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ATIVIDADE 4 – MATEMÁTICA – TEMA: ANÁLISE DE CHANCES DE EVENTOS ALEATÓRIOS – 4º ANO - 03/03/2021

Oi pessoal!!! Cheguei! Está na hora de iniciar as atividades.

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Análise de chances de eventos aleatórios

Nosso objetivo neste material, é relembrar como identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm mais chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, ou menos prováveis, sem utilizar frações.

Para isso, é preciso ser capaz de identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis de ocorrer. Importante lembrar que um evento aleatório é aquele evento que não podemos prever o resultado.

Por exemplo:

Ao jogar dois dados e anotar a soma dos números das faces, os resultados possíveis são:

{2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12}.

Verifica-se que entre as 36 possibilidades (6×6=36) algumas dessas somas são mais prováveis que outras.

Assim, é possível saber que o resultado 7 (5 + 2, 2 + 5; 4 +3, 3 + 4; 6 + 1; 1 + 6)  tem mais chance de ocorrer do que o resultado 12 (6+6), porque há seis adições com soma 7 e apenas uma com soma 12.

Neste exemplo, expressamos essas chances de ocorrência (sem o uso de frações) como:

Fonte:br.freepik.com / Acesso: 16/11/2020

– Há 6 chances em 36 de sair soma 7. – Há 1 chance em 36 de sair soma 12.

1. Simone lançou um dado de seis lados com faces de 1 a 6. Qual a chance de ela ter tirado um 7?

Fonte:br.freepik.com / Acesso: 19/11/2020

Vamos lá!!! Chegou a hora de resolver as atividades com atenção e capricho!

https://somanythingsilike.wordpress.com/2014/10/29/noite-silenciosa-sherrilyn-kenyon/

1. Simone lançou um dado de seis lados com faces de 1 a 6. Qual a chance de ela ter tirado um 7?

(A) Pouco provável

(B) Provavelmente

(C) Certeza

(D) Impossível                                                            

http://akigifs.blogspot.com/2016/05/gifs-animados-dado.html

2. Lucas tem em sua horta, 1 pimentão amarelo, 3 pimentões vermelhos e 7 pimentões verdes, como mostra a figura a seguir.

Fonte:br.freepik.com / Acesso: 20/11/2020

Se ele escolher aleatoriamente 1 pimentão, qual das sentenças a seguir é verdadeira?

(   ) É mais provável que ele escolha o pimentão vermelho.

(   ) Se ele escolher o pimentão amarelo, será mais provável que o próximo pimentão a ser escolhido seja amarelo também.

(   ) É mais provável que ele escolha um pimentão vermelho do que um pimentão amarelo.

(   ) É menos provável que ele escolha o pimentão amarelo.

https://cantinhoencantado.blogs.sapo.pt/gifs-estudantes-fundo-transparente-218657

3. Léo e Bia jogam um jogo da velha. Qual dos seguintes itens descreve com precisão os possíveis resultados? Selecione todas as respostas corretas.

(   ) Léo e Bia podem empatar.

(   ) Léo tem chance de ganhar.

(   ) Bia não tem chance de ganhar.

(   ) É certo que Bia vencerá.                                                       

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/lazer%20idoso/intelectual.htm

4. Em uma caixa há bolinhas com números pares e ímpares, veja.

Figura elaborada pelo autor

a) Quais são os números pares marcados nas bolas? ____________________________________________________________________

b) Quais são os números ímpares marcados nas bolas?____________________________________________________________________

c) Ao todo há quantas bolinhas na caixa?____________________________________________________________________

d) Quantas bolinhas possuem números pares? ____________________________________________________________________

e) Quantas bolinhas possuem números ímpares? ____________________________________________________________________

f) Ao colocar a mão na caixa e pegar uma bolinha, qual tipo de número tem mais chances de sair: par ou ímpar? Por quê?____________________________________________________________________

http://ceialmerindadealbuquerque.blogspot.com/2017/09/surpresas-na-caixa.html?m=0

É isso aí!!!

https://info.vanpeople.com/1099190.html

5.  Arlete escreveu a palavra Matemática em uma folha, depois recortou cada letra e colocou sobre uma mesa, como na figura a seguir:

a) Qual é a letra com mais chances de ser sorteada? ____________________________________________________________________

b) Quais letras tem mais chances de sair: vogais ou consoantes? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________

d) Qual consoante tem mais chance de ser sorteada?  ____________________________________________________________________

e) Qual letra tem mais chances de ser sorteada: M ou I?____________________________________________________________________

https://tenor.com/view/garfield-gif-8572586

6. Pedro e Bino vão girar a roleta com quatro cores, para ver a cor que sai.

 Se sair verde ou amarelo, Pedro ganha; se sair vermelho ou azul, Bino ganha.

a) Quais são os resultados possíveis? ____________________________________________________________________

b) Quem tem mais possibilidade de ganhar? ____________________________________________________________________

https://tenor.com/view/emoji-batendopalmas-gif-7302043

7. Observe a roleta e responda

A) Qual é a chance de o ponteiro parar na cor verde? ____________________________________________________________________

B) Em qual cor tem mais chance de o ponteiro parar? ____________________________________________________________________

C) Qual é a chance de o ponteiro parar na cor azul? ____________________________________________________________________

https://giphy.com/gifs/aurorasenhora-question-duvida-Ie8ncfWOhpNeH9morB

8. A Tartaruga e a Lebre resolveram fazer uma corrida de brincadeira, e para isso vão usar uma roleta. Cada vez que sair vermelho, a Tartaruga anda uma casa. Cada vez que sair azul, a Lebre anda uma casa.

Qual roleta deve ser usada para uma corrida mais justa? Marque com um X:

Fonte:br.freepik.com / Acesso: 16/11/2020
http://blogdequimicaeja.blogspot.com/2019/08/a-quimica-da-felicidade.html

9.  Em uma caixa foram colocadas 2 bolas verdes e 2 bolas azuis. Num grupo de 4 amigos, cada um deles retirou 1 bola de cada vez.

a) Qual a probabilidade de o primeiro amigo tirar uma bola azul?____________________________________________________________________

a) Qual a probabilidade de o segundo amigo tirar uma bola azul, após o primeiro ter tirado também uma bola azul?____________________________________________________________________

Faltando só mais uma atividade!

https://educacaodigital.itaborai.rj.gov.br/lms/course/view.php?id=542

10. Ao jogar um dado podemos tirar os números 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Matheus está jogando trilha com seu pai. Ele está a 4 casas de vencer o jogo. Para que ele possa vencer, precisa tirar um número igual ou maior que 4. Dos números disponíveis temos então as seguintes opções: 4, 5 e 6.

A) Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Complete a tabela listando as possibilidades de Matheus ganhar:

A atividade terminou.

https://tenor.com/view/emoji-batendopalmas-gif-7302043

Até a próxima atividade.

https://educacaodigital.itaborai.rj.gov.br/lms/course/view.php?id=542

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