ATIVIDADE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO POEMAS. APRECIAÇÃO ESTÉTICA-ESTILO DE TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO POEMAS – 5º ANO - 23/02/2021
Olá pessoal!!! Vamos iniciar nossas atividades.
Poemas
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.
A palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. É inquestionável a importância da literatura grega, bem como sua influência nas composições literárias posteriores.
Os componentes de um poema:
Verso é o nome que se dá a cada linha de um poema.
Estrofe é a reunião de todas essas linhas poéticas, isto é, o conjunto de todos os versos. Rima: Os versos de um poema podem apresentar uma semelhança de sons conhecida como rima.
Agora realize as atividades com atenção e capricho.
Vamos começar.
1. Qual é o título do texto?
a) ( ) Desce o morro todo dia.
b) ( ) Um é cinco, seis já é demais.
c) ( ) Um é cinco, três é dez!
d) ( ) Desce o morro.
2. Quantos versos tem o poema?
a) ( ) três versos.
b) ( ) dezesseis versos.
c) ( ) dezoito versos.
d) ( ) quatro versos.
3. Quantas estrofes têm o poema?
a) ( ) três estrofes.
b) ( ) dezesseis estrofes.
c) ( ) dezoito estrofes.
d) ( ) quatro estrofes.
4. O poema se refere ao trabalho de uma pessoa. Que trabalho é esse?________________________________________________
5. Por que ele trabalha com tantas coisas diferentes?__________________________________________________________________
Disponível em: https://explicafacil.com/poema-um-e-cinco-tres-e-dez-gabarito-da-interpretacao-de-texto-2/. Acesso em 30 out 2020.
Leia com atenção.
6. O texto acima se refere a
a) ( ) uma propaganda.
b) ( ) uma publicidade.
c) ( ) um álbum.
d) ( ) um convite.
7. Esse tipo de gênero serve para
a) ( ) divertir o leitor.
b) ( ) convidar alguém.
c) ( ) promover uma ideia.
d) ( ) emocionar o leitor.
8. Qual proximidade temos entre o poema lido e a imagem com o texto anterior?________________________________________________________________________________________________
Continue a atividade com capricho.
Observe o poeminha da escritora goiana Cora Coralina, responda a seguir.
9. Qual pronome a autora não escreveu no poema?
a) ( ) ele
b) ( ) eu
c) ( ) ela
d) ( ) nós
Vamos lá!!! Falta só uma atividade para terminar.
10. Quais os verbos que esse pronome acompanha? ________________________________________________________________________________________________________________________
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O AQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.
Tchau!!! Até a próxima atividade.