ATIVIDADE 15 – TEMA: TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA/RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO/PRONOMES/DITONGO/FONEMA – GRAFENA H – 4º ANO - 13/09/2021

A aula de hoje será sobre Texto de divulgação científica e Relatório de Observação.

Assista ao vídeo sobre Texto de divulgação científica.

Preste bastante atenção!

Muito bem! Agora leia o artigo de divulgação científica.

Por que dormimos? Entenda a importância daquelas oito horinhas noturnas de sono!

        Por: Suzana Herculano-Houzel, Departamento de Anatomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gente dorme, cachorro dorme, passarinho dorme, mosca dorme… Epa, mosca dorme? Até alguns anos atrás, acreditava-se que invertebrados, como as moscas, simplesmente “descansam”. Mas uma vez por dia, até as moscas passam por um período de várias horas de repouso, que é mais do que descanso para o corpo ‐ é sono, mesmo, com corpo e cérebro adormecidos. (…) E o que o sono proporciona ao corpo que o simples descanso não resolve? Todo mundo sabe por experiência própria que aquelas oito horinhas noturnas de sono são indispensáveis. Dá para não dormir uma noite ou outra ou dormir menos cada noite, mas as consequências são imediatas: dá aquela sensação de cansaço, fica difícil encontrar as palavras, fazer contas de cabeça… sem falar na sonolência, que é o jeito de o cérebro não deixar ninguém ficar sem dormir tempo demais. Ainda não se sabe ao certo por que é preciso dormir todo dia, mas uma dica vem da marca mais característica do sono. Ele é autorregulado, ou seja, quanto menos se dorme, mais é preciso dormir. Isso acontece porque a sonolência que precede o sono vem do acúmulo de uma substância, chamada adenosina, produzida pelo próprio funcionamento dos neurônios, as células do cérebro. Quanto mais eles trabalham, mais produzem adenosina, que vai se acumulando no cérebro. E quanto mais adenosina se acumula, mais sono a gente sente. (…) Quando finalmente adormece, o cérebro consegue limpar toda a adenosina acumulada e acorda fresquinho para um novo dia de trabalho. (…) Revista Ciência Hoje das Crianças.

Responda em seu caderno.

O que você aprendeu com a leitura do texto?

Assista outro vídeo que vai falar sobre Relatório de Observação.

Agora é a sua vez de criar um relatório de observação. Observe o experimento do vídeo acima e descreva todas as etapas que foram realizadas.

 Não esqueça do:

  • Título
  • Materiais utilizados
  • Como foi feito o procedimento
  • Conclusão

QUER APRENDER MAIS? BAIXE AS ATIVIDADES COMPLETAS DESSA AULA. PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO CADERNO.