ATIVIDADE 6 – NÚMEROS RACIONAIS – 5º ANO – PARTE I - 31/03/2021

Disponível em https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/ola-28.gifAcesso dia 31 de mar. de 2021

Venham!!! Vamos realizar as atividades!

Números Racionais.

Um número é reconhecido como racional, quando o mesmo pode ser escrito em forma de fração. Os racionais mais notáveis no nosso cotidiano são os números com vírgula (números decimais) e as frações. É importante lembrar que toda fração pode ser representada na forma decimal e todo número decimal exato pode ser representado na forma de fração.

Vejamos alguns números racionais escrito das duas formas:

O número 0,5 é chamado de decimal exato, pois contém um número finito de casas decimais (casas depois da vírgula) e pode ser representado da seguinte maneira

Perceba que escrevemos o número 0,5 como uma fração, cujo denominador é 10, pois temos apenas uma casa depois da vírgula.

Perceba também, nos exemplos, que escrevemos o número 0,23 como uma fração, cujo denominador é 100, pois temos duas casas depois da vírgula.

Como podemos escrever, em forma de fração, o número 2,5? Seguindo o mesmo raciocínio que utilizamos no 0,5 temos que a fração é

Precisamos também entender o processo contrário, ou seja, de transformar a fração em número decimal. Para isso, basta dividir o numerador pelo denominador. Veja o exemplo:

É muito importante também, perceber que os números racionais na forma decimal, são mais simples de se comparar e ordenar. Vejamos o exemplo:

A forma decimal de uma fração também torna mais simples o processo de identificar a posição do número na reta numerada.

ATIVIDADES

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1. A representação decimal da fração 1/5 é igual a

A) (    ) 0,2  

B) (    ) 0,5

C) (    ) 1,5

D) (    ) 3,2

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2. A representação fracionária do número decimal 0,6 é igual a

3. Observe o ponto M localizado na reta numerada a seguir:

O número decimal correspondente ao ponto M é

A) (    ) 0,2.

B) (    ) 0,4.

C) (    ) 0,6.

D) (    ) 0,8

4. Observe o ponto N localizado na reta numerada a seguir:

A fração correspondente ao ponto M é

5. Escreva os números a seguir na forma de fração, cujo denominador é uma potência de 10. Em seguida simplifique, se for possível.

a) 0,2 = _____________

b) 0,8 = ____________

c) 1,5 =_____________

d) 2,5 = ___________

Continuaremos nossa atividade na próxima aula.

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