ATIVIDADE 4- MATEMÁTICA TEMA: EXPERIMENTOS ALEATÓRIOS – 1º ANO - 03/03/2021

OI PESSOAL!!!!!

HORA DE ESTUDAR!!!!

1. EXISTEM ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEMOS TER CERTEZA QUE IRÃO ACONTECER EM ALGUM MOMENTO DO DIA. OBSERVE AS IMAGENS DA CIDADE DE GOIÂNIA. QUAL A CERTEZA DE QUE VAI OU NÃO CHOVER? ESCREVA NO ESPAÇO INDICADO COM CERTEZA E TALVEZ ACONTEÇA PARA A IMAGEM CORRESPONDENTE.

https://www.opopular.com.br/busca?tags=Previs%C3%A3o+do+Tempo&assuntos=Previs%C3%A3o+do+TempoAcesso

 2. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:

AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:

A) É PROVÁVEL OU IMPROVÁVEL QUE CHOVA?________________________________________________________________________________________________________________________

B) E SE CHOVER É PROVÁVEL QUE TENHA RAIOS E TROVÕES?________________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMPO PODE ACONTECER?________________________________________________________________________________________________________________________

3. PINTE OS BALÕES QUE TENHAM SITUAÇÕES QUE “COM CERTEZA” PODEM ACONTECER

Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/com-falta-de-ovos-nos-eua-venda-de-pintos-aumentamlAcesso em 13 de nov. de 2020.

A) QUAIS BALÕES FORAM PINTADOS? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) VOCÊ DEIXOU ALGUM BALÃO SEM PINTAR? QUAL? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. MARQUE UM X SE PODERÁ  OU NÃO NASCER UM PINTINHO DE UM OVO DE GALINHA.

SIM ( ) NÃO ( )

5. DANIEL E GUILHERME ESTÃO JOGANDO DOMINÓ. CADA UM TEM UMA ÚNICA PEÇA PARA A ÚLTIMA JOGADA.

A) QUEM GANHARÁ O JOGO?

B) É POSSÍVEL TER CERTEZA DA RESPOSTA? POR QUÊ?________________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAL A SOMA DAS PEÇAS DE DOMINÓ DO DANIEL?________________________________________________________________________________________________________________________

D) QUAL A SOMA DAS PEÇAS DE DOMINÓ DO GUILHERME?________________________________________________________________________________________________________________________

6. JULIANA ESTÁ BRINCANDO DE JOGAR DADOS. OBSERVE A COLUNA 1 E A COLUNA 2.  MARQUE COM UM X A COLUNA QUE O EVENTO É PROVÁVEL DE ACONTECER E CIRCULE O EVENTO QUE É IMPOSSÍVEL DE ACONTECER.

A) EXISTE ALGUM NÚMERO NA CARTELA QUE É IMPOSSÍVEL DE SAIR? QUAL? POR QUÊ? ________________________________________________________________________________________________________________________

B)  CALCULE A SOMA DA COLUNA 1 E DA COLUNA 2?

http://Disponível em:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/922/comparacao-de-dois-eventos-um-com-provavel-ocorrencia-e-um-com-certeza-de-ocorrenciaAdaptado. Acesso em 13 de nov. de 2020

7. ESCREVA OU DESENHE NO QUADRO SITUAÇÕES QUE SÃO PROVÁVEIS E CERTAS DE ACONTECEREM NO SEU DIA A DIA.

 8. MARQUE COM UM X OS EVENTOS QUE SÃO POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS DE ACONTECER.

9. ALGUMAS CRIANÇAS PARTICIPARAM DE UMA PESQUISA SOBRE O TIPO DE BRINCADEIRA DE QUE CADA UMA MAIS GOSTA. VEJA AS RESPOSTAS OBTIDAS.

RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR.

A) QUANTAS CRIANÇAS GOSTAM MUITO DE PULAR CORDA? ________________________________________________

B) QUANTAS CRIANÇAS TALVEZ GOSTAM DE PULAR CORDA?________________________________________________

C) QUANTAS CRIANÇAS NÃO GOSTAM DE PULAR CORDA? ________________________________________________

D) QUANTAS CRIANÇAS RESPONDERAM A ESSA PESQUISA? ________________________________________________

10. PINTE COM COR DIFERENTE CADA COLUNA DO GRÁFICO A SEGUIR COM OS VALORES DA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA:

QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.