A. VISUAIS 3° CORTE – CONHECENDO UM MUSEU - 04/07/2022

3º ANO

CONHECENDO UM MUSEU

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Sistema das artes visuais. Artistas e artesãos.

Processos de Criação: Relação dos processos de criação e a produção autônoma entre as diversas linguagens artísticas.

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.

HABILIDADES:

(GO-EF03AR07-A) Conhecer, valorizar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, ampliar o sentido de pertencimento a uma cultura, aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais, ampliar o seu repertório imagético, estético, bem como o pensamento crítico e sensível.

(GO-EF03AR07-B) Conhecer e respeitar os artistas e artesãos locais e regionais, bem como estabelecer relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica.

(GO-EF03AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma entre as diversas linguagens artísticas, respeitando suas experiências, suas vivências e suas percepções.

(GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade.

Olá, estudantes! Vocês sabem onde estão as obras de arte? Os museus de arte são lugares onde as pessoas podem ver e apreciar coleções de imagens e objetos artísticos, culturais, científicos, arqueológicos e históricos, que os artistas produziram ao longo do tempo e que fazem parte dos bens materiais e imateriais de uma sociedade. Essas imagens e objetos revelam o que os artistas pensavam, como as pessoas de seu tempo viviam e como eles representam o seu pensamento e emoção em suas obras. Há museus com obras de arte produzidas em diversas épocas, por diferentes artistas. Existem, também, museus que se especializaram em obras de arte só de um período, como os museus de arte moderna ou de arte contemporânea.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: