A. VISUAIS 3° CORTE – ARTE POPULAR - 04/07/2022

1º ANO

ARTE POPULAR

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.

Processos de Criação: Sentidos plurais. Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas.

HABILIDADES:

(GO-EF01AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo.

(GO-EF01AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo. (GO-EF01AR23) Reconhecer e experimentar em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais e sociais.

Olá estudante! Hoje você vai conhecer mais um pouco sobre Arte Popular e como alguns artistas populares nacionais se expressaram usando diferentes temas e técnicas. Na atividade anterior você aprendeu que: “Arte Popular” expressa a sabedoria de um povo. Em qualquer parte do mundo, alguém pode estar fazendo um objeto, uma escultura ou ainda dançando como os seus antepassados. Essa cultura, que persiste por séculos, desde os seus primórdios é transmitida de geração a geração. Os temas abordados retratam o cotidiano da vida e os materiais utilizados são simples e abundantes na região dos quais esses objetos são nativos.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: