A. VISUAIS 3° CORTE – BRINCADEIRAS DE CRIANÇA - 04/07/2022

1º ANO

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.

Processos de Criação: Sentidos plurais. Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas.

HABILIDADES:

(GO-EF01AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo.

(GO-EF01AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo.

(GO-EF01AR23) Reconhecer e experimentar em projetos temáticos as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais e sociais.

Olá, estudante! Você gosta de brincar? Pense qual é sua brincadeira favorita? E com seus colegas, o que mais gostam de brincar…? Sabia que muitos artistas fizeram pinturas sobre as brincadeiras de infância? Relembraram as brincadeiras de quando eles eram crianças e pintaram nas telas. Alguns artistas brasileiros que representaram o tema infância: Tarsila do Amaral, cândido Portinari, Ivan Cruz, Ricardo Ferrari e muitos outros…

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: