Portal NetEscola

ATIVIDADE 6 – TEMA: ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO MENTAL – 4º ANO – PARTE I - 31/03/2021

Olá! Vamos iniciar mais uma atividade.

Disponível em https://giphy.com/gifs/work-tired-mondays-QXJAPsp0Q35qlOqMUyAcesso dia 30 de mar. de 2021

 Estratégias de cálculo não convencionais

A professora de Jonas escreveu duas contas no quadro e pediu que ele resolvesse utilizando uma estratégia não convencional.

Jonas utilizou procedimentos de arredondamento para resolver os cálculos.

No primeiro cálculo ele arredondou os valores para a centena mais próxima e efetuou a subtração dos valores:

687 está mais próximo de 700 (faltam 13)

295 está mais próximo de 300 (faltam 5)

687 – 295 =

700 – 300 = 400

Depois ele descontou no resultado, a diferença entre os valores adicionados no minuendo e no subtraendo:

13 – 5 = 8

400 – 8 = 392

No segundo cálculo ele arredondou as dezenas de cada parcela e efetuou a soma dos valores:

78 foi arredondado para 80 (faltam 2)

13 foi arredondado para 20 (faltam 7)

3 278 + 1 513 =

3 280 + 1 520 = 4 800

Após, descontou no resultado, a quantidade acrescentada nas parcelas:

2 + 7 = 9

4 800 – 9 = 4 791

Observe agora a estratégia utilizada por Beatriz, colega de Jonas, para calcular a seguinte   multiplicação:

Na multiplicação a seguir, utilizaremos a estratégia de transformar um dos fatores em um múltiplo de 10.

  Na seguinte divisão, vamos usar o procedimento de decomposição do dividendo em fatores.

Propriedades da Adição de números naturais

Propriedade comutativa da adição

Essa propriedade garante que é possível realizar a adição das parcelas, independentemente da ordem delas. Veja:

Observe a adição entre números 3 e 4.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/operacao-da-adicao-e-suas-propriedades.htm Acesso em: 15 de mar. de 2021.

3 + 4 = 4 + 3 = 7

Propriedade associativa da adição

A propriedade associativa nos permite calcular uma soma independentemente da ordem em que sejam feitas as adições. Veja:

6 + 3 + 7

(6 + 3) + 7

9 + 7

16

Trocando a ordem:

6 + (3 + 7)

6 + 10

16

Portanto, temos que (6 + 3) + 7 = 6 + (3 + 7) = 16.

Propriedade do elemento neutro da adição

Assim como as demais operações, a adição possui seu elemento neutro, ou seja, existe um número que, quando adicionado como outro qualquer, o resultado é igual a esse número qualquer. Na adição, o elemento neutro é o número zero, portanto, qualquer número operado (adicionado) com zero terá como resultado o próprio número.

7 + 0 = 0 + 7 = 7

56 + 0 = 0 + 56 = 56

0 + 3 = 3 + 0 = 3

Propriedade do fechamento da adição

A propriedade de fechamento diz que a soma de dois números naturais sempre é um   número natural.

Propriedades da Multiplicação de números naturais

Propriedade Comutativa da multiplicação

A definição da propriedade comutativa consiste na ideia de que a ordem dos fatores de uma multiplicação não altera o produto, ou seja, não altera o resultado.

4 x 2 = 8

2 x 4 = 8

Propriedade Associativa da multiplicação

Essa segunda propriedade diz que a associação de fatores não altera o produto. Podemos ver o que isso representa a seguir:

Temos a multiplicação 2 x 4 x 3, que pode ser representada das seguintes maneiras:

2 x 4 x 3 = 8 x 3 = 24

2 x 4 x 3 = 2 x 12 = 24

Uma vez que o resultado é 24, poderemos associar a multiplicação do primeiro fator ao segundo e depois ao terceiro, ou também o segundo ao terceiro e por fim os multiplicar pelo primeiro sem que isso altere o produto final.

Propriedade Distributiva da multiplicação

Sendo um dos fatores uma soma ou subtração dentro de um parênteses multiplicado por outro fator fora do parênteses, esse número externo deverá ser multiplicado por cada valor dentro separadamente. Veja:

5 x (3 + 7) = 5 x 3 + 5 x 7 = 15 + 35 = 50

2 x (9 – 4) = 2 x 9 – 2 x 4 = 18 – 8 = 10

Propriedade do elemento neutro da multiplicação

Nessa propriedade, o elemento neutro é o número 1. E qualquer número que seja multiplicado por 1 resultará nele mesmo.

5 x 1 = 5

1000 x 1 = 1000

Propriedade do fechamento da multiplicação

A propriedade de fechamento determina que o produto de dois números naturais ainda é um número natural.

Agora é com você! Realize as atividades.

Disponível em https://www.rubic.com.br/Acesso dia 30 de mar. de 2021

1. Utilize os mesmos procedimentos de arredondamento que Jonas usou para resolver os cálculos a seguir.

a) 786 – 193 =

b) 4 645 + 2 312 =

2. Resolva o problema a seguir utilizando a mesma estratégia de Beatriz.

Fernanda tem uma plantação de maçãs no seu sítio. Ontem ela colheu maçãs e as organizou em 23 pacotes. Se em cada pacote Fernanda colocou 4 maçãs e não sobrou nenhuma, quantas maçãs ela colheu no total?

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/733312751809806717/ Acesso em: 16 de mar. de 2021.

3. Resolva a situação problema seguinte utilizando a estratégia de transformar um dos fatores em um múltiplo de 10.

Em um estacionamento há 25 fileiras com 5 vagas em cada. Qual o total de vagas deste estacionamento?

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-premium/vista-de-cima-de-um-estacionamento-da-cidade-com-um-conjunto-de-carros-diferentes_3351167.htm Acesso em: 16 de mar. de 2021.

4. Considere a situação problema a seguir:

A professora Vanda quer dividir os 36 alunos do 4° ano em grupos com 4 alunos cada. Quantos grupos poderão ser formados?

Resolva esta situação problema utilizando o procedimento de decomposição do dividendo em fatores.

Disponível em https://ar.pinterest.com/pin/605312006156920416/Acesso dia 30 de mar. de 2021

5. Considere as seguintes propriedades da adição.

I – 6 + 3 + 7 = 9 +7 = 6 + 10 = 16

II – A soma de dois números naturais é sempre um número natural

III – 5 + 0 = 0 + 5 = 5

IV – 8 + 3 = 3 + 8 = 11

Disponível em https://www.cleanpng.com/png-survey-methodology-questionnaire-computer-icons-cl-612118/Acesso dia 30 de mar. de 2021

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação destas propriedades.

(A) I – Comutativa, II – Fechamento, III – Elemento neutro e IV – Associativa.

(B) I – Associativa, II – Fechamento, III – Elemento neutro e IV – Comutativa.

(C) I – Associativa, II – Elemento neutro, III – Fechamento e IV – Comutativa.

(D) I – Associativa, II – Fechamento, III – Comutativa e IV – Elemento neutro.

CONTINUAREMOS A NOSSA ATIVIDADE NA PRÓXIMA AULA.

Disponível em https://sites.google.com/site/mundoencantadodadudabb/gifs-escolaAcesso dia 30 de mar. de 2021

QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.