ATIVIDADE 6 – NÚMEROS RACIONAIS – 5º ANO – PARTE I - 31/03/2021
Venham!!! Vamos realizar as atividades!
Números Racionais.
Um número é reconhecido como racional, quando o mesmo pode ser escrito em forma de fração. Os racionais mais notáveis no nosso cotidiano são os números com vírgula (números decimais) e as frações. É importante lembrar que toda fração pode ser representada na forma decimal e todo número decimal exato pode ser representado na forma de fração.
Vejamos alguns números racionais escrito das duas formas:
O número 0,5 é chamado de decimal exato, pois contém um número finito de casas decimais (casas depois da vírgula) e pode ser representado da seguinte maneira
Perceba que escrevemos o número 0,5 como uma fração, cujo denominador é 10, pois temos apenas uma casa depois da vírgula.
Perceba também, nos exemplos, que escrevemos o número 0,23 como uma fração, cujo denominador é 100, pois temos duas casas depois da vírgula.
Como podemos escrever, em forma de fração, o número 2,5? Seguindo o mesmo raciocínio que utilizamos no 0,5 temos que a fração é
Precisamos também entender o processo contrário, ou seja, de transformar a fração em número decimal. Para isso, basta dividir o numerador pelo denominador. Veja o exemplo:
É muito importante também, perceber que os números racionais na forma decimal, são mais simples de se comparar e ordenar. Vejamos o exemplo:
A forma decimal de uma fração também torna mais simples o processo de identificar a posição do número na reta numerada.
ATIVIDADES
1. A representação decimal da fração 1/5 é igual a
A) ( ) 0,2
B) ( ) 0,5
C) ( ) 1,5
D) ( ) 3,2
2. A representação fracionária do número decimal 0,6 é igual a
3. Observe o ponto M localizado na reta numerada a seguir:
O número decimal correspondente ao ponto M é
A) ( ) 0,2.
B) ( ) 0,4.
C) ( ) 0,6.
D) ( ) 0,8
4. Observe o ponto N localizado na reta numerada a seguir:
A fração correspondente ao ponto M é
5. Escreva os números a seguir na forma de fração, cujo denominador é uma potência de 10. Em seguida simplifique, se for possível.
a) 0,2 = _____________
b) 0,8 = ____________
c) 1,5 =_____________
d) 2,5 = ___________
Continuaremos nossa atividade na próxima aula.
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.