-EF02AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística

Olá, estudantes! Você já sabe que as obras de arte podem ser apreciadas de várias formas. Lembra-se das atividades anteriores em que aprendemos sobre gravura e escultura? Nesta atividade vamos aprender sobre pintura, que é a arte em que o artista expressa suas emoções e momentos da vida por meio de imagens. É importante observar as cores usadas, perceber os movimentos das pinceladas, a textura da tinta (se é grossa ou bem diluída), como as formas e as figuras foram divididas e completadas nos espaços, os temas preferidos. Ele pode utilizar tintas, lápis, canetas, pincéis, espátulas e diversos outros materiais alternativos para representar o mundo como veem. Os pintores aprendem a representar o mundo: ao observá-lo, ao refletir sobre ele e ao produzir imagens por meio de movimentos das mãos ao brincar com as cores, texturas e formas ao utilizar o espaço e os limites dos suportes. Os suportes podem ser bem variados: telas, papéis, paredes, madeiras, azulejos, etc.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: