ATIVIDADE 2 – MATEMÁTICA – TEMA: PLANO CARTESIANO. COORDENADAS CARTESIANAS – 5º ANO - 23/02/2021
Vamos começar mais uma atividade de Matemática.
Plano Cartesiano
Criado por René Descartes, filósofo, físico e matemático francês, o plano cartesiano é um sistema que facilita a localização. Ele é composto de duas retas que se cruzam perpendicularmente. A reta horizontal é chamada de eixo das abscissas e a reta vertical, de eixo das ordenadas. O ponto de encontro entre as duas retas é a origem. As disposições dos eixos no plano formam quatro quadrantes, mostrados na figura a seguir:
Os dois eixos são numerados. Cada ponto no plano pode ser representado por um par ordenado (x,y), em que x é um número na reta horizontal, chamada de abscissa e y é um número na reta vertical, chamada de ordenada. Nesse momento, vamos trabalhar somente com o 1º quadrante:
Vejamos por exemplo, a localização de um ponto P no plano cartesiano a seguir:
No exemplo acima, o ponto P possui coordenadas (5; 3). Observe que ele está 5 unidades à direita da origem e 3 unidades acima da origem.
O sistema de coordenadas cartesianas possui inúmeras aplicações, como por exemplo: a construção de gráficos, cartografia, localizações geográficas, pontos estratégicos de bases militares, localizações no espaço aéreo, terrestre e marítimo. Em algumas situações, uma das coordenadas pode ser uma letra ao invés de um número, e o sistema, representado em uma malha quadriculada. Veja o exemplo a seguir:
A estrela acima está localizada na coluna 6 e na linha C. Podemos escrever que sua localização é 6C.
Realize as atividades com capricho e muita atenção.
1. Observe a malha quadriculada abaixo.
Indique a localização da estrela azul na malha quadriculada. __________________________
2. Marque no plano cartesiano a seguir, o ponto de coordenadas (5,2).
3. Quais são as coordenadas do ponto P marcado no plano cartesiano a seguir? _____________
4. A seguir, temos a representação de algumas construções de um clube esportivo. Usando um par de números, responda qual a localização da piscina. ________________________
5. Quais são os vértices do triângulo representado a seguir? ________________________
6. Observe o plano cartesiano a seguir.
Descreva o trajeto feito pelo carrinho do ponto P ao ponto Q. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Observe o quadro abaixo e responda.
8. Localize os pares ordenados no plano cartesiano:
A) (6, 1)
B) (2, 2)
C) (0, 5)
D) (4, 0)
9. Qual par ordenado não está representado no plano cartesiano a seguir? _________________
A) ( ) (2; 5)
B) ( ) (3; 1)
C) ( ) (5; 1)
D) ( ) (7; 6)
Terminando as atividades. Falta só uma.
10. Uma cidade tem quatro pontos turísticos que são os mais visitados. Esses pontos são identificados pelas coordenadas A(1; 0), B(2; 1), C(2; 3) e D(3; 1). Represente no plano cartesiano a seguir esses pontos turísticos.
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Atividade-2-Tema-Plano-cartesiano-Representacao-e-localizacao-de-objetos-no-plano-5o-ano.
Terminamos as atividades.