ATIVIDADE 5 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – TEMA: NUTRIÇÃO DO ORGANISMO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO E EXCRETOR – 5º ANO - 17/03/2021

SISTEMA CIRCULATÓRIO E DIGESTÓRIO

Leia o texto

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio, absorvidos por meio da alimentação e da respiração respectivamente, para as diversas partes do corpo. Essas substâncias chegam até os órgãos através do sangue. O sangue é bombeado pelo coração, um órgão formado por músculos. É ele quem faz o sangue chegar em cada pedaço do nosso corpo. Já os vasos sanguíneos são estruturas tubulares, presentes em todo o organismo, por onde o sangue circula. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.

  1. Qual a alternativa correta? Responda em seu caderno.

O coração

A) possui paredes formadas por músculos e bombeia o sangue para o corpo. B) possui paredes formadas por cavidades cheias de ar e bombeia o sangue para o corpo. C) possui paredes formadas por ramos e bronquíolos e bombeia o sangue para o corpo.

2. Qual a função dos vasos sanguíneos?

3. Em seu caderno, coloque (V) para alternativa Verdadeira e (F) para alternativa Falsa.

(   ) O sangue contém somente o oxigênio obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias. (   ) O sangue contém, entre outras coisas, substâncias como os nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos, e o oxigênio, obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias. O sangue contém apenas nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

Leia o texto e responda às atividades 4 e 5.

Sistema Digestório é o sistema responsável pela entrada dos alimentos e líquidos que comemos e bebemos, pela transformação desses alimentos, quebrando-os em partes menores, pela absorção dos nutrientes necessários para o organismo e pela eliminação daquilo que não será utilizado por ele.

      Fazem parte desse sistema os seguintes órgãos:

4. Qual é a função do Sistema Digestório em nosso corpo?

5. Onde começa e termina a digestão?

6. Pesquise e responda

Qual é o maior órgão do sistema digestório e pelo que ele é responsável.