ATIVIDADE 4- MATEMÁTICA TEMA: EXPERIMENTOS ALEATÓRIOS – 1º ANO - 03/03/2021
OI PESSOAL!!!!!
HORA DE ESTUDAR!!!!
1. EXISTEM ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEMOS TER CERTEZA QUE IRÃO ACONTECER EM ALGUM MOMENTO DO DIA. OBSERVE AS IMAGENS DA CIDADE DE GOIÂNIA. QUAL A CERTEZA DE QUE VAI OU NÃO CHOVER? ESCREVA NO ESPAÇO INDICADO COM CERTEZA E TALVEZ ACONTEÇA PARA A IMAGEM CORRESPONDENTE.
2. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
A) É PROVÁVEL OU IMPROVÁVEL QUE CHOVA?________________________________________________________________________________________________________________________
B) E SE CHOVER É PROVÁVEL QUE TENHA RAIOS E TROVÕES?________________________________________________________________________________________________________________________
C) QUAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMPO PODE ACONTECER?________________________________________________________________________________________________________________________
3. PINTE OS BALÕES QUE TENHAM SITUAÇÕES QUE “COM CERTEZA” PODEM ACONTECER
A) QUAIS BALÕES FORAM PINTADOS? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) VOCÊ DEIXOU ALGUM BALÃO SEM PINTAR? QUAL? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. MARQUE UM X SE PODERÁ OU NÃO NASCER UM PINTINHO DE UM OVO DE GALINHA.
SIM ( ) NÃO ( )
5. DANIEL E GUILHERME ESTÃO JOGANDO DOMINÓ. CADA UM TEM UMA ÚNICA PEÇA PARA A ÚLTIMA JOGADA.
A) QUEM GANHARÁ O JOGO?
B) É POSSÍVEL TER CERTEZA DA RESPOSTA? POR QUÊ?________________________________________________________________________________________________________________________
C) QUAL A SOMA DAS PEÇAS DE DOMINÓ DO DANIEL?________________________________________________________________________________________________________________________
D) QUAL A SOMA DAS PEÇAS DE DOMINÓ DO GUILHERME?________________________________________________________________________________________________________________________
6. JULIANA ESTÁ BRINCANDO DE JOGAR DADOS. OBSERVE A COLUNA 1 E A COLUNA 2. MARQUE COM UM X A COLUNA QUE O EVENTO É PROVÁVEL DE ACONTECER E CIRCULE O EVENTO QUE É IMPOSSÍVEL DE ACONTECER.
A) EXISTE ALGUM NÚMERO NA CARTELA QUE É IMPOSSÍVEL DE SAIR? QUAL? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________
B) CALCULE A SOMA DA COLUNA 1 E DA COLUNA 2?
7. ESCREVA OU DESENHE NO QUADRO SITUAÇÕES QUE SÃO PROVÁVEIS E CERTAS DE ACONTECEREM NO SEU DIA A DIA.
8. MARQUE COM UM X OS EVENTOS QUE SÃO POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS DE ACONTECER.
9. ALGUMAS CRIANÇAS PARTICIPARAM DE UMA PESQUISA SOBRE O TIPO DE BRINCADEIRA DE QUE CADA UMA MAIS GOSTA. VEJA AS RESPOSTAS OBTIDAS.
RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR.
A) QUANTAS CRIANÇAS GOSTAM MUITO DE PULAR CORDA? ________________________________________________
B) QUANTAS CRIANÇAS TALVEZ GOSTAM DE PULAR CORDA?________________________________________________
C) QUANTAS CRIANÇAS NÃO GOSTAM DE PULAR CORDA? ________________________________________________
D) QUANTAS CRIANÇAS RESPONDERAM A ESSA PESQUISA? ________________________________________________
10. PINTE COM COR DIFERENTE CADA COLUNA DO GRÁFICO A SEGUIR COM OS VALORES DA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA:
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.