ATIVIDADE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO REPENTES: RECONSTRUÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO – 4º ANO - 23/02/2021
Venham!!! Vamos iniciar as atividades de Língua Portuguesa.
Repente
Repente é uma manifestação tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior do Nordeste brasileiro. Os cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio. Por meio de rimas poéticas.
Disponível em: https://www.infoescola.com/musica/repente. Acesso em 23 out de 2020
No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores – ou seja, poetas populares que vão de região em região, com a viola nas costas, para cantar os seus versos. O repente se caracteriza pelo improviso – os cantadores fazem os versos “de repente”, em um desafio com outro cantador. Não importa a beleza da voz ou a afinação – o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita encurralar o oponente apenas com a força do discurso.
A métrica do repente varia bem como a organização dos versos: temos a sextilha (estrofes de seis versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o quinto, o segundo rima com o quarto e o sexto), a septilha (sete versos, em que o primeiro e o terceiro são livres, o segundo rima com o quarto e o sétimo e o quinto rima com o sexto). O instrumental desses improvisos cantados também varia: daí que o gênero pode ser subdividido em embolada (na qual o cantador toca pandeiro ou ganzá), o aboio (apenas com a voz) e a cantoria de viola.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56483. Acesso em 23 out de 2020.
Chegou a hora de realizar as atividades com bastante atenção e capricho.
Leia o repente do Quelônio:
Repente do jabuti: brincar
Pique-esconde pega-pega,
bola, carrinho, pião,
ciranda, bafo, peteca,
ou futebol de botão,
queimada, corre-cotia,
e bolinha de sabão.
Adoleta, mãe da rua,
bambolê, amarelinha,
Uma pipa pra soltar
Não importa a brincadeira
O importante é brincar.
Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/56584_repente-do-jabuti-brincar.html. Aceso em: 27 de out de 2020.
1. Sobre qual assunto o repente explora?
a) ( ) Brincadeiras virtuais.
b) ( ) Esportes infantis.
c) ( ) A importância de brincar.
d) ( ) A importância de fabricar seu próprio brinquedo.
2. Qual gênero textual este repente representa?
a) ( ) uma carta.
b) ( ) um poema cantado.
c) ( ) uma receita.
d) ( ) um conto.
3. Qual das brincadeiras não está citada neste repente?
a) ( ) Bolinha de sabão.
b) ( ) Queimada.
c) ( ) Bambolê.
d) ( ) Pife-pafe.
4. Qual dessas brincadeiras citadas no repente, você mais gosta? Descreva como esta brincadeira é, suas regras, como brincamos … ________________________________________________________________________________________________________________________
Se precisar apare o lápis e continue as atividades.
5. Escolha no texto “Repente do jabuti: brincar” quatro palavras que estejam no final da frase. Agora faça uma pesquisa em outros textos e encontre palavras que rimam com as que você escolheu. Pião – mão – chão – mamão ________________________________________________________________________________________________________________________
6. Vamos revisar! Circule os encontros vocálicos das palavras a seguir.
riu – caí – pessoas – deveria – quando – alguém – pois – caiu – amigo – melhor alheia – nossa – vezes – seria – chorar – Horácio
7.Agora, copie aqui as palavras que você circulou. ________________________________________________
8. Leia novamente o “Repente do jabuti: brincar” e observe quais palavras têm encontros vocálicos. Circule-os e pinte de amarelo.
Quase terminando as atividades.
9. Transcreva as palavras do “Repente do jabuti: brincar” que têm os encontros de consoante + vogal + vogal na mesma sílaba. ________________________________________________________________________________________________________________________
10. Observe a imagem. Escreva um repente, use e abuse da sua criatividade!
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O AQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.
Chegamos ao fim das atividades.