ATIVIDADE 10 – MATEMÁTICA – 3º ANO - 05/07/2021
Preparados para a aula de hoje?
Estudaremos a resolução de problemas com dados apresentados em tabelas e gráficos.
As tabelas e os gráficos estão presentes em jornais, revistas e outros meios de comunicação. São utilizados para demonstrar de forma mais rápida e fácil uma situação envolvendo números. Podem apresentar o número de produtos mensais vendidos por uma loja, o consumo mensal de água ou energia elétrica de uma família, entre diversas outras situações. Veja no vídeo abaixo:
Exercícios no Caderno:
Veja, na tabela seguinte, a quantidade de álcool vendida no primeiro bimestre de 2021 em uma farmácia:
VENDA DE ÁLCOOL EM GEL | ||
TIPO DE ÁLCOOL | janeiro | fevereiro |
Em gel | 125 | 134 |
Líquido | 247 | 236 |
Qual o total de sabonetes vendidos no mês de fevereiro?
Quantas unidades de álcool líquido foram vendidas em janeiro?
Em que mês foi vendida a maior quantidade de álcool em gel?
Em que mês foi vendida a maior quantidade de álcool líquido?
O parque zoológico de Goiânia registrou, na tabela a seguir, a quantidade de entradas vendidas no último final de semana.
VENDA DE INGRESSOS | ||
TIPO DE INGRESSO | Sábado | Domingo |
Meia entrada | 243 | 182 |
Inteira | 95 | 76 |
TOTAL | 338 | 258 |
Qual o total de ingressos vendidos no sábado?
Qual o total de ingresso vendidos no final de semana?
No domingo, foram vendidas quantas meias entradas a mais do que inteiras?
Em qual dos dois dias foram vendidos mais ingressos? Quantos a mais?
Um professor de Educação física registrou as alturas de quatro estudantes que fazem parte do time de futebol da escola, no gráfico a seguir:
Responda em seu caderno:
Qual é o jogador mais alto? Qual a altura dele?
Qual a altura do jogador mais baixo?
Quantos centímetros que o jogador mais alto tem a mais que o jogador mais baixo?