ATIVIDADE 5 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – TEMA: PRODUÇÃO DE SOM- 3º ANO - 17/03/2021
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O som pode ser identificado e é captado pelo sentido da audição. No entanto, ele pode ser percebido de outras maneiras, por exemplo, pela vibração. O som possui algumas definições que o definem: intensidade e frequência. A intensidade está relacionada ao volume de cada som: forte, médio e fraco. A frequência está relacionada aos sons grave, médio e agudo.
1. Pesquise no dicionário e escreva o significado das palavras em seu caderno.
Intensidade
Grave
Agudo
2. Escreva, em seu caderno, a alternativa que apresenta lugares onde há ruídos em intensidade que pode prejudicar a saúde auditiva dos seres humanos.
a) Área com construções; rua com trânsito agitado; comércio com propagandas sonoras.
b) Parque com aves; rua com trânsito agitado; hospitais.
c) Rua com trânsito agitado; hospitais; campinho de futebol.
d) Supermercado; comércio com propagandas sonoras; parque com córregos.
3. Quais dessas situações podem representar poluição sonora?
a) Sirene e buzinas de veículos.
b) Pássaros na natureza.
c) O vento passando entre as folhas das árvores.
d) As propagandas sonoras do comércio.
e) Uso prolongado de fones de ouvido.
f) Assistir televisão com o som na intensidade máxima do aparelho.
4. Como podemos observar algumas propriedades do som se não o enxergamos?
Pegue uma colher de pau e bata numa superfície de madeira. Logo após pegue uma colher de metal e bata numa superfície de madeira. Agora pegue duas colheres de metal e bata uma na outra.
Fique atento aos sons emitidos!
a) O som obtido ao bater uma colher de metal em uma mesa de madeira foi o mesmo som obtido ao batermos duas colheres de metal uma na outra?
b) O tipo de material influenciou o som produzido?
5. Copie o quadro a seguir em seu caderno e preencha com suas observações de acordo com o que se pede.