ATIVIDADE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO POEMAS FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO – 2º ANO - 17/02/2021

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM LINDO JARDIM COM FLORES COLORIDAS E FARÁ SUAS ATIVIDADES NO CADERNO COM ATENÇÃO E CAPRICHO!

PEÇA ALGUÉM PARA LER O POEMA COM VOCÊ!

https://decorandocasas.com.br/2014/09/17/flores-para-jardim-simples-e-pequeno

“QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?

BORBOLETAS DE MUITAS CORES,

LAVADEIRAS E PASSARINHOS,

OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?

QUEM ME COMPRA ESTE RAIO DE SOL?

UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,

UMA ESTÁTUA DE PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?

E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?

E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?

E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?

http://loucosportecnologias.blogspot.com/2014/07/poema-leilao-no-jardim-de-cecilia.html?m=1Acesso em 18 de out. de 2020

ATIVIDADES:

https://wp-content/uploads/2021/02/vamos.jpg

1. ESCREVA A RESPOSTA CORRETA:

http://bauzinhodaweb.blogspot.com/2015/02/gifs-de-lapis-e-lapis-de-cor-cadernos.html

A) ESSE GÊNERO TEXTUAL SE REFERE A UM:

(     ) UM POEMA     (     ) UM CONTO DE FADAS    (     ) RELATO PESSOAL

B) VAMOS DAR UM COLORIDO DIFERENTE AO POEMA?

SUBLINHE O TÍTULO DE AMARELO E CADA ESTROFE DE UMA COR DIFERENTE, SENDO: A 1ª ESTROFE DE VERMELHO, A 2ª ESTROFE DE VERDE E A ÚLTIMA ESTROFE DE AZUL.

2.RESPONDA COM ATENÇÃO:

A) VOCÊ GOSTOU DO POEMA ?_________________________________________________________________________________________________________________________________

B) QUAL O TÍTULO DO POEMA QUE VOCÊ ACABOU DE LER?_________________________________________________________________________________________________________________________________

C) QUEM É A AUTORA DO POEMA?  _________________________________________________________________________________________________________________________________

D) VOCÊ COMPRARIA O JARDIM APRESENTADO NO POEMA? POR QUÊ?_________________________________________________________________________________________________________________________________

3. VOLTE AO TEXTO E REESCREVA O POEMA “LEILÃO DE JARDIM!”, ENUMERANDO CADA VERSO DO POEMA.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. COM A AJUDA DE UM ADULTO, PESQUISE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS LEILÃO, HERA, ESTÁTUA E LAVADEIRAS.

A) ANOTE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ PESQUISOU.

B) NO LEILÃO, A PESSOA QUE ORGANIZA COSTUMA BATER UMA FERRAMENTA NA MESA. QUAL  INSTRUMENTO ELE BATE?

RETIRE DO TEXTO LEILÃO DE JARDIM, PALAVRAS COM:

POEMA É UM TEXTO LITERÁRIO ESCRITO EM VERSOS, QUE SÃO DISTRIBUÍDOS EM ESTROFES. 

RIMA É O RESULTADO DE SONS IGUAIS OU SEMELHANTES ENTRE AS PALAVRAS, COM TERMINAÇÕES QUE SE COMBINAM NO FINAL DE CADA VERSO.

6. RELEIA O POEMA E ENCONTRE AS RIMAS PARA CADA  PALAVRA:

A) BORBOLETAS ______________________________________________________________________________________

B) LAVADEIRAS ______________________________________________________________________________________

C) MURO ______________________________________________________________________________________

D) GRILINHO ______________________________________________________________________________________

E) JARDIM ______________________________________________________________________________________

F) SAPO ______________________________________________________________________________________

G) LEILÃO ______________________________________________________________________________________

H) CECÍLIA ______________________________________________________________________________________

I) HERA ______________________________________________________________________________________

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/gato.gif

7. AS SÍLABAS ESTÃO TROCADAS. DESEMBARALHE-AS E ESCREVA CORRETAMENTE.

A)  GUEI – MI – RO – FOR ___________________________________

B) TÁ – TUA – ES ___________________________________

C) RI – PAS – NHOS – AS ___________________________________

D) PRA – COM ___________________________________

E) GAR – LA – TO ___________________________________

F) CÍ – LIA – CE ___________________________________

G) LI – LIA – NHO ___________________________________

H) RA – CA – COL ____________________________________

8. ESCREVA O NOME DA FIGURA, SEPARE EM SÍLABAS E ESCREVA NOVAMENTE A PALAVRA.

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/gato.gif

9. FAÇA A LEITURA DAS PALAVRAS E AS ENCONTRE NO QUADRO DO CAÇA-PALAVRAS:

10. PEÇA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA TE AJUDAR A PESQUISAR UM POEMA QUE TENHA RIMA E ESTROFES. FAÇA A CÓPIA DELE COM LETRA E ILUSTRE (DESENHE) UMA DAS ESTROFES.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUER APRENDER MAIS? BAIXE O AQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.

Atividade-2-Tema-Genero-poemas-Formacao-do-leitor-literario-Construcao-do-sistema-alfabetico-e-ortografia-2o-ano