ATIVIDADE 11 – LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ANO - 20/07/2021

Histórias em quadrinhos e tirinhas

1. Reescreva a história em quadrinhos, transformando-a em um texto narrativo. Não esqueça de utilizar linguagem própria dos diálogos (travessão, exclamação interrogação, ponto final…).

A onomatopeia é um recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos, porque reproduz na escrita os sons que existem ao nosso redor.

2. Qual é o significado da onomatopeia CRIIINCH?

Disponível em https://static.todamateria.com.br/upload/mo/ni/monica.jpg. Acesso em: 18 de maio de 2021.

3. Qual é o significado da onomatopeia GRR e POW?

4. O que acontece no primeiro quadrinho?

5. Qual história Cascão pede que seu pai lhe conte?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KYy9hDn2MHcRbZRtH7utC2BE847KGZBverXKQH8aHDWJSNtnVJBcYmzQbp8q/desenvolvimento. Acesso em: 18 de maio de 2021.

6. Observe o que aconteceu com Chico Bento e em seguida responda as atividades.

A) Quem são os personagens da história?

B) O que vemos no primeiro quadrinho?

C) A fala do Chico Bento no primeiro quadrinho é dita com tranquilidade? Justifique.

D) O que vemos no segundo quadrinho?

E) Por que Zé Lelé está almoçando ao invés de salvar o Chico Bento?

Contos e lendas

Leia o texto e responda as atividades a seguir.

O Curupira

No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.

O melhor que se faz é sair dali correndo.

O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás.

   O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente, montado em um porco-do-mato.

Texto disponível em https://brainly.com.br/tarefa/31467700. Acesso em: 18 de maio de 2021.

7. Como é o Curupira? Descreva suas características.

8. O que o Curupira faz com os caçadores?

9. O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?

10. Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?

11. Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?

(A) Gritos longos e estridentes.      

(B) Árvores destruídas no caminho.

(C) Rastros de porco-do-mato.                

(D) Sons de tempestade.

12. O Curupira testa a resistência das árvores para

(A) protegê-las dos índios.

(B) saber se elas não cairão com a chuva forte.

(C) atrair suas vítimas humanas.

(D) assustar os destruidores da floresta.

Texto de divulgação científica

Tartaruga-comum

A tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta) também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartaruga marinha pertencente à família Cheloniidae.

Habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo. Atualmente é a única espécie do género Caretta. Passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar. O seu potencial de reprodução é extremamente baixo; as fêmeas põem em média quatro ninhadas de ovos e posteriormente passam por um período de aquiescência no qual não põem ovos durante dois ou três anos.

A tartaruga-marinha-comum atinge a maturidade sexual entre os 17 e os 33 anos e a sua expectativa de vida é de 47 a 67 anos.

As tartarugas adultas medem em média 90 cm de comprimento e têm um peso médio de 135 kg, embora também se tenham registado exemplares maiores com um comprimento de até 213 cm e um peso de até 545 kg. A cor da pele varia entre amarelo e castanho, e a carapaça é tipicamente castanha–avermelhada. A diferença mais notável entre fêmeas e machos é que os machos têm caudas mais grossas e carapaças mais curtas do que as fêmeas. Não existe dimorfismo sexual entre as fêmeas e machos juvenis.

É uma espécie omnívora, que se alimenta principalmente de invertebrados que vivem no leito marinho. As suas mandíbulas são grandes e poderosas e servem como uma ferramenta eficaz para desfazer as presas. As tartarugas recém-nascidas têm vários predadores e os ovos são especialmente vulneráveis aos predadores e organismos terrestres. Quando atingem a idade adulta, o seu enorme tamanho faz com que os seus predadores se limitem basicamente aos grandes animais marinhos, como os tubarões.

É considerada uma espécie em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os equipamentos de pesca deixados ao abandono são um dos principais fatores responsáveis por numerosas mortes de tartarugas marinhas, incluindo a C. caretta. Em certos casos, também podem afogar-se quando ficam presas nas redes de arraste. Por forma a reduzir a mortalidade, são utilizados nas redes dispositivos que excluem as tartarugas marinhas das redes de pesca, o que lhes proporciona uma via de escape caso fiquem presas. A perda de praias adequadas para a desova e nidificação, e a introdução de predadores exóticos afetam consideravelmente as populações de C. caretta. Os esforços de conservação requerem a cooperação internacional, já que estas tartarugas vagueiam por vastas áreas e as praias de desova essenciais para a sua reprodução estão disseminadas por muitos países.

Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-comum. Acesso em: 18 de maio de 2021.

13. Qual é o assunto desse texto?

14. Pesquise no dicionário e escreva os significados:

Omnívora___________________________________________________________________

Mandíbulas _________________________________________________________________

15. Agora é hora de produzir seu texto científico! Você vai se planejar para produzir um texto sobre as abelhas. Pesquise tudo sobre elas: onde vivem, como vivem, quanto pesam, quanto medem, o que comem… Se possível, coloque imagens. Não se esqueça de organizar seu texto dividindo-o em parágrafos. Preste atenção na pontuação também.

Se quiser, poderá baixar essa atividade e imprimí-la. Bons estudos!