A. VISUAIS 3° CORTE – FIGURA E FUNDO – PRIMEIRO E SEGUNDO PLANO - 04/07/2022

4º ANO

Figura e Fundo/Primeiro e Segundo Plano

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais.

Processos de Criação:

-Relação dos processos criação, produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas.

• Criação e ressignificação em artes visuais.
  • Sentidos plurais

HABILIDADES:

(GO-EF04AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade.

(GO-EF04AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral, entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais.

Você sabe o que é figura e fundo na obra de arte?

Vamos continuar nosso estudo e conhecer um pouco mais?

Figura seria o que aparece na frente e é, também, considerado como primeiro plano. Então, o que caracteriza o fundo é o que está atrás da figura principal, ou seja, o que está ao redor da imagem central na obra de arte ou na fotografia, o fundo é considerado também como segundo plano.

Primeiro e Segundo plano

Se você tira uma selfie próximo a uma paisagem, a sua imagem é a figura central, você está como primeiro plano, enquanto a paisagem (que é cenário) é o fundo, considerado segundo plano. Isso pode ser observado no desenho, na pintura, na fotografia ou mesmo no cenário de uma peça de Teatro.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: