ATIVIDADE 6 – GEOGRAFIA/HISTÓRIA REVISÃO 2º CORTE – 5º ANO ok - 01/04/2021

DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS

Migração é o deslocamento de pessoas de uma região para outra ou de um país para outro. Quando o deslocamento de pessoas ocorre dentro de um mesmo país, esse fenômeno é chamado de migração interna ou nacional. Os movimentos migratórios ocorrem por vários motivos, políticos, naturais, econômicos, psicológicos etc.

• Migração interna: deslocamento dentro do território nacional.
  • Migração externa: deslocamento para fora do território nacional.
  • Migração sazonal: deslocamento sazonal de pessoas por determinado espaço de tempo.
  • Migração permanente: quando o indivíduo resolve ficar no local onde migrou.
  • Migração espontânea: deslocamento que ocorre por vontade da própria da pessoa(s).
  • Migração forçada: grupos de pessoas que são obrigadas a se deslocarem.
  • Migração regional: classificada em migração inter-regional (migrar para outro estado) ou intra-regional (migrar dentro do próprio estado)
    A migração brasileira ocorre por motivos econômicos e sociais. Os indivíduos saem de seu local de origem e migram para outras cidades, estados, regiões ou mesmo para fora do Brasil.
  • Nomadismo: tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo etc. Esse tipo de migração é típico de sociedades primárias e por conta disso encontra-se em extinção.
    No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nas migrações internas é a questão econômica, uma vez que alguns espaços mais estruturados recebem instalação de indústrias e serviços, estimulando os indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Um exemplo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento populacional do campo para a cidade em função do grande desemprego ocorrido pela substituição do trabalho humano por máquinas colocadas na produção.
    Áreas de repulsão populacional: são as áreas que perdem população por diversos fatores, como: carência de mercado de trabalho, atividades econômicas com dificuldades em atrair e conservar as populações locais, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar. Áreas de atração populacional: são as áreas atraem as populações de outras áreas.
    As principais causas da migração estão relacionadas a fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais.
  • Fatores econômicos: busca de oportunidades de trabalho.
  • Fatores sociais: busca de melhores condições de vida.
  • Fatores culturais: busca de identificação cultural.
  • Fatores ambientais: busca por locais em que não haja problemas ambientais.
    A migração voluntária, como a migração forçada, são fenômenos que tanto têm impactos econômicos, como sociais, culturais e políticos. O fenômeno da migração precisa de ser analisado tomando em conta o contexto histórico, social, econômico, cultural e político
  1. De acordo com o texto, responda os itens a seguir em seu caderno:

a) O que você entende por deslocamento populacional?

b) Cite 3 tipos de migração e fale sobre cada uma.

c) Por que ocorrem os movimentos migratórios?

1. Leia o texto novamente e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falsa:

(  ) Nomadismo se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo etc.

(   ) A migração acontece para as pessoas conhecerem novos lugares para se divertir.

(   ) A busca por vagas de empregos e melhores atendimentos na saúde, educação é um dos fatores relacionados ao êxodo rural.

(   ) A migração pode acontecer somente dentro do país.

(   )Êxodo rural, que significa o deslocamento populacional do campo para a cidade.

3. Encontre no quadro, palavras que motivam a migração

Moradia – Segurança – Filhos – Emprego – Saúde – Estudo

http://Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5406/migracoes-areas-de-atracao-populacional/novaescolaemcasa. Acesso em 12 de mar. de 2021.

4. Observe a figura a seguir

a) Qual é o estado brasileiro representado neste mapa?

b) Faça uma pesquisa e descubra em qual a região do Brasil se localiza o estado de Goiás.

c) O que você conhece sobre esse estado?

5. Leia a letra do Hino de Goiás.

Santuário da Serra Dourada
Natureza dormindo no cio
Anhanguera, malícia e magia,
Bota fogo nas águas do rio.

Vermelho, de ouro assustado,
Foge o índio na sua canoa.
Anhanguera bateia o tempo:
– Levanta, arraial Vila Boa!

Terra Querida
Fruto da vida,
Recanto da Paz.
Cantemos aos céus,
Regência de Deus,
Louvor, louvor a Goiás!

A cortina se abre nos olhos,
Outro tempo agora nos traz.
É Goiânia, sonho e esperança,
É Brasília pulsando em Goiás!

O cerrado, os campos e as matas,
A indústria, gado, cereais.
Nossos jovens tecendo o futuro,
Poesia maior de Goiás! A colheita nas mãos operárias,
Benze a terra, minérios e mais:
– O Araguaia dentro dos olhos,
eu me perco de amor por Goiás!

Após a leitura do texto, faça algumas pesquisas e responda:

a) Qual é a atual capital do estado? E qual foi a primeira capital?

b) Quais estados fazem divisa com Goiás?

c) Quais são as origens do povo goiano?

d) Quais os movimentos migratórios mais presentes no estado de Goiás?

e) Como podemos definir a cultura do povo goiano? Ela sofreu influência de algum outro local?