Portal NetEscola

ATIVIDADE 6 – TEMA: CANTIGAS E PARLENDAS – 2º ANO – PARTE II - 14/04/2021

Disponível em http://gifesfofos.blogspot.com/2013/07/gifs-de-oi.html#comment-form. Acesso dia 16 de mar. de 2021.

ESTAMOS DE VOLTA PARA CONTINUAR AS ATIVIDADES.

6. OLHA QUE CONFUSÃO ESTÁ A PARLENDA. EM SEU CADERNO, ARRUME-A CORRETAMENTE.

Disponível em https://ensfundamental1.wordpress.com/parlendas/.Adaptado. Acessado dia 10 de mar. de 2021.

OBSERVE O QUE NOS DIZ O PEQUENO CURUMIM.

Disponível em https://meu-paraiso-das-gifs.blogspot.com/2015/11/lindos-desenhos-de-indios-em-png.html.Acessado em 10 de mar. de 2021

7. QUE SÍLABA DA 1ª PALAVRA PODERIA PREENCHER O ESPAÇO EM BRANCO NAS OUTRAS PALAVRAS? PREENCHA OS ESPAÇOS E ESCREVA EM SEU CADERNO A NOVA PALAVRA QUE FOI FORMADA.

Disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4486/alterando-silabas-para-criar-novas-palavras. Acessado dia 10 de mar. de 2021.

OBSERVE AS FRASES ABAIXO

PALAVRAS SINÔNIMAS: SÃO PALAVRAS QUE POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO OU SIGNIFICADO PARECIDO.

ALEGRE E FELIZ SÃO PALAVRAS SINÔNIMAS – TÊM O MESMO SIGNIFICADO.

PALAVRAS ANTÔNIMAS: SÃO PALAVRAS QUE TÊM SIGNIFICADOS CONTRÁRIOS.

ALEGRE E TRISTE SÃO PALAVRAS ANTÔNIMAS – TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES.                      

OBSERVE O DESENHO DOS ANIMAIS. A GIRAFA É GRANDE E O CACHORRO É PEQUENO. GRANDE E PEQUENO SÃO PALAVRAS ANTÔNIMAS.

Disponível em https://www.mundinhodacrianca.net/2011/09/texto-sobre-sinonimos-e-antonimos.html. Acessado dia 10 de mar. de 2021.

8. AGORA QUE JÁ SABE O QUE SÃO SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS, ENCONTRE OS ANTÔNIMOS DAS PALAVRAS DO QUADRO, NUMERANDO-OS DE ACORDO COM A LEGENDA.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZYvfadA4SuhfApuftWJ3Ahaxbjepr7ynbNKNw5xhdnngDHx4E4kDqTXUh8Ny/atividade-1-identificando-sinonimos-e-antonimos-lpo2-11ats01.pdf. Acesso dia 10 de mar. de 2021

MUITAS VEZES CONFUNDIMOS COMO SE ESCREVE PALAVRAS COM AS LETRAS P/B, F/V, T/D, PORQUE O SOM DESSAS CONSOANTES SÃO MUITOS SEMELHANTES. POR EXEMPLO: FACA COM VACA.

9. LEIA OS TRAVA-LÍNGUAS, CIRCULE AS PALAVRAS QUE AS LETRAS FORAM TROCADAS E DEPOIS ESCREVA AS FRASES, EM SEU CADERNO, FAZENDO A CORREÇÃO.

A) VAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOVOCA FEIA. (F/V)

B) TRAZEI TRÊS PRADOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISDES COMEREM. (T/D)

C) PEDRO BREGOU UM PREGO NA PORDA PRETA. (P/B)

D) UMA DRINCA DE TRANCAS DRANCOU TANCREDO. (T/D)

Disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3812/palavras-com-correspondencias-regulares-diretas. Acesso dia 11 de março de 2021.

OS SUBSTANTIVOS (QUE SÃO AS PALAVRAS QUE DÃO NOMES ÀS COISAS, AOS SERES, AOS SENTIMENTOS…) VARIAM EM GRAU AUMENTATIVO E GRAU DIMINUTIVO.

O DIMINUTIVO COSTUMA SER FEITO COM O USO DOS INHO (MASCULINO) E INHA (FEMININO).

O AUMENTATIVO É MAIS COMUM O USO DOS ÃO (MASCULINO) E ONA (FEMININO).

Disponível em: https://www.liveworksheets.com/uz1310505tz. Acesso em: 10 de mar de 2021.

10. LEIA O TEXTO A SEGUIR.

Disponível em: https://www.lipitipi.org/2011/07/atividade-aumentativo-diminutivo.html. Acesso em: 15 de mar de 2021.

A) CIRCULE NO VERSO AS PALAVRAS QUE APARECEM NO DIMINUTIVO.

B)  ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CIRCULOU PASSANDO PARA O AUMENTATIVO.

C) RETIRE DO VERSO UMA PALAVRA COM 5 LETRAS E 2 VOGAIS.

D) RETIRE DO VERSO UMA PALAVRA COM 3 SÍLABAS.

ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!

https://giphy.com/stickers/turmadamonica-turma-da-monica-y-sus-amigos-and-friends-ZciLiUWN95OtZ7qrtB.Acesso dia 09 de abr. de 2021