ATIVIDADE 11 – LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO - 20/07/2021

Texto I

Brigadeiro tradicional

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó Garoto (27 g)

1 colher (sopa) de manteiga

manteiga ou margarina para untar

130 g de chocolate granulado

Modo de preparo:

  • Numa panela de tamanho médio, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga.
  • Leve ao fogo baixo, mexendo continuamente com uma colher de pau. Para identificar o ponto certo, incline ligeiramente a panela: se a massa começar a se desprender do fundo, o doce já está pronto.
  • Passe a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente.
  • Unte as mãos com manteiga e, com a ajuda de uma colher de chá, pegue porções da massa e modele as bolinhas de brigadeiro, passando-as em seguida pelo chocolate granulado.
  • Coloque os docinhos em forminhas de papel e sirva (para uma bolinha de 2 cm de diâmetro, use forminhas número 5).

Disponível em https://www.garoto.com.br/receitas/detalhe/92#1. Acesso em: 18 de maio de 2021.

1. Que gênero textual é esse que você acabou de ler?

2.  Qual a finalidade desse tipo de texto?

3. Em quantas partes podemos dizer que o texto foi dividido? Quais são elas?

4. Se uma parte do texto for retirada, conseguiremos fazer a receita com sucesso? Por quê?

5. Leia: “Leve ao forno por 30 minutos à 180ºC para gratinar.” O que você acha que significa gratinar?  

6. Agora é sua vez! Pergunte sua mãe qual é a receita que ela mais gosta de fazer em sua casa e escreva a receita aqui.

7. Leia o texto a seguir observando as regras. Responda as atividades e como sugestão, confeccione o tabuleiro e divirta com sua família.

JOGO DA ONÇA

1. Ao começar o jogo, arrume um tabuleiro conforme o diagrama que a professora entregou. Use um tipo de peças que representarão os 14 cachorros e outra que representarão a onça.

2. O jogo da Onça é praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a onça e o outro com os outros 14 cachorros.

3. O lance inicial cabe ao jogador que estiver com a onça, a partir daí os jogadores alternam as jogadas, um lance por vez.

4. O jogador tem permissão para tocar e arrumar as peças no tabuleiro. Isso deve ser feito apenas quando a jogada estiver na sua vez.

5. A mão de quem não está jogando nunca deve estar no tabuleiro.

6. A onça se movimenta no tabuleiro em linha reta para qualquer casa adjacente que esteja vazia, em qualquer direção, uma casa por vez.

7. A onça pode capturar um cachorro quando salta sobre ele e o movimento final for a uma casa vazia. Dessa forma o cachorro é retirado do tabuleiro como parte da mesma jogada. A captura pode ocorrer em todos os sentidos: para frente, para trás, para as diagonais ou para os lados do tabuleiro somente em linha reta.

8. A captura pela onça não é obrigatória, se numa mesma jogada se apresentar mais de uma possibilidade de capturar os cachorros, o jogador poderá executar o lance que capture todos os cachorros ou não.

9. O cachorro se movimenta no tabuleiro em linha reta para qualquer casa adjacente que esteja vazia, em qualquer direção, uma casa por vez. O jogador com os cachorros não pode capturar a Onça.

10. Objetivo do jogo: o jogador com a Onça, quando consegue capturar 5 (cinco) cachorros, vence a partida. O jogador com os cachorros vence a partida, quando consegue imobilizar a Onça de tal maneira, que ela fique sem possibilidade de movimento no tabuleiro.

11. Caso de empate: se durante uma partida for comprovado que uma posição se repetiu 4 vezes, a partida estará empatada. Também chamado de empate pela repetição de lances, deve ser reclamado pelo jogador no momento que ocorrer. 12. O sistema de pontuação será 3 (três) pontos por vitórias, 1 (um) ponto por empate e 0 (zero) ponto por derrota.

Disponível em: https://www.domfeliciano.rs.gov.br/arquivos/5%C2%BA_ano_3%C2%AA_sem_19114203.pdf. Acesso em: 01 de jun. de 2021.

A) Qual é o título do texto?

B) Esse texto pertence a qual gênero textual?

C) Esse texto tem uma função. Qual é essa função?

D) Quais são os materiais necessários para confeccionar um jogo como esse?

E) A partir de qual faixa etária (idade) é possível brincar com esse jogo?

F) Quem será o vencedor do jogo?

8. Converse com sua mãe e descubra qual era a brincadeira que ela mais gostava quando criança e como ela brincava e escreva aqui as regras.

9. Os sinais de pontuação nos ajuda a demonstrar nossos sentimentos através da escrita. Observe as imagens e relacione-as com as frases.

(    ) Hum… Será que vai demorar?

(    ) Quando terminar vou tomar um café.

(    ) Minha cara pensando no final de semana.

(    ) Opa! Chegou minha vez!

Agora é sua vez! Crie as suas frases de acordo com cada expressão usando corretamente os sinais de pontuação.

Leia o texto a seguir:

Na barriga da vaca

Polegarzinho – Uma pessoa do meu tamanho nunca se pode distrair. Olha o que me foi acontecer! E agora o que é que eu faço? Socorro! Salvem-me! Estou dentro da barriga da vaca! Estou-me a afogar em erva! Tirem-me daqui! Não quero mais erva! (Próximo dali dois ladrões observam…)

Ladrão 1 – Aquela vaca está completamente doida. Quanto mais erva come, mais diz que não quer comer.

Ladrão 2 – Ó seu estúpido, o problema não é o animal berrar que não quer comer mais erva. O problema é que as vacas não falam!

Ladrão 1 – Não tinha pensado nisso…

Polegarzinho – Socorro! Tirem-me daqui! Não quero mais erva na cabeça!

Ladrão 1 – Ainda por cima tem erva dentro da cabeça. O bicho está mesmo desesperado.

Ladrão 2 – Desesperados estamos nós, que não conseguimos roubar nada há mais de uma semana. Aquela vaca pode ser a nossa salvação.

Ladrão 1 – Como é que uma vaca nos pode salvar?

Ladrão 2 – Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada de interessante como tu, é uma grande atração. E pode render muito dinheiro. O povo gosta dessas coisas.

Ladrão 1 – Acho que já estou a perceber. A vaca diz disparates e nós ganhamos dinheiro…

Ladrão 2 – Inteligente! Toca a roubar a vaca!

Polegarzinho – Tirem-me daqui! Socorro!

Ladrão 1 – Não precisas de gritar mais, filha! Nós vamos tirar-te daí num instante!

Os ladrões roubaram a vaca e o Polegarzinho, que continuava a berrar desalmadamente dentro da barriga do animal. Em seguida dirigiram-se para a cidade, onde planeavam exibir publicamente a “vaca falante”. No caminho, que era longo, pararam para descansar e a vaca resolveu matar a sede numa poça de água. Era a oportunidade para o Polegarzinho se escapar. Escorregou pela língua da vaca e mergulhou na poça, sem que ninguém o visse. Assim se salvou. Mas o descanso durou pouco tempo. Um corvo míope, julgando que ele era uma rã ao sol, fez um voo picado na sua direção e levou-o pelos ares.

 João Paulo Seara Cardoso, Polegarzinho

Disponível em Disponível em: http://www.japassei.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=3059. Acesso em: 18 de maio de 2021.

10. Quem são as personagens deste texto?

11. O gênero textual Peça Teatral é escrito pelo diálogo entre os personagens. Pensando nisso relacione cada fala ao seu personagem:

(1) Polegarzinho

(2) Ladrão 1

(3) Ladrão 2

(  ) “aquela vaca está completamente louca…”

(  ) “Tirem-me daqui! Socorro! “

(  ) “Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada interessante como   tu, é uma grande atração… “

12. Os ladrões compreenderam que o Polegarzinho estava dentro da barriga da vaca? Justifique sua resposta com a fala de um dos personagens:

13. Você consegue identificar neste texto a presença de um narrador? Reescreva uma fala dele.

14. Polegarzinho mal saiu de uma enrascada, já se colocou em outra. Escreva um final diferente para Polegarzinho.

Se quiser, poderá baixar essa atividade e imprimí-la.

Bons estudos!