ATIVIDADE 4 – MATEMÁTICA – TEMA: ANÁLISE DE CHANCES DE EVENTOS ALEATÓRIOS – 4º ANO - 03/03/2021
Oi pessoal!!! Cheguei! Está na hora de iniciar as atividades.
Análise de chances de eventos aleatórios
Nosso objetivo neste material, é relembrar como identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm mais chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, ou menos prováveis, sem utilizar frações.
Para isso, é preciso ser capaz de identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis de ocorrer. Importante lembrar que um evento aleatório é aquele evento que não podemos prever o resultado.
Por exemplo:
Ao jogar dois dados e anotar a soma dos números das faces, os resultados possíveis são:
{2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12}.
Verifica-se que entre as 36 possibilidades (6×6=36) algumas dessas somas são mais prováveis que outras.
Assim, é possível saber que o resultado 7 (5 + 2, 2 + 5; 4 +3, 3 + 4; 6 + 1; 1 + 6) tem mais chance de ocorrer do que o resultado 12 (6+6), porque há seis adições com soma 7 e apenas uma com soma 12.
Neste exemplo, expressamos essas chances de ocorrência (sem o uso de frações) como:
– Há 6 chances em 36 de sair soma 7. – Há 1 chance em 36 de sair soma 12.
1. Simone lançou um dado de seis lados com faces de 1 a 6. Qual a chance de ela ter tirado um 7?
Vamos lá!!! Chegou a hora de resolver as atividades com atenção e capricho!
1. Simone lançou um dado de seis lados com faces de 1 a 6. Qual a chance de ela ter tirado um 7?
(A) Pouco provável
(B) Provavelmente
(C) Certeza
(D) Impossível
2. Lucas tem em sua horta, 1 pimentão amarelo, 3 pimentões vermelhos e 7 pimentões verdes, como mostra a figura a seguir.
Se ele escolher aleatoriamente 1 pimentão, qual das sentenças a seguir é verdadeira?
( ) É mais provável que ele escolha o pimentão vermelho.
( ) Se ele escolher o pimentão amarelo, será mais provável que o próximo pimentão a ser escolhido seja amarelo também.
( ) É mais provável que ele escolha um pimentão vermelho do que um pimentão amarelo.
( ) É menos provável que ele escolha o pimentão amarelo.
3. Léo e Bia jogam um jogo da velha. Qual dos seguintes itens descreve com precisão os possíveis resultados? Selecione todas as respostas corretas.
( ) Léo e Bia podem empatar.
( ) Léo tem chance de ganhar.
( ) Bia não tem chance de ganhar.
( ) É certo que Bia vencerá.
4. Em uma caixa há bolinhas com números pares e ímpares, veja.
a) Quais são os números pares marcados nas bolas? ____________________________________________________________________
b) Quais são os números ímpares marcados nas bolas?____________________________________________________________________
c) Ao todo há quantas bolinhas na caixa?____________________________________________________________________
d) Quantas bolinhas possuem números pares? ____________________________________________________________________
e) Quantas bolinhas possuem números ímpares? ____________________________________________________________________
f) Ao colocar a mão na caixa e pegar uma bolinha, qual tipo de número tem mais chances de sair: par ou ímpar? Por quê?____________________________________________________________________
É isso aí!!!
5. Arlete escreveu a palavra Matemática em uma folha, depois recortou cada letra e colocou sobre uma mesa, como na figura a seguir:
a) Qual é a letra com mais chances de ser sorteada? ____________________________________________________________________
b) Quais letras tem mais chances de sair: vogais ou consoantes? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________
d) Qual consoante tem mais chance de ser sorteada? ____________________________________________________________________
e) Qual letra tem mais chances de ser sorteada: M ou I?____________________________________________________________________
6. Pedro e Bino vão girar a roleta com quatro cores, para ver a cor que sai.
Se sair verde ou amarelo, Pedro ganha; se sair vermelho ou azul, Bino ganha.
a) Quais são os resultados possíveis? ____________________________________________________________________
b) Quem tem mais possibilidade de ganhar? ____________________________________________________________________
7. Observe a roleta e responda
A) Qual é a chance de o ponteiro parar na cor verde? ____________________________________________________________________
B) Em qual cor tem mais chance de o ponteiro parar? ____________________________________________________________________
C) Qual é a chance de o ponteiro parar na cor azul? ____________________________________________________________________
8. A Tartaruga e a Lebre resolveram fazer uma corrida de brincadeira, e para isso vão usar uma roleta. Cada vez que sair vermelho, a Tartaruga anda uma casa. Cada vez que sair azul, a Lebre anda uma casa.
Qual roleta deve ser usada para uma corrida mais justa? Marque com um X:
9. Em uma caixa foram colocadas 2 bolas verdes e 2 bolas azuis. Num grupo de 4 amigos, cada um deles retirou 1 bola de cada vez.
a) Qual a probabilidade de o primeiro amigo tirar uma bola azul?____________________________________________________________________
a) Qual a probabilidade de o segundo amigo tirar uma bola azul, após o primeiro ter tirado também uma bola azul?____________________________________________________________________
Faltando só mais uma atividade!
10. Ao jogar um dado podemos tirar os números 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Matheus está jogando trilha com seu pai. Ele está a 4 casas de vencer o jogo. Para que ele possa vencer, precisa tirar um número igual ou maior que 4. Dos números disponíveis temos então as seguintes opções: 4, 5 e 6.
A) Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Complete a tabela listando as possibilidades de Matheus ganhar:
A atividade terminou.
Até a próxima atividade.
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