ATIVIDADE 6 – TEMA: PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO MENTAL OU ESCRITO – 3º ANO – PARTE I - 31/03/2021
Olá!!! Preste bastante atenção nas explicações.
Estratégias de cálculo não convencionais
A professora Rita escreveu duas contas no quadro e pediu que os estudantes resolvessem utilizando uma estratégia não convencional.
Breno utilizou procedimentos de arredondamento para resolver o primeiro cálculo.
No primeiro cálculo ele arredondou os valores para a centena mais próxima e efetuou a subtração dos valores:
487 está mais próximo de 500 (faltam 13)
176 está mais próximo de 200 (faltam 24)
487 + 176 =
500 + 200 =
700
Depois ele descontou no resultado, a soma entre os valores adicionados no minuendo e no subtraendo:
13 + 24 = 37
700 – 37 =
(700 – 30) – 7 =
670 – 7 = 663
No segundo cálculo Júlia decompôs o subtraendo e em seguida subtraiu cada valor do minuendo:
639 – 227 =
Decompondo o subtraendo:
(639 – 200) – 20 – 7 =
(439 – 20) – 7 =
419 – 7 = 412
A professora Rita ensinou no quadro uma outra estratégia de arredondamento em uma subtração de dois algarismos. Observe.
Em seguida ela ensinou um procedimento para adição de dois números com três algarismos utilizando a decomposição e a associação das centenas, dezenas e unidades.
Agora é com você! Resolva as seguintes situações problema utilizando a estratégia de cálculo que achar mais conveniente. Você também pode utilizar desenhos e esquemas próprios em seus cálculos. Bons estudos!
1. Para a páscoa deste ano letivo, uma escola entregará um kit surpresa com chocolates para todos os estudantes. No período matutino, estudam 386 estudantes e no vespertino 278. Quantos kits de páscoa a escola deverá confeccionar para brindar todos os estudantes?
2. Pedro e Ana são primos e compartilham a paixão pelo aquarismo. Pedro possuía 26 peixes em seu aquário e Ana 18. No dia das crianças os dois ganharam de sua avó materna 12 peixes cada um. Quantos peixes eles possuem agora?
3. Nas turmas de 3° ano de uma escola há 328 estudantes. Até o final do mês de julho 126 desses estudantes fizeram aniversário. Quantos estudantes aniversariam após o mês de julho?
4. Ganhei um pacote com 25 bombons. Comi 18. Quantos bombons ainda tem no pacote?
5. No gráfico abaixo está representada a quantidade de meninos e meninas das turmas de 3° ano da escola “Grandes Aprendizes”.
Nesta escola quantos meninos há a menos que meninas?
Represente a estratégia que utilizou para chegar ao resultado.
Por hoje já terminamos.
CONTINUAREMOS A NOSSA ATIVIDADE NA PRÓXIMA AULA.
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.